segunda-feira, 28 de julho de 2014

Texto: Adoração que agrada a Deus

Adoração que agrada a Deus


Os antropólogos concluíram que as pessoas em todas as culturas, instintivamente, adoram alguma coisa. É um anseio natural, direcionado por Deus para cada fibra do nosso ser – uma necessidade inata de se conectar com Deus. A adoração é tão natural como comer ou respirar. Se falharmos em adorar a Deus, sempre encontraremos um substituto; mesmo que, no final das contas, sejamos nós mesmos.
"Sejamos agradecidos e adoremos a Deus do jeito que O agrada, com reverência e respeito." - Hb. 12:28               A razão que levou Deus a nos criar com esse desejo é porque Ele deseja adoradores! Jesus disse: "o Pai busca adoradores".Até agora temos visto que a adoração é trazer prazer a Deus, e há muitas maneiras de fazer isto: confiar, amar, obedecer, louvar, entregar-se, usar nossos talentos para Sua glória e desenvolver um relacionamento íntimo com Ele.                                                                                                           (...)
A adoração que agrada a Deus é contínua.
Adorar não é apenas cultuar na igreja; somos instruídos a “adorar a Deus continuamente”. E a “Adorar a Deus do nascer ao pôr do sol”. Na Bíblia vemos que as pessoas adoravam a Deus no trabalho, em casa, na batalha, na prisão e até mesmo na cama! A adoração deve ser a primeira atividade quando você abre os seus olhos pela manhã e quando você os fecha à noite. Davi disse: "Agradecerei ao senhor em todo o tempo. O seu louvor estará continuamente e minha boca".
Adoração não é uma parte de sua vida; é sua vida, e toda atividade pode ser transformada em ato de culto quando você faz isso em louvor, glória e para agradar a Deus. A Bíblia diz: "Seja o seu comer , beber ou qualquer outra coisa que venha a fazer, faça tudo isso para a glória de Deus". Martinho Lutero disse: "O fazendeiro pode ordenhar vacas para a glória de Deus."Como é possível fazer todas as coisas para glória de Deus? Por fazer tudo com se estivesse fazendo para Jesus e por ter uma conversa continua com Ele enquanto você está em ação! A Bíblia diz: "O que você tem de fazer, faça com todo o seu coração, como se fizesse para Deus e não para os homens."
Este é o segredo do estilo de vida de adoração; fazer todas as coisas para o Senhor. O trabalho se torna adoração quando você o dedica para Deus e executa com a certeza da Sua presença. A paráfrase da versão bíblica “The Message” para Romanos 12:1 diz: "Pegue tudo o que você faz normalmente no seu dia-a-dia – seu dormir, comer, ir para o trabalho, viver a vida – e os coloque diante de Deus como uma oferta."
Quando comecei a gostar de minha esposa, eu pensava nela constantemente: enquanto tomava café da manhã, indo para a escola, assistindo às aulas, na fila do supermercado, colocando combustível no carro – eu não conseguia parar de pensar nessa mulher! Freqüentemente falava comigo mesmo sobre ela, e pensava nas coisas dela que eu amava. Isso me ajudou a ficar próximo de Kay mesmo que estivéssemos morando a algumas centenas de quilômetros de distância e freqüentássemos diferentes faculdades. Por pensar constantemente nela, eu a amava, apesar da distância.O estilo de vida de adoração é exatamente estar apaixonado por Jesus. Dois livros clássicos podem ensinar você a fazer isso. O primeiro foi escrito no século 17, chama-se The Practice of the Presence of God de autoria de Irmão Lawrence, um humilde cozinheiro de um mosteiro francês. Irmão Lawrence era capaz de transformar, mesmo as coisas mais simples, as tarefas mais humildes, como preparar comida e lavar pratos, em atos de louvor e comunhão com Deus.
A chave para a amizade com Deus, ele diz, não é mudar o que você faz, mas mudar sua atitude diante do que você faz. O que você faz normalmente para você mesmo, comece a fazer para Deus, seja comer, tomar banho, trabalhar, relaxar, ou jogar fora o lixo!
Nos dias de hoje geralmente nos sentimos como se precisássemos fugir das nossas rotinas diárias para podermos adorar a Deus, mas isso acontece porque não aprendemos a prática de Sua presença conosco todo o tempo. Irmão Lawrence descobriu como isso facilitava sua adoração a Deus através das coisas simples que fazia, assim ele não precisava sair para fazer retiros especiais de adoração.
Este é o objetivo de Deus para nós. No Éden, adoração não era um acontecimento para se ir, mas uma atitude perpétua; Adão e Eva estavam em constante comunhão com Deus. Desde que Deus está conosco todo o tempo, nenhum outro lugar está tão próximo de Deus como o lugar onde você está neste exato momento. A Bíblia diz: "Ele dirige toda as coisas e está em todas as coisas e está em todo lugar."
Uma outra ótima idéia do Irmão Lawrence era orar continuamente com orações conversacionais curtas, durante o dia, em vez de usar tempo longo de orações complexas. Para manter o foco e evitar distrações do pensamento, ele sugere: "Não indico para você usar uma multiplicidade de palavras nas orações, na medida em que discursos longos dão margem para as distrações". Numa época em que há deficiência de atenção, uma sugestão de 450 anos não deixa de ser muito relevante.
Muitos cristãos usam "Breath Prayers" (Orações de um só fôlego) durante o dia. Você pode escolher uma sentença pequena, ou uma frase simples que possa ser repetida para Jesus num só fôlego, do tipo:
"Tu estás comigo."
"Eu recebo Tua graça."
"Estou dependendo de TI."
"Quero Te conhecer melhor."
"Pertenço a Ti, Jesus."
"Ajudá-me a confiar em Ti."
Você também pode usar uma frase curta das Escrituras:
"Para mim o viver é Cristo."
"Tu nunca me deixarás."
"Tu és o meu Deus."
Ore assim freqüentemente, tanto quanto possível, de modo que isso tome conta profundamente do seu coração. Mas observe que sua motivação deve ser de honrar a Deus e não querer controlá-Lo.
" Oh, Deus nós te glorificamos durante todo o dia e constantemente louvamos o teu nome."
Ore durante todo o tempo.O caminho mais rápido para a conexão com Deus durante o dia é parar e ficar em silêncio por alguns segundos. Pare o que está fazendo, olhe ao seu redor com atenção e escute em silêncio a voz de Deus. Silêncio honra a Deus e nos dá condições de ouvi-Lo falar aos nossos corações. Se você ama a Deus, você irá ouvi-Lo.Praticar a presença de Deus é uma habilidade, um hábito que você pode desenvolver. Assim como os músicos praticam as escalas diariamente, de modo a tocar as músicas com certa facilidade, você pode forçar sua mente a pensar em Deus durante momentos diferentes do seu dia. Você deve treinar sua mente para lembrar-se de Deus.Para isso, primeiro você precisa criar lembretes que regularmente dirijam seus pensamentos para a consciência de que Deus está com você naquele momento. Com o tempo, será mais natural pensar em Deus mais freqüentemente, falar com Ele sobre tudo e sentir Sua presença em toda parte.Outro livro clássico, escrito por Frank Laubach chama-se The Game With Minutes. Laubach, fundador do World Literacy Movement, começou a jogar consigo mesmo para ver a freqüência do quanto se lembrava de que Deus estava com ele durante o dia. Fez um alvo de pensar sobre a presença de Deus, no mínimo uma vez em cada meia hora e desenvolveu lembretes para ajudá-lo nisso.Ele foi progredindo até o ponto de pensar na presença de Deus em cada 15 minutos. Eventualmente, sua certeza da presença de Deus se tornou tão forte, que ele falava com Deus constantemente sobre cada pessoa que ele via e todas as circunstâncias que ele experimentava.Se isto parece impossível, lembre-se que o hábito se desenvolve com a prática. Como todos os relacionamentos, a amizade com Deus precisa de tempo. Você não pode fazer isso do dia para a noite. Comece por colocar lembretes visuais ao seu redor. Você pode colocar pedaços de papel dizendo: "Deus está comigo e por mim neste momento!"Os monges Beneditinos usam alarmes de relógios para lembrá-los de parar para suas orações.Se você tem um relógio com alarme ou um celular você pode fazer o mesmo. Se os Maometanos param para se ajoelhar e orar 5 vezes por dia, por que nós também não podemos? Algumas vezes você sentirá a presença de Deus, outras, não. Seu alvo não é sentir por um momento, mas sim uma certeza contínua da presença real do Deus que está sempre presente.Se você está buscando uma experiência da presença de Deus através dessas sensações, está na direção errada. Deus não pode ser controlado ou manipulado para seu prazer. Mas, é você que existe para agradar a Deus. Não louvamos a Deus para nos sentir bem, mas para fazer o bem.
"Depois de tudo isso, há uma só coisa para dizer: Tenha reverência por Deus e obedeça a seus mandamentos, pois esta é a razão para a qual fomos criados."

Nenhum comentário:

Postar um comentário