quinta-feira, 29 de maio de 2014

Video: Minha Esperança - My Hope - Tommy Coomes Band

Minha Esperança - My Hope - Tommy Coomes Band





My Hope - Minha Esperança

Minha Esperança está no Senhor
Desde agora e para sempre
Minha Esperança está no Senhor
Só no Senhor


Eu me entrego na presença do Senhor
O que conhece o começo e o fim
O vendaval diante dEle se acalmou
Ele morreu por nós
Por você e por mim


Minha Esperança está no Senhor
Desde agora e para sempre
Minha Esperança está no Senhor
Só no Senhor


Tua misericórdia vem no amanhecer
Para encontrar aquele que se arrependeu
Trás o perdão, liberta o coração
E quem nEle confiar
A paz encontrará

Minha Esperança está no Senhor
Desde agora e para sempre
Minha Esperança está no Senhor
Só no Senhor


Senhor,
Confio em Ti
Desde agora
E para sempre
Minha Esperança
Está no Senhor
Só no Senhor

Baner




quarta-feira, 28 de maio de 2014

Filme: Expulsos - A Inteligência não é Permitida - A teoria da evolução refutada

                                              RECOMENDADO por Dave Hunt!!! 
Documentário do jornalista Ben Stein sobre a censura imposta aos cientistas que ousam questionar a hipótese da Evolução das Espécies, entre outras coisas...O ateísmo...






terça-feira, 27 de maio de 2014

Texto: "Os Irmãos" (Como são chamados)

 "Não há nada que conte, senão Cristo somente!"
                                                                                                                                        
 (Andrew Miller)




Versículos Bíblicos para a Reflexão:

"O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.". (Provérbios 1:7, VRA, SBB).
"A Sabedoria clama em alta voz nas ruas, ergue a voz nas praças públicas; nas esquinas das ruas barulhentas ela clama, nas portas da cidade faz o seu discurso: (...) até quando desprezarão o conhecimento?". (Provérbios 1:20-22, NVI, SBI).
"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque é melhor a sua mercadoria do que artigos de prata, e maior o seu lucro que o ouro mais fino.". (Provérbios 3:13-14, ACF, SBTB).
"Porém Deus uniu vocês com Cristo Jesus e fez com que Cristo seja a nossa Sabedoria. E é por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.". (1ª Coríntios 1:30, NTLH, SBB).
Irmãos de Plymouth.

Livro: "Os Irmãos" (Como são chamados).

Páginas: 175.
Autor: Andrew Miller, 1810-1883.
Editora: Depósito de Literatura Cristã - DLC.
Brasil, Diadema: 2005.

Sumário:

  • Introdução. - 5.
  • A Reforma do século XIX. - 7.
  • A verdade profética. - 9.
  • O efeito da verdade acerca da Igreja. - 11.
  • 1º - "Os Irmãos". - 13.
  • A mão dirigente de Deus. - 15.
  • O primeiro panfleto dos Irmãos. - 18.
  • O efeito deste panfleto. - 24.
  • O primeiro salão público. - 27.
  • 2º - As reuniões de estudo. - 33.
  • Nossa recordação da primeira reunião de estudos da qual participamos. - 38.
  • Um estudo devotado da Palavra de Deus. - 41.
  • Os vários meios de se difundir a verdade. - 44.
  • 3º - A origem do título - "Os Irmãos de Plymouth". - 55.
  • O efeito da separação do mundo. - 57.
  • O espírito do clericalismo. - 58.
  • O caráter do sistema do Sr. Newton. - 61.
  • A divisão em Plymouth. - 65.
  • 4º - Detecção da falsa doutrina. - 69.
  • Bethesda e seus dirigentes. - 72.
  • "A Carta dos Dez". - 75.
  • A divisão. - 77.
  • Bethesda professa se purificar. - 81.
  • 5º - Divididos. - 83.
  • O testemunho. - 85.
  • Os resultados do testemunho. - 86.
  • A opinião de um escritor menos preconceituoso. - 87.
  • 6º - Trechos dos escritos dos Irmãos. - 91.
  • Pregação "dos Leigos". - 91.
  • Ordenação. - 94.
  • O ministério. - 100.
  • O sacerdócio levítico e o ministério do evangelho. - 100.
  • A fonte do ministério. - 101.
  • O perdão dos pecados. - 103.
  • A provisão da graça para a família da fé. - 109.
  • 7º - A posição cristã. - 115.
  • O testemunho da Palavra. - 117.
  • Os resultados da redenção. - 120.
  • A verdadeira base de paz. - 122.
  • A justificação da lei e a justiça de Deus. - 134.
  • 8º - A Igreja de Deus. - 141.
  • O funcionamento prático da Igreja. - 147.
  • Profecia. - 149.
  • As três esferas da glória de Cristo. - 152.
  • A vinda do Senhor e o arrebatamento dos santos. - 158.
  • 9º - O Milênio. - 165.
  • O estado passado e presente da igreja professa. - 167.
  • O grande trono branco. - 170.
  • Conclusão. - 173.


Conteúdo:


O livro "Os Irmãos" (Como são chamados) apresenta a história do Movimento Irmãos Unidos, também conhecido como Irmãos de PlymouthAssembleia dos Irmãos em Portugal, Casa de Oração no Brasil, ou simplesmente, Os Irmãos.

Nas primeiras páginas, são apontadas as tentativas de uma Reforma Radical durante o século XIX, que trouxe muitos temas bíblicos para os lares cristãos, como a escatologia com percepção Dispensacionalista, que surgiu dentre Os Irmãos; a definição de "Igreja"; e a certeza da Salvação para a Vida Eterna.

"Isto era algo totalmente novo para a cristandade daquele tempo - ouvir falar da Igreja como sendo o corpo de Cristo, habitado e governado pelo Espírito Santo, corpo esse do qual Ele é a Cabeça glorificada nos céus.

Seria difícil encontrar na teologia dos Pais e dos Escolásticos, dos Reformadores ou dos Puritanos, a doutrina da Igreja como a Noiva Eleita de Cristo, separada do mundo para esperar o Seu retorno do céu como a única esperança dela, e conhecendo a presença constante do Espírito Santo como a única fonte de poder e gozo dela." p. 7. Grifo nosso.

George Müller
George Müller.
(1805-1898)
O livro também mostra o rompimento do Movimento e o surgimento de dois grupos:Irmãos Fechados liderados por J.N. Darby e os Irmãos Abertos, influenciados porGeorge Müller. Dentre as diversas divergências, citamos a "Base da Unidade".Darby entendia que a "Base da Unidade" é o Nome de Jesus, ou seja, todo aquele que está reunido debaixo de outro nome (Denominacionalismo) fere a unidade da Igreja. Müller não era favorável ao Denominacionalismo, mas entendia que oSangue de Jesus caracterizava a unidade da Igreja, independentemente das denominações.

Obs: Posteriormente, Watchman Nee desenvolveria o tema "Base da Unidade"associando com o aspecto Local da Igreja.

Alguns ensinos são mostrados para o leitor perceber a seriedade do movimento e de seus líderes, embora passíveis de contestação por outros ramos do Cristianismo. Muitos trechos citados no livro são de autoria de John Nelson DarbyC.H. Mackintosh e William Kelly.

Parecer:

O livro, objeto de resenha, é muito bom para o seu propósito, ou seja, transmitir conhecimento histórico para os crentes, além de servir como reflexão acerca dos benefícios e malefícios do Denominacionalismo e doAdenominacionalismo, provocando pensamentos sobre a suposta necessidade dos governos eclesiásticos:EpiscopalPresbiterianoCongregacional e Representativo. O leitor também será conduzido ao desafio de vislumbrar a Igreja como Corpo encabeçado por Cristo através do Espírito Santo para a glória do Pai, aonde o governo eclesiástico não está atrelado ao formato, mas a sujeição da assembleia dos santos ao Espírito Santo e à Bíblia.

Andrew Fuller
Andrew Fuller.
(1754-1815)
O movimento surgiu dentro de um contexto social de frieza da igreja institucional na Europa do final do séc. XVIII e início do séc. XIX. O vigor Puritano foi sepultado pelas causas políticas no Reino Unido, então surgiu John Wesley energizando a Igreja com um espírito avivalista, e Andrew Fuller com William Carey iniciando as missões modernas, mas no final do séc. XVIII, o Denominacionalismo foi afetado pelo peso do Institucionalismo. Nessas circunstâncias, muitos viram no Adenominacionalismo a continuidade da Reforma Protestante e o resgate do vigor espiritual da Igreja.

Por oportuno, não esqueçamos que os líderes do Movimento Adenominacional - Irmãos Unidos e muitos representantes do Denominacionalismo, como Charles Spurgeon, foram usados por Deus, no séc. XIX, para resgatar o vigor dos crentesapresentar a certeza da salvaçãomostrar que a Igreja é o povo de Deusapontar que o templo é apenas um local de culto e reunião dos crentes, não possuindo quaisquer poderes em suas paredese combater o Iluminismo, o Relativismo e o Modernismo.

Nos nossos dias, o Denominacionalismo foi usurpado por muitos líderes que não possuem vocação pastoral, pelo contrário, retiram a lã das ovelhas. Doutro lado, o Adenominacionalismo, não é a garantia de sã doutrina, pois muitos impostores podem habitar em grupos livres. O critério de avaliação é a Bíblia!!!

Nós, cristãos autênticos pela filiação em Deus através de Cristo, somos convocados de dentro doDenominacionalismo e do Adenominacionalismo, para combatermos os males do nosso tempo, como oMaterialismo, o Consumismo, o Clientelismo, o Nominalismo, o Ecumenismo, o Sincretismo, que insistem em habitar nos meios cristãos. Além desses, o pior inimigo que deve ser derrotado é a Divisão, ou seja, a mutilação do Corpo de Cristo (Igreja), decorrente da cobiça de muitos que fundam ministériosconsequência da prevalência doEgoísmo e Coitadismoapego exacerbado às interpretações bíblicas de temas que não são pacíficos dentre os irmãos; além de outros inúmeros motivos que estão picando a expressão do Corpo de Cristo nesta Terra.

O Autor:


Andrew Miller foi um escocês Executivo Empresarial; Pregador Batista; Escritor; Historiador; Biblicista Dispensacionalista; Evangelista; e Líder Adenominacional do Movimento Irmãos Unidos.

Baner

Dave Hunt

Texto: Pérolas Diárias - 27de Maio/14





"Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido?" João 14.9
O conhecimento cada vez mais profundo do Senhor Jesus é de vital importância para cada filho de Deus. A Bíblia, quando fala desse conhecimento, não se refere a um conhecimento intelectual do Senhor Jesus, mas muito mais a um conhecimento espiritual. O conhecimento espiritual do Senhor Jesus é transformado em nós em rios de água viva. O fruto glorioso do conhecimento do Senhor Jesus Cristo é você se tornar semelhante à Sua morte: "...para o conhecer e o poder da sua ressurreição e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte." Uma palavra poderosa! Aquele que O conhece se torna disposto a se tornar semelhante à Sua morte, isto é, Sua morte na cruz. Mas isso significa o fim das obras e dos apetites da carne! A concordância com a cruz sempre foi a maior luta contra a vontade da carne! Você luta e se esforça, mas, assim mesmo, não reconhece o Senhor crucificado, e, como conseqüência, não reconhece o mistério da cruz, o triunfo de Jesus: "Está consumado!" A vitória sobre a carne pecaminosa foi ganha há muito tempo! Você só precisa estar disposto a se tornar semelhante a Jesus. Você deve concordar: "Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum", e depois continuar unido a Jesus na cruz!


segunda-feira, 26 de maio de 2014

Áudio:OuvindoNaLognPlay VENCEDORES POR CRISTO

Clique no link para ouvir:




 #OuvindoNaLognPlay VENCEDORES POR CRISTO via @lognplay

Texto: في البحث عن السلام

Queridos e amados de diferentes países , cumprimentos de Deus e de Jesus Cristo a todos !
A paz de Deus esteja com você e o amor de Jesus Cristo envolve você !
Esperamos que todos serão fortalecidos na fé que está no verdadeiro Deus que está no céu . Devemos nos esforçar para a paz mundial pode acontecer , as pessoas podem amar ao invés de violência e extremismo.
Que as palavras da Bíblia é o centro da sabedoria humana , para uma vida de paz entre as nações.
A Bíblia é um livro diário para cada pessoa , de modo que você pode meditar e caminhar na luz continuamente.
Uma vez que Jesus ensinou as multidões, subiu ao monte e começou a ensinar o povo, dizendo :
E, quando viu a multidão subiu a montanha , e você quer para se sentar, e se aproximou de seus discípulos, e ele começou a ensiná-los , dizendo :
Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra .
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles chamados filhos de Deus .
Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça , porque deles é o reino dos céus.
Bem-aventurados sois quando, por mim , tem de vos injuriarem , e vos perseguirem , e , mentindo, disserem todo mal contra vós .
Alegrai-vos e regozijai-vos , porque é grande o vosso galardão nos céus ; assim perseguiram os profetas que foram antes de vós .
Você é o sal da terra , mas se o sal se está a perder sabor, aroma e como restaurá-lo ? Pois nada senão para ser lançado fora , ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Você não pode esconder a cidade edificada sobre um monte ; eles nem se acende uma candeia para a colocar debaixo do alqueire, mas no velador , e dá luz ao farol para todos aqueles na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus . (Mateus 5,1-16 )


في البحث عن السلام 




العزيز و الحبيب أصدقاء من بلدان مختلفة، تحية من الله و المسيح يسوع للجميع!
سلام الله يكون معكم و محبة يسوع المسيح ينطوي لك!
ونأمل أن يتم تعزيز كل في الإيمان الذي هو في صحيح الله الذي هو في السماء . يجب أن نسعى لل سلام العالمي يمكن أن يحدث ؛ يمكن للناس أن الحب بدلا من العنف و التطرف.
ان كلمات الكتاب المقدس هي مركز الحكمة البشرية ، إلى حياة السلام بين الأمم.
الكتاب المقدس هو كتاب مذكرات لكل شخص بحيث يمكنك التأمل والسير في ضوء بشكل مستمر.
مرة واحدة يسوع يعلم الجموع ، صعد الجبل وبدأ في تعليم الناس قائلا :
و لما رأى الجموع صعد الجبل، و ترغب في الجلوس ، واقترب تلاميذه ؛ و بدأ التدريس لهم، قائلا :
طوبى لل مساكين بالروح ، لأن لهم ملكوت السموات .
طوبى للذين نحزن، لأنهم يتعزون .
طوبى للودعاء ، لأنهم يرثون الأرض .
طوبى للذين جياع و العطاش إلى البر ، لأنهم يشبعون.
طوبى للرحماء ل انهم يرحمون .
طوبى لل أنقياء القلب ، لأنهم يعاينون الله .
طوبى لصانعي السلام ، لأنهم يدعون أبناء الله.
طوبى للذين يتعرضون للاضطهاد بسبب البر ، لأن لهم ملكوت السموات .
طوبى لكم متى، من أجلي ، يجب يلعنون لك، و يضطهدونكم ، ويقولون زورا كل أنواع الشر ضدك.
نبتهج ونفرح ، لأن العظيم هو أجرك في السماء ؛ فإنهم هكذا طردوا الأنبياء الذين قبلكم .
أنتم ملح الأرض ؛ ولكن إذا خسر الملح يجري طعم ، وكيفية استعادته نكهة ؟ من أجل لا شيء سوى أن يلقي بها ، تداس بالأقدام من قبل الرجال.
انتم نور العالم . لا يمكنك إخفاء المدينة على تلة ؛ كما أنها لا سراجا و يضعونه تحت المكيال ، بل على المنارة ، و المنارة فيضيء ل جميع الذين في البيت.
لذلك دعونا نوركم قدام الناس ، لكي يروا أعمالكم الحسنة و يمجدوا أباكم الذي في السموات . (متى 5،1 حتي 16 )

domingo, 25 de maio de 2014

Filme: Os 10 Mandamentos e Moisés (Longa metragem/Desenho animado)

 
I M P E R D Ì V E L! Muito ungido este desenho! Bênção pura! 
 
Os 10 Mandamentos e Moisés
 
 





Baner

  
John Hyde, o apóstolo de oração.

 
JOHN HYDE: APÓSTOLO DE ORAÇÃO
 

POR Francis McGaw
No tabernáculo de Moises havia um lugar tão sagrado que de todos os milhares de Israel somente um único homem tinha permissão de entrar ali; e mesmo este homem só podia entrar durante um dia dos trezentos e sessenta e cinco dias do ano. Este lugar era o Santo dos Santos. O lugar onde John Hyde se encontrava com Deus era terra santa. As cenas da sua vida são por demais sagradas para serem vistas por olhos comuns. Mas chegando perto do quarto de oração de John Hyde podemos ouvir seus suspiros e gemidos, ver as lágrimas escorrendo por suas faces, e ver seu corpo, enfraquecido por dias sem alimentação e por noites sem sono, sendo sacudido por soluços enquanto suplica: “Ó Deus, dá-me almas senão eu morro!” Às vezes falamos da oração como privilegio. Outras vezes podemos falar dela como responsabilidade. Na vida de John Hyde a necessidade de oração e o privilégio de oração vieram juntos como uma coisa só. Ele sabia que o homem podia compartilhar da autoridade de Deus e liberar a obra de Deus nas vidas daqueles que precisam de salvação e libertação. Através da oração intercessória, o Sr. Hyde pôde abrir um caminho para Deus operar em convenções, igrejas e nas vidas de muitas pessoas. John Hyde explorou território novo no vasto ministério da oração. Creio que podemos afirmar com segurança que John Hyde foi um apóstolo da oração.
 
Postagem cont. de 21/05/14

 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Vídeo: Filme Bambus no Inverno

Bambus no Inverno

Pense na nossa negligência, no quanto somos dispersos, no quanto desvalorizamos o espaço que podemos oferecer ao Senhor em nossas vidas....
 
"Filme sobre os Cristãos perseguidos pelo Comunismo na China. Conheça a verdade sobre a perseguição aos Cristãos em países Comunistas. Veja como um regime ateísta e assassino combate a fé em Jesus Cristo".

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Texto: Livro JOHN HYDE: Apóstolo de oração - Revista Impacto

 
JOHN HYDE: Apóstolo de oração
 
[ / sexta-feira, 21 março 2014]
 
Disponibilizamos o PDF com o texto JOHN HYDE: Apóstolo de oração” que você pode ler e/ou fazer o download:
 


Áudio: Vislumbres da Trindade – Gino Iafrancesco Villegas


Vislumbres da Trindade – Gino Iafrancesco Villegas

Separe um tempo para ouvir e aprender mais sobre A Trindade com as ministrações da Conferência Impacto 2012, realizado no Centro de Eventos Vale da Águia, Sorocaba – SP, de 1 a 4 de Novembro de 2012.
[por / terça-feira, 07 janeiro 2014]
 
 

1 – A Trindade e a Origem do Mal – Download
2 – Essência, Natureza e Substância da Trindade – Download
3 – O que o Pai fala a respeito do Filho  - Download
4 – Testemunho da Divindade de Jesus - Download
5 – O Anjo do Senhor – Download 

Fonte:

Video: Filme - O Outro Lado do Céu

Que filme!! Que história linda!

"O Outro Lado do Céu"

John Groberg (Christopher Gorham) é um jovem missionário que, nos anos 50, embarca em uma longa viagem juntamente com os nativos da ilha Tongan, deixando para trás a noiva e sua família. Ao longo de sua viagem ele escreve cartas para sua noiva, relatando suas aventuras para sobreviver em uma terra desconhecida. Ao mesmo tempo Groberg conhece a cultura local e faz amigos nos 3 anos que passa longe de casa.







Vídeo: Filme - A Colheita

 
A Colheita

Filme vencedor dos prêmios Crown Award e Angel Award nos EUA. Altamente recomendado. Relata a experiência de um lar pressionado ao extremo e conta sobre a oração especial de um garoto. É uma parábola inspirada em fatos reais e repleta de verdades espirituais. Produzido nos EUA. Dublado em português.
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Vídeo: O Amor Jamais Acaba - Prisma Brasil [Legendado - HD]

Esta letra falará eternamente....Aleluia!!
 

Vídeo: Fernanda Lara - DVD MAGNIFICO DEUS (Completo)


Fernanda Lara - DVD MAGNIFICO DEUS (Completo)






Vídeo: "Eu tenho que orar" - Fernanda Lara / Cd Magnífico Deus

Música "Eu tenho que orar" 
Fernanda Lara
Cd Magnífico Deus

"E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão".
Mateus
21:22

"Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar."
Salmos 4:3

"Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei."
Isaías 65:24

Jesus disse:
"E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei."
João
14:13-14

Orem continuamente.
1 Tessalonicenses
5:17
 
 
 

Texto: Um Novo Espírito, e o Espírito de Deus - Andrew Murray


Um Novo Espírito, e o Espírito de Deus

(Andrew Murray)

 O Espírito de habitação foi, de fato, dado a cada filho de Deus.

 

 Deus revelou a Si mesmo em duas grandes alianças. Na velha temos o tempo da promessa e da preparação; na nova, o cumprimento e a posse. Em harmonia com a diferença entre as duas dispensações, há uma dupla obra do Espírito de Deus. No Antigo Testamento temos o Espírito de Deus vindo sobre as pessoas e trabalhando nelas em momentos e de maneiras especiais: operando de cima, de fora e de dentro. No Novo temos o Espírito Santo entrando nelas e habitando dentro delas: operando de dentro, de fora e por cima. Na anterior temos o Espírito de Deus como o Santo e Todo-Poderoso; na última temos o Espírito do Pai de Jesus Cristo.
 
A diferença entre as faces da dupla obra do Espírito Santo não deve ser vista como se, com o fechamento do Antigo Testamento, a antiga terminasse e, no Novo, não houvesse mais obras de preparação. De maneira nenhuma. Assim como houve no Antigo Testamento benditas antecipações da habitação do Espírito de Deus, também no Novo o duplo operar ainda continua. Devido à falta de conhecimento, fé ou fidelidade, o crente de hoje pode receber somente um pouco mais do que a medida do Antigo Testamento do operar do Espírito.
 
O Espírito de habitação foi, de fato, dado a cada filho de Deus, e ainda assim este pode experimentar apenas um pouco mais do que a primeira metade da promessa. Um novo espírito nos é dado na regeneração, mas podemos conhecer quase nada do Espírito de Deus como sendo uma pessoa viva que habita dentro de nós. A obra do Espírito de nos convencer do pecado e da justiça, em Sua direção ao arrependimento, fé e novidade de vida é a obra preparatória.
 
A glória distintiva da dispensação do Espírito é Sua divina habitação pessoal no coração do crente, onde Ele pode lhe revelar plenamente o Pai e o Filho. Somente quando os cristãos entenderem isso estarão aptos a clamar pela plena bênção preparada para eles em Cristo Jesus. Nas palavras de Ezequiel encontramos, surpreendentemente expressa em uma promessa, a dupla bênção concedida por Deus através de Seu Espírito. A primeira é: “... porei dentro de vós espírito novo...”; isto é, nosso próprio espírito será renovado e vivificado pelo Espírito de Deus. Quando isso estiver terminado, haverá a segunda bênção: “Porei dentro de vós o meu Espírito...” para habitar nesse novo espírito.
 
Deus deve residir em uma habitação. Ele teve que criar o corpo de Adão antes que pudesse soprar o Espírito de vida nele. Em Israel, o tabernáculo e o templo tiveram que ser terminados antes que Deus pudesse enchê-los. De maneira semelhante, um novo coração é dado e um novo espírito é posto dentro de nós como a condição indispensável para a habitação do próprio Espírito de Deus dentro de nós. Encontramos o mesmo contraste na oração de Davi; primeiro: “cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.”; e depois: “... nem me retires o teu Santo Espírito” (Sl 51:1-11). Veja o que está indicado nas palavras “o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3:6) Aí está o Espírito divino dando à luz o novo  espírito. Os dois são também distintos: “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16). O nosso espírito é o espírito renovado, regenerado. O Espírito de Deus habita em nosso espírito, ainda que distinto desse, mas testifica nele, com ele e através dele. A importância de reconhecer essa distinção pode ser facilmente percebida. Seremos, então, capazes de entender a verdadeira conexão entre regeneração e a habitação do Espírito. A primeira é a obra do Espírito Santo pela qual Ele nos convence do pecado, leva-nos ao arrependimento e à fé em Cristo, e concede-nos uma nova natureza. O crente torna-se um filho de Deus, um templo adequado para a habitação do Espírito. Onde a fé é exercida, a segunda metade da promessa será cumprida tão seguramente quanto a primeira. Entretanto, enquanto o crente olha somente para a regeneração e renovação trabalhados em seu espírito, não chegará à pretendida vida de alegria e força.
 
Mas quando ele aceita a promessa de Deus de que há algo mais que a nova natureza, que há o Espírito do Pai e do Filho para nele habitar, ali se abre uma maravilhosa perspectiva de santidade e bênção. Seu desejo será conhecer esse Espírito Santo, como Ele trabalha e o que Ele requer de nós, bem como saber como poderá experimentar Sua habitação e a plena revelação do Filho de Deus, já que esta é a obra que Ele deseja realizar.
 
Certamente, esta questão é frequentemente formulada: “Como são cumpridas essas duas partes da divina promessa? Simultânea ou sucessivamente?”. A resposta é muito simples: do lado de Deus a dupla dádiva é simultânea. Deus dá a Si mesmo e Tudo que Ele é. Assim foi no dia de Pentecostes: os três mil receberam um novo espírito pelo arrependimento e a fé; e no mesmo dia em que foram batizados receberam o Espírito de habitação como o selo de Deus sobre sua fé. Através da palavra dos discípulos, o Espírito realizou uma maravilhosa obra entre as multidões, mudando disposições, corações e espíritos. Quando, pelo poder desse novo Espírito que estava neles operando, creram e confessaram, receberam também o batismo do Espírito Santo.
 
Hoje, quando o Espírito de Deus move-Se poderosamente e a Igreja vive em Seu poder, os novos convertidos já podem receber, desde o início de sua vida cristã, o selo e habitação evidentes e conscientes do Espírito. Temos, todavia, indicações nas Escrituras de que pode haver circunstâncias, dependendo da unção do pregador ou da fé dos ouvintes, nas quais as duas metades da promessa não estão tão intimamente ligadas. Assim foi com os crentes em Samaria, convertidos após a pregação de Felipe (At 8.5-17), e também com os convertidos que Paulo encontrou em Éfeso (At 19:1-7). Nesses casos a experiência dos próprios apóstolos foi repetida. Eles foram reconhecidos como homens regenerados antes da morte de nosso Senhor (At 20.22), mas foi no Pentecostes que a outra promessa foi cumprida: “Todos ficaram cheios o Espírito Santo…” (At 2.4). O que foi visto neles – a graça do Espírito dividida em duas manifestações separadas – pode ocorrer ainda hoje. Quando nem na pregação da Palavra ou no testemunho dos crentes a verdade do Espírito de habitação é claramente proclamada, não devemos ficar admirados de que o Espírito seja somente conhecido e experimentado como o Espírito de regeneração, da nova vida. Sua presença e habitação permanecerão um mistério.
 
Mesmo quando o Espírito de Cristo em toda a Sua plenitude é derramado uma única vez como Espírito de habitação, Ele é recebido e apropriado somente na medida de fé alcançada pelo crente.
 
O Espírito primeiro opera de fora, sobre e dentro dos crentes em palavras e obras, antes que Ele habite neles e se torne sua possessão pessoal interna. Devemos fazer distinção entre o trabalhar e a habitação do Espírito. Geralmente se admite na igreja que o Espírito Santo não recebe o  reconhecimento que Lhe pertence como sendo igual ao Pai e ao Filho. Ele é, afinal, a pessoa divina unicamente através de quem o Pai e o Filho podem ser verdadeiramente possuídos e conhecidos. Nos tempos da Reforma, o evangelho de Cristo tinha que ser defendido do terrível equívoco que fez da justiça humana (boas obras) o terreno de sua própria aceitação. A salvação pela graça divina tinha de ser sustentada. Às épocas que se seguiram foi confiado o compromisso de edificar sobre esse fundamento e divulgar o que as riquezas da graça fariam pelo crente. A Igreja descansou alegremente naquilo que recebeu (salvação pela graça), mas o ensino daquilo que o Espírito Santo faz a cada crente através de Sua liderança, santificação e fortalecimento não teve o lugar que deveria ter em nossas doutrinas e vida. De fato, se revisarmos a história da Igreja, perceberemos que muitas verdades importantes, claramente reveladas nas Escrituras, foram desprezadas e esquecidas, mas apenas apreciadas por uns poucos cristãos isolados.
 
Oremos para que Deus, em Seu poder, conceda um poderoso operar do Espírito em Sua Igreja; para que cada filho de Deus possa provar que a dupla promessa está cumprida: “... porei dentro de vós espírito novo... porei dentro de vós o meu Espírito...”. Oremos para que retenhamos a maravilhosa bênção do Espírito de habitação até que todo nosso ser seja aberto à plena revelação do amor do Pai e da graça de Jesus Cristo.
 
Essas palavras repetidas de nosso texto: “dentro de vós; dentro de vós” estão entre as palavras-chave da nova aliança. A palavra traduzida como dentro não é uma preposição, mas a mesma que aparece aqui e em outras partes como “seu íntimo” e “pensamento íntimo” (Sl 5.9 e 49.11). “... porei o meu temor no seu coração, para que nunca se apartem de mim” (Jr 32.40). Deus criou o coração do homem para Sua habitação. O pecado entrou e o corrompeu. O Espírito de Deus empenhou-se em recuperar a posse. Na encarnação e expiação de Cristo a redenção foi obtida e o reino de Deus estabelecido. Jesus pôde dizer: “Porque o reino de Deus está dentro de vós” (Lc 17.21). É dentro que devemos procurar pelo cumprimento da nova aliança, a aliança não de ordenanças, mas de vida.
No poder de uma vida eterna, a lei e o temor de Deus devem ser estampados em nosso coração; o Espírito do próprio Cristo deve habitar dentro de nós como o poder de nossas vidas. Não somente no Calvário, na ressurreição ou no trono deve ser vista a glória de Cristo, o conquistador, mas em nosso coração. Dentro de nós deve estar a verdadeira manifestação da realidade e glória de Sua redenção. Dentro de nós, no íntimo de nosso ser, está o santuário oculto onde a arca da aliança é aspergida com o sangue. Ela contém a lei escrita num manuscrito eterno pelo Espírito de habitação, e onde, através do Espírito, o Pai e o Filho vêm agora habitar.

O Mensageiro das Boas Novas - Ano XVI - No 227  
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