sábado, 20 de setembro de 2014

Texto: Quando Satanás Foi Criado? (Jack Cottrell)

Quando Satanás Foi Criado? Jack Cottrell 

 PERGUNTA: Quando você acha que Satanás foi criado? Alguns dizem que, visto que Deus criou TODAS as coisas dentro dos seis dias da criação descritos em Gênesis 1, isto significa que todos os seres angélicos devem ter sido criados dentro deste período de tempo, provavelmente no sexto dia. Existe alguma base para essa ideia?

RESPOSTA: A resposta, é claro, depende de quem Satanás, os demônios e os seres angélicos em geral são. Quanto à sua identidade, o primeiro ponto a destacar é que Satanás é realmente um ser criado, não uma força maligna eternamente existente que tem uma espécie de quase-igualdade com Deus. Ele não compartilha dos atributos divinos de Deus, como infinidade, onipotência, onipresença e onisciência (incluindo o pré-conhecimento do futuro).

 O segundo ponto é que ele é parte da criação (espiritual) invisível mencionada em Colossenses 1:16, que compreende todos os seres angélicos. Assim, ele compartilha dos mesmos atributos que se aplicam a todos os seres angélicos, a saber, ele é finito (assim como todas as coisas criadas); ele é espiritual na sua essência e, portanto, invisível aos olhos humanos; ele é um ser pessoal, feito à imagem de Deus; ele possui poder sobrenatural; e ele é imortal, ou seja, designado por Deus para existir para sempre, uma vez que ele foi criado.

 

O terceiro ponto é que Satanás é parte do grupo de anjos que pecaram (2 Pedro 2:4), e é na realidade o líder desses espíritos rebeldes. Sua contenda com o arcanjo Miguel em Judas 9, e sua posição como líder da força demoníaca que se opôs a Miguel em Apocalipse 12:7, sugere que antes de sua queda ele também era um arcanjo (anjo chefe, um anjo da mais alta hierarquia).

 Agora podemos voltar à questão, quando Satanás foi criado? É importante ver que ele não foi criado COMO SATANÁS, mas como um anjo bom, um anjo da mais alta hierarquia. Deus não cria seres malignos. Ele cria seres com livre-arbítrio (assim como a raça humana) que podem usar seu livre-arbítrio para fazer coisas más, mas tudo o que Ele cria é bom quando criado. Isto se aplica aos anjos, até mesmo aos anjos que usaram o seu livre-arbítrio para cometer pecado. Isso inclui o diabo. Assim, ele SE TORNOU Satanás depois que foi criado.

 Quando, então, as hostes angélicas como tais foram criadas? O fato é que não há dados bíblicos claros que possam nos ajudar a responder a esta questão. Podemos no máximo especular. Uma coisa que sabemos é que não há nenhuma razão bíblica para pensar que elas tinham que ser criadas durante os seis dias da criação em Gênesis 1. A razão é que Gênesis 1 está descrevendo a origem do universo VISÍVEL apenas (ver novamente Colossenses 1:16). Gênesis 1:1 especifica esta limitação dizendo: “No princípio, Deus criou os céus e a terra.” Esta frase, “os céus e a terra,” refere-se APENAS a este universo material. “Céus” não é o reino angélico ou espiritual; é o universo que rodeia a terra. SE o mundo angélico foi criado durante este período de tempo, a Bíblia é, em grande parte, silenciosa sobre a questão (Não obstante, veja o penúltimo parágrafo). Não há nenhuma razão para pensar que de alguma forma estes dois universos são tão inseparavelmente ligados que devem ter sido criados ao mesmo tempo.

 A pergunta mais tentadora é, quando aconteceu a QUEDA dos anjos? As únicas referências seguras de que dispomos para este evento são 2 Pedro 2:4 e Judas 6. Alguns também pensam que Isaías 14:12-17 e Ezequiel 28:12-19 referem-se à queda de Satanás, mas não podemos ter certeza disso. É possível que elas sejam referências sarcásticas ao perverso rei da Babilônia. Outros pensam que Lucas 10:18 e Apocalipse 12:7 e seguintes sejam referências à queda original de Satanás, mas é muito mais provável que essas passagens estejam aludindo à derrota pessoal do diabo e suas forças angélicas caídas (os demônios) durante o tempo do ministério terreno de Cristo. A importância do conflito entre Cristo e Satanás, e da decisiva derrota de Satanás para Cristo através de Sua morte e ressurreição, não pode ser subestimada.

 O marco mais seguro que temos, tanto para a criação quanto para a queda de Satanás, é Gênesis 3. Por causa do papel de Satanás na tentação de Eva, temos certeza de que ele já havia sido criado e caído no mal antes deste tempo. Em minha opinião, ambas as coisas já haviam acontecido antes mesmo de Gênesis 1:1, antes que este mundo foi criado. A Escritura testifica que o diabo tem sido homicida e pecador “desde o princípio” (João 8:44; 1 João 3:8). Eu tomo isto como sendo o início do universo. Ou seja, mesmo quando este universo veio à existência, o diabo já era homicida e pecador.

Ainda que não possamos ter certeza do passado de Satanás, é muito mais importante sabermos do seu futuro. Sabemos que ele e seus asseclas já foram derrotados por Jesus Cristo na carne (Hebreus 2:14; Apocalipse 12:7 e seguintes; 20:1-3), e que sua condenação e danação final são certas (Mateus 25:41; 2 Pedro 2:4; Judas 6). Que Cristo, o Vitorioso, seja louvado!

 Fonte: http://jackcottrell.com/notes/when-was-satan-created/

http://www.arminianismo.com/index.php/categorias/diversos/artigos/81-jack-cottrell/924-jack-cottrell-quando-satanas-foi-criado#comment-17 

Tradução: Cloves Rocha dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário