segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Texto: Livro Examinai as Escrituras - Charles Haddon Spurgeon




Livro: Examinai as EscriturasCharles Haddon Spurgeon
Publicação: O Estandarte de Cristo – http://oestandartedecristo.com/
Tradução: William Teixeira - Páginas: 25



Algumas citações deste Sermão

“Procure na Palavra de Deus e leia! Examinai as Escrituras, porque nelas cuidais vós ter a vida eterna e são elas que dão testemunho de Jesus Cristo!”

“Esta parece provável que se torne a idade de pregação, ao invés de a idade de oração. Agora vemos em todos os lugares grandes congregações assembleias em salões e abadias para ouvir a Palavra pregada. E é um mau sinal dos tempos que esses sermões agora não são somente defendidos pelos ortodoxos, mas, mesmo por aqueles a quem nós consideramos ser pelo menos um tanto heréticos da antiga fé da Igreja Protestante.”

“E qual é o melhor conselho que o ministro pode dar em tempos como estes? Para que livro deve ele encomendar seus ouvintes? Como ele deve mantê-los firmes? Onde está a âncora que ele deve dar-lhes para lançar nas rochas? Ou onde estão as rochas em que deve lançar sua âncora? Nosso texto é uma solução para essa questão. Estamos aqui equipados com uma grande resposta para a pergunta – ‘À lei e ao testemunho. Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles’”.

“[...] não devemos ser alimentados com doutrinas como fomos alimentados em nossa infância indefesa, com comida escolhida para nós. Afirmamos que devemos ter o direito de julgar se as coisas que temos recebido e ouvido são de acordo com este Livro Sagrado. E se descobrirmos que em nada a nossa formação tem sido errônea, não consideremos que estamos violando qualquer princípio de afeto se ousarmos vir diante de nossas famílias e participarmos de uma denominação que sustenta princípios muito diferentes daqueles que nossos pais haviam defendido!”

“Uma grande maioria de vocês conhece apenas muito pouco sobre o que é Evangelho. A noção geral das massas é que somos, cada um de nós, corretos – que, apesar de hoje eu possa contradizer alguém e outra pessoa possa me contradizer – ainda todos nós estamos certos! E embora seja traição ao senso comum acreditar em tal coisa, todavia isso é uma ideia comum!”

“o cristão que passou de sua meninice não se preocupa com a forma como o homem diz. É com coisa que é dita que ele se importa. Tudo o que ele pergunta é: ‘Será que ele fala a verdade?’ Ele só se apodera do essencial. Para ele, a palha não é nada e menos ainda o joio. Ele não se importa com a decoração da festa, nem como o requintado acabamento do prato. Ele só se preocupa com o que é alimento sólido para si mesmo”. 

“Não é o que eu digo, mas o que o meu Deus diz que é exigido que você receba! Ponho-me e coloco todos os meus Irmãos na peneira. Lança-nos cada um no fogo. Coloque-nos no cadinho da verdade. E o que não está de acordo com a Palavra de Deus deve ser consumido como escória!”

“Há outra classe de homens [...] Eles não acreditam em ninguém senão em si próprios e sem precisar sabê-lo, há toda razão para que eles odeiem o Papa, porque ‘dois de um ofício nunca concordam’, sendo eles papas, deles mesmos! Essas pessoas, se ouvem uma Verdade de Deus pregada, julgam não pela Bíblia, mas pelo que eles acham que a verdade de Deus deve ser!”

“As pessoas dizem: ‘Eu não gosto de tal Verdade.’ Isso não é refutação dela. A pergunta é – isto está na Bíblia? Porque, se ela está lá, gostemos ou não, é um fato e tudo o que ministro tem a fazer é comunicar os fatos que ele encontra lá.”

“O que todo Astrônomo faz é mapear [os astros] e dizer: ‘É assim que eles estão no céu’” Você deve, então, olhar para o céu e ver se isto é assim. Tudo o que tenho a fazer é dizer o que eu encontro na Bíblia. Se você não gosta disso, lembre-se, que não há refutação disso, nem eu me importo se você gosta disso ou não – a única coisa que [importa] é, isto está na Bíblia? Se ele estiver lá não vou parar para provar isso. Eu não vim aqui para provar uma doutrina. Se ela está na Bíblia, é verdade – é isto. Digo-o abertamente. Rejeite isto e você o faz para a sua própria condenação, pois você, você mesmo, acredita que a Bíblia é verdadeira e eu provo que isto estar lá e, portanto, deve ser verdade.”

“Gostaria de ter uma Bíblia feita para os dispositivos de seu próprio coração? Se fosse, seria uma coisa inútil! Você deseja ter um Evangelho de acordo com seus desejos? Nesse caso, com alguns de vocês isto seria um Evangelho que permitiria lascívia! Você deseja ter uma Revelação feita que deva mimá-lo em suas concupiscências e satisfaça-o em seu orgulho? Se assim for, sei disso, Deus nunca vai se inclinar para alimentar sua arrogância ou libertinagem! A Bíblia é um livro Divino. Ele exige a sua fé nela. E mesmo que você esperneie contra ela, esta pedra nunca poderá ser quebrada. Mas, preste atenção, você pode ser quebrado sobre dela! Sim, ela poderá cair sobre você e reduzi-lo a pó. Traga, então, peço-vos, seus próprios pensamentos e seus próprios sentimentos para a pedra de toque da verdade de Deus, porque ‘se eles não falarem segundo 
esta palavra, é porque não há luz neles.’”

“Hoje em dia, quais periódicos e livros estão sobre nossas estantes, nossas Bíblias não são muito lidas. Vou lhe contar uma história verídica, como se houvesse sido contada para mim ontem. Havia um jovem que é agora um estudante para o ministério. Tão extraordinariamente ignorante ele era de sua própria Bíblia que, ao ouvir um jovem ministro mencionar a história de Nabucodonosor sendo tirado dentre os homens até que suas unhas cresceram como garras de aves e seu cabelo como as penas da águia, disse o ministro no final do sermão, ‘Bem, isso foi uma história estranha para que você contasse ao povo. Onde você pescou isso?’ ‘Como’, disse o ministro, ‘você nunca leu sua Bíblia? Você não pode encontrá-la no livro de Daniel?’. O jovem tinha lido muitas outras coisas, mas nunca leu a Bíblia pela metade – e ainda assim ia ser um professor dela! Agora, temo que a mesma a ignorância seja muito atual em muitas pessoas. Eles não sabem o que está na Bíblia.”

“Oh, que sejamos sábios para dar à Bíblia a maior parte do nosso tempo e para continuar sempre a lê-la, tanto de dia quanto de noite, para que possamos ser como as árvores plantadas junto a ribeiros de água que produzamos nossos frutos em nossa temporada! Vamos lembrar, de ministros do Evangelho, quais M’Cheyne maravilhosamente disse. ‘Dependa dela’, ele disse: ‘É a Palavra de Deus, não o comentário do homem sobre Palavra de Deus, que salva almas’”. E tenho notado que se algum dia nós tivemos uma conversão a qualquer tempo, em 99 casos em cem, a conversão é mormente feita com base no texto, ou em certa Escritura citada no sermão, do que todo o dizer banal ou original do pregador! É a Palavra de Deus que quebra os grilhões e põe o prisioneiro livre – é a Palavra de Deus que salva as almas por instrumentos e, por isso, vamos trazer tudo para a pedra de toque – “À lei e ao testemunho. Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles”.

“[...] a menos que você estude a Palavra de Deus, não será competente para detectar erros. Um homem pode, na sua audição, pregar pura mentira, mas você não estará qualificado para julgar a 
respeito do que são falsidades, a menos que você tenha estudado a Palavra de Deus.” 

“A Bíblia é um livro tão claro que aquele que está disposto a entendê-lo pode fazê-lo. É tão simples que aquele que corre pode ler e ler enquanto ele corre! Sim, é tão clara que quanto mais simples um homem é, mais facilmente ele poderá compreendê-la. Todo o aprendizado que o homem já recebeu antes é mais um obstáculo do que um benefício, quando ele vem pela primeira vez para ler a Palavra.”

“Venha e examine as Escrituras! Elas não são tais misteriosas fábulas ou volumes aprendidos de palavras difíceis, como alguns homens dizem. Este não é um livro fechado como o sacerdote nos 
diria. É um volume que a criança da escola dominical pode entender se o Espírito de Deus repousar sobre o seu coração! É um livro que o trabalhador de mãos calejadas pode compreendê-las bem como o teólogo e muitos dos que aprenderam se tornaram extremamente sábios nela. Volto a dizer, leiam as suas Bíblias e vocês poderão estar qualificados para detectar o erro!”

“Agora, leitores da Bíblia, vocês podem alcançar esta confiança, mas você não pode obtê-la em nenhum outro lugar senão ao pé da Escritura. Ouça apenas ministros e você será levado à dúvida – pois um deles deve confundir o que seu irmão tentou provar. Mas leiam as suas Bíblias e quando vocês chegarem à Palavra legível por sua própria luz, gravada sobre vossos próprios corações pelo Espírito Santo, então – “Se todas as formas que os homens concebem, assaltam a sua fé com arte traiçoeira, você vai chamá-los de vaidade e mentiras, e unir o Evangelho ao seu coração.”

“Acho que não há praticamente um texto na Sagrada Escritura, que não tem sido o instrumento da salvação de uma alma. Agora, aquele que caminha entre os sábios será sábio. E aquele que anda 
no meio dos sábios que escreveram a Sagrada Escritura fica pelo menos com maior probabilidade de ser feito sábio para a salvação!”

“[...] eu acho que eu deveria desejar igualmente a leitura das Escrituras, para que eu possa fazer uma pausa sobre cada versículo e dizer: ‘Esse versículo foi abençoado a tantas almas – então, por que não [será] para mim? Estou finalmente no tanque de Betesda! Eu estou andando entre os seus alpendres e quem pode dizer, senão que o anjo vai agitar as águas da Palavra enquanto eu deito, impotente, ao lado delas, esperando a bênção?’ Sim, a verdade de Deus é tão grande que Deus abençoou toda a Palavra da Escritura!”

“Lembro-me de uma anedota marcante da conversão de um homem por uma passagem da Escritura que não parecia adaptada para tal finalidade. Você sabe que o capítulo do Gênesis, que é um Capítulo muito aborrecido, onde lemos: “e Matusalém viveu 969 anos e morreu”, e tal pessoa viveu tantos anos e ele morreu? Temos ouvido falar de ela ter sido lida uma vez em público, e um homem que estava lá quando ele ouviu as palavras repetidas vezes “e ele morreu”, pensou, ‘Ah, e eu irei morrer!’ E foi a primeira nota de advertência que já tinha atingido sua consciência cauterizada e este foi o meio, abaixo de Deus, de trazê-lo a Jesus Cristo!”

“Agora, leia as Escrituras por este motivo. Se você deseja a salvação e se você estiver suspirando por misericórdia, se você sentir seu pecado e quiser a salvação, venha a este mar de amor, a este tesouro de luz, a este guarda-roupa de rico vestuário, a esta fonte de bem-aventurança! Venha e tenha as suas necessidades supridas pela plenitude das riquezas de Jesus, que estão “evidentemente estabelecidas” nesta Palavra, “crucificado entre vocês”. 

“Muitos falsos profetas têm saído pelo mundo – Rogo-vos, então, se vocês não desejam ser desencaminhados – sejam diligentes no estudo da Palavra de Deus! [..] eu solenemente penso que há alguns professos mestres da Palavra que são ou tão ignorante das coisas espirituais em seus próprios corações, ou então tão determinados a pregar qualquer coisa além de Cristo, que você pode fazer melhor sem eles do que com eles. E, portanto, você tem absoluta necessidade de voltar-se perpetuamente a esta grande Bússola, em que somente você pode orientar o seu caminho”. 

“Não há dúvida de que o homem possa ser abençoado para a sua salvação, mas pode haver uma maldição sobre o seu ministério, não obstante – de modo que, enquanto você pode ser salvo por ele – você pode ser por toda a sua vida sujeito à escravidão através dele! [...] Você senta-se sob um tal-e-tal homem que foi feito o meio de sua conversão. Mas ele diz que sua salvação depende de si mesmo e não do poder de Cristo. Ele insiste em que você pode, afinal, cair da Graça e ser reprovado.Ele diz-lhe que, apesar de que você está salvo, Deus não te ama mais do que Ele amou Judas – que não existe essa coisa de amor tão especial, não existe tal coisa, de fato, como eleição. Ele diz que outros podem ter chegado a Cristo, como por si mesmo – que não havia nenhum poder extraordinário manifestado no seu caso mais do que em qualquer outro. Bem, se 
ele não o levar para a vanglória do homem, para magnificar a carne e, por vezes, a confiar em si mesmo – ou então levá-lo a angustiar-se, onde não há necessidade de angústia – devo maravilhar-me, de fato, na medida em que sua doutrina é falsa e o engane! Ele pode ser o meio de sua salvação, mas ele pode falhar em muitos pontos para ministrar a sua edificação e conforto. Portanto, se você não deseja ser assim, enganado, examine as Escrituras!”

“Você pode ouvir tudo o que o ministro diz, mas ele pode esquecer de dizer a parte vital da Verdade de Deus. Ele pode ser aquele que se deleita em cerimônias, mas não insiste na Graça Divina nelas. Ele pode pregar-lhe a rubrica e sacramento e dizer-lhe que há eficácia em obediência a um e atenção ao outro. E ele pode esquecer-se de dizer-lhe que, “se alguém não nascer de novo do Espírito, não pode ver o reino de Deus.” Agora, sob tal ministério não só poderás ser enganado, mas, infelizmente, poderá ser destruído por completo! Ele pode ser aquele que insiste muito sobre a moralidade da vida. Ele pode dizer-lhe para ser honesto, justo e sóbrio. Mas talvez ele pode esquecer-se de dizer-lhe que há uma obra mais profunda que a mera moralidade exigida. Poderá filmar a superfície repetidamente e nunca enviar a lanceta na profunda úlcera de corrupção do seu coração! Ele pode dar-lhe alguma dose amenizadora, alguns medicamentos que podem imobilizar sua consciência. Ele nunca pode dizer a você: “Não há paz, diz o meu Deus, para os ímpios”. Ele pode ser um daqueles que profetizam coisas agradáveis - que não gostam de incomodar. E oh, lembre-se de que o seu ministro pode ser o instrumento nas mãos de Satanás para vendar-lhe os olhos e leva-lo para o inferno, enquanto o tempo todo você pensava que estava indo para o céu!”

“Pode ser possível – Peço a Deus que não possa ser assim – que eu mesmo tenha me equivocado na leitura da Sagrada Escritura. Que eu possa ter pregado a você, “outro evangelho, que não é outro”, e, portanto, eu exijo de vocês que meu próprio ensino e o ensino de todos os outros homens seja pela pena ou lábios devam ser sempre trazidos “à Lei e ao Testemunho”, para que nós não vos iludamos e os levemos a extraviarem-se! [...] Conjuro-vos, como você ama a 
vossa própria alma, como você irá se certificar de que trabalha para a eternidade, não coloque mais confiança em mim do que você faria em qualquer outro homem, mas somente até onde eu puder provar, pelo testemunho infalível da Palavra de Deus, que o que eu disse é verdade. Fique sempre como este – ‘À lei e ao testemunho. Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles’”.

“Isso é um bom hábito que alguns pais cristãos têm. Quando os meninos e meninas voltam para casa eles dizem: ‘Bem, agora, qual foi o texto?’ E então o pai quer que eles expliquem o que o ministro disse. E mesmo o garoto saiba algo e diga uma coisa ou outra que disse o ministro no púlpito. Então o pai vira-se para a Bíblia para ver se estas coisas são assim. Em seguida, ele se esforça para explicar as coisas difíceis. É assim que eles se tornam como os nobres Bereanos, que eram mais nobres que os de Tessalônica, porque eles examinaram as Escrituras se estas coisas eram assim.”

“Eu acredito e eu ensino que todos os homens, por natureza, estão perdidos pela queda de Adão. Veja se isso é verdade ou não. Eu sustento que os homens estão tão desgarrados que nenhum homem deseja ou pode vir a Cristo se o Pai não o trouxer. Se eu estiver errado, exponha-me! Creio que Deus, antes de todos os mundos, escolheu para Si um povo que nenhum homem pode contar, para quem o Salvador morreu, a quem o Espírito Santo é dado e que, inevitavelmente serão salvos. Você pode não gostar desta Doutrina – eu não me importo – veja se não está na Bíblia! Veja se não há a declaração de que somos “eleitos segundo a presciência de Deus Pai”, e assim por diante. Eu acredito que cada filho eleito de Deus deve certamente ser trazido através da conversão de graça a partir das ruínas da queda e deve certamente ser “guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação”, fora do perigo de nunca cair totalmente! Se eu estiver errado aí, pegue sua Bíblia e refute-me em suas próprias casas. Eu sustento ser um fato que todo o homem que se converte vai levar uma vida santa e ainda ao mesmo tempo não irá colocar nenhuma dependência em sua vida santa, mas confiará apenas no sangue e justiça de Jesus Cristo”. 

“[...] um grão de verdade é um diamante e um grão de erro pode ser de consequência grave para nós – para nosso prejuízo e dor.”

“E vos peço, não guardem suas Bíblias ainda que seu pó te condene, mas abra-a, dobre os joelhos, busquem o Espírito de ensino Divino e virem essas páginas com exame diligente – veja 
se você pode encontrar lá a salvação das vossas almas por nosso Senhor Jesus Cristo.”

“E agora eu lhes exijo dos que agora estão presentes que leiam suas Bíblias para uma coisa – leiam as suas Bíblias para saberem o que a Bíblia diz sobre vocês. E alguns de vocês, quando você virarem as folhas, encontrarão que a Bíblia diz: ‘Você está no fel da amargura e nos laços da iniquidade’. Se isso assusta você, vire a outra página e leia este versículo – “Vem a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”. E quando você tiver lido isso, volte-se para outra e leia: ‘Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por meio de Jesus Cristo nosso Senhor.’”

*********************************************************************



Nenhum comentário:

Postar um comentário