sábado, 20 de setembro de 2014

Texto: O Gozo do Senhor - F. B. Meyer

O Gozo do Senhor

F. B. Meyer

Gozo abundante é a característica primeira de nossa vida cristã – gozo inefável e glorioso. Se a sua vida está com falta de gozo, a causa deve ser algum pecado. Procura, pois, a razão pela qual sua harpa está dependurada no salgueiro e o gozo desapareceu da sua vida. O Senhor Jesus disse: tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo permaneça em vós e o vosso gozo seja completo. Jo 15.11. Se o seu gozo não é completo, você não entrou ainda no coração da mensagem do Senhor sobre a videira e as varas.

Paulo disse: O fruto do Espírito é gozo. Gl 5.22. Ora, fruto é uma coisa natural; não há esforço em produzir fruto. Se o galho está devidamente ligado ao tronco, ele dá fruto; e se você estiver devidamente ligado ao Senhor, gozo será para você tão natural como o canto das aves canoras.

É a vida cristã, para você, uma coisa sombria e severa? Não há nela espontaneidade e largueza? Se assim é, há alguma coisa errada na sua vida interior, que está sufocando a fonte de gozo.

Há alguns anos atrás, um amigo meu visitou as ruínas do Fórum Romano. Enquanto ali estava, presenciou uma limpeza que se fazia no local, e eis que, em dado momento, quando se removiam entulhos e lixos, saltaram repentinamente as águas de uma fonte que ali estivera oculta por séculos. Pobre fonte! Anelante por expressar-se e derramar suas águas à luz do sol, mas obstruída por aquelas coisas que se haviam acumulado no correr dos anos!

Assim, se você é de fato nova criatura em Cristo, há no seu coração uma fonte de gozo que tem estado obstruída e sufocada.

Abre a sua Bíblia em 2Cr 29.27, e lê: E ao tempo em que começou o holocausto, começou também o canto do Senhor.

A palavra começou indica que havia cessado. Se você examinar o capítulo precedente verá que por dezesseis anos o canto do Senhor estivera ausente dos lábios dos levitas, e não se fizera ouvir nos átrios do templo. Aqueles recintos, nos quais, segundo a intenção de Davi, deveriam ressoar os louvores e adoração a Deus, estavam silenciosos. Neste aspecto, eles fazem lembrar o seu coração, pois o seu coração foi feito para música, e se esta cessou terá sido provavelmente pela mesma razão.

A Causa do Silêncio

O que acontecera durante aqueles dezesseis anos? Voltemo-nos para o capítulo 28.24, 25: E ajuntou Acaz os vasos da casa do Senhor, e fez em pedaços os vasos da casa de Deus, e fechou as portas da casa do Senhor, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim provocou a ira do Senhor, Deus de seus pais.

O rei Acaz se enfadara da adoração a Deus. Apagou então as luzes da casa do Senhor, fechou-lhe as portas, tomou-lhe as chaves, e dispersou os levitas. Nem Acaz, nem os sacerdotes, nem os levitas frequentavam o lugar santo.

Então veio uma mudança. Ezequias tornou-se rei, e no ano primeiro do seu reinado, no mês primeiro, abriu as portas da casa do Senhor, e as reparou. E trouxe os sacerdotes, e os levitas, e os ajuntou na praça oriental, e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora, e santificai a casa do Senhor, Deus de vossos pais, e tirai do santuário a imundícia. Versículos 3 e 4.

Tirai a imundícia, é isso que precisa ser feito. Este é o apelo do apóstolo Paulo: Purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito. 2Co 7.1.

Os sacerdotes e levitas reuniram-se ao chamado de Ezequias, e entraram dentro da casa do Senhor, para purificar, e tiraram para fora toda imundícia que acharam no templo do Senhor. v. 16.

E o que se seguiu a isto? Fizeram uma oferta pelo pecado, e assim o pecado foi purificado.

Apliquemos, agora, estas verdades em nossas vidas. Estão vocês, regenerados, prontos a reparar velhas questões? A deixar de lado certas coisas em seus próprios negócios, que sabem não estarem perfeitamente de acordo com os mandamentos de Cristo?

Se é assim, apertem as mãos daquele irmão, escrevam aquela carta, paguem aquela dívida, acabem com aquela fonte de irritação. Deixem que o amor de Deus seja derramado em sua alma, e então o gozo virá.

Voltemo-nos agora para o seu próprio coração. Há algum pecado secreto abrigado ali? Encara sua verdadeira condição. Muitas vezes somos como alguém que receia estar com os pulmões doentes, mas teme ser examinado pelo médico, não venha este, porventura, revelar-lhe sua verdadeira condição. Nós não faremos progresso algum enquanto não estivermos limpos. Você tem certeza de que nada há no seu coração que não gostaria que Cristo lhe apontasse? Antes que possa ter o melhor que Deus tem para você, precisa deixá-lo sondar a sua alma e mostrá-lo qual é a coisa impura que ali entrou anos atrás e tem sufocado desde então a sua vitalidade espiritual.

Começou o canto. Ezequias tinha preparado o altar. De um lado estavam os sacerdotes com todo o holocausto – que significava a inteira consagração de Cristo a Deus na sua morte, como também a inteira consagração dos crentes a Cristo em vida. Do outro lado estavam: o coro dos levitas, em vestiduras brancas, e outros levitas com címbalos, saltérios e harpas. A um determinado sinal, o holocausto foi depositado no altar. Eu não sei se Deus enviou fogo do céu, ou se foi trazido fogo sagrado que de nenhuma maneira tivesse sido conservado a arder por todos aqueles anos. Mas quando o fogo começou, as vozes dos coristas irromperam em cântico e novamente fez-se ouvir a música dos instrumentos. Quando começou o holocausto, o canto começou.

Portanto, rogo-vos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; e transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que saibais qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Quanto eu lutei contra a vontade de Deus! Achava que ela era dura, inexorável, terrível; mas quando um homem se entrega a ela, descobre que é boa, agradável e perfeita. A coisa que você odeia torna-se o seu gozo. E ao olhar para a face de Cristo e dizer: “Rabboni – Mestre”, brotará na tua alma o gozo da manhã da ressurreição. O Senhor o ajude a tirar para fora toda a imundícia e a se entregar a ele. E então, quer você tenha voz para cantar ou não, o canto do Senhor começará na sua alma!

Fonte: Revista Reavivamento, maio de 1956

Nenhum comentário:

Postar um comentário