segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Texto: Como Jonathan Edwards pregava para crianças?

Como Jonathan Edwards pregava para crianças?




Jonathan Edwards, provavelmente o teólogo mais profundo da história da igreja, mesmo quando pregava para crianças, não fazia disso algo superficial ou mesmo banal, como é lugar comum quando se faz isso.


Em 1740, Jonathan Edwards pregou um sermão dedicado exclusivamente às crianças da sua congregação, aqueles com até 14 anos de idade. Ele simplificou sua linguagem, mas é a mesma visão teologicamente rica da beleza de Deus. Na maior parte do sermão ele enumera razões pelas quais ascrianças devem amar Jesus e desfrutá-lo como o grande prazer de suas vidas. Aqui está a primeira:


“Não há amor tão grande e tão maravilhoso como o que está no coração de Cristo. Ele é aquele que se deleita em Sua própria misericórdia, ele está pronto para lamentar aqueles que estão em situações de sofrimento e tristeza, e que se delicia com a felicidade(como Deus a define) de suas criaturas.


O amor e a graça que Cristo manifestou excedem supremamente a tudo o que está neste mundo como o sol é mais brilhante do que uma vela. Os pais estão frequentemente cheios de bondade para com os filhos, mas isso não é bondade como ela se manifesta em Cristo Jesus. . . . Tudo o que é belo em Deus está nele, e tudo o que é ou pode ser lindo em qualquer homem está nele, porque ele é O homem, assim como Deus eterno e supremo, e ele é o mais santo, mais manso, mais humilde, e em todos os sentidos, o mais excelente homem que jamais existiu. Eis a base na qual vocês devem começar a desfrutar de sua beleza infinita, pois seus corações foram criados para desfrutá-lo...”


Jonathan Edwards (1703-1758) – “Children Ought to Love the Lord Jesus Christ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário