domingo, 24 de agosto de 2014

Texto: "O Quase Cristão" - George Whitefield


"O Quase Cristão" - George Whitefield

Introdução

O apóstolo Paulo sabia que Cristo disse que seus seguidores seriam "Levados perante reis e governadores por causa do meu nome"( Lucas 21.12). Estes governantes nunca haveriam escutado o evangelho se os apóstolos não houvessem sido arrestados e levados perante eles, dando-lhes a oportunidade aos apóstolos de pregarem a Jesus e sua Ressurreição.

Quando Paulo foi chamado a defender-se perante Festo, um governador gentil, e o Rei Agripa, ele aproveitou a oportunidade para defender-se a si mesmo, e também pregar o evangelho a eles. E ele o fez com tal poder que Festo disse à boa voz: " Paulo...As muitas letras te deixam louco"( Atos 26.24). O valente Apóstolo respondeu: "Não estou louco, excelentíssimo Festo, antes falo palavras de verdade e lucidez"( Atos 26.25)

Ao ver que o Rei Agripa estava mais interessado em seu sermão do que Festo, Paulo se dirigiu diretamente a ele:"Pois o rei sabe estas coisas( Que Cristo sofreu e ressuscitou de entre os mortos, Atos 2623)..Porque não penso que ignora nada disso"( Atos 26.26). Então Paulo Falou ao Rei Agripa fortemente, dizendo: "Crês, oh rei Agripa, nos profetas? Eu sei que crê"( Atos 26.27). Quando Paulo disse isto, as emoções do rei foram tão fortes que fizeram com que ele gritasse: "Paulo: Por pouco me persuades a ser cristão"(Atos 26.28).

Até mesmo hoje, quando o evangelho é pregado com zelo e fervor, algumas pessoas como Festo são demasiadamente orgulhosas e descuidadas para receberem o evangelho. Eles pensam que o pregador estar "Louco". Outros, como o Rei Agripa, são quase convencidos em fazerem-se cristãos. Dizem em seus corações:

"Por pouco me persuades a ser Cristão” (Atos 26.28)

É a vocês, que são quase convencidos a serem cristãos, que falo nesta manhã. Creio que é muito necessário que lhes advirta do perigo de ser " Quase" Cristão. Por tanto, das palavras do texto, eu lhes mostrarei três coisas.

I. Primeiro. O que significa ser quase cristão

Uma pessoa "quase cristã"...
_ é aquela que se detêm entre duas opiniões, é quem vacila entre Cristo e o mundo. O Apóstolo Tiago o descreve como: "O homem de ânimo dobre"( Tiago 1.8)

_é uma pessoa que depende da prática religiosa externa. Diz a si mesmo "Leio a Bíblia, vou à igreja. Isso não é o suficiente?"Ele pensa que é justo. Ele pensa que é melhor que os outros. Porém, ao mesmo tempo, ele é realmente um estranho à religião interna do coração. Ele tem “Uma aparência de piedade, mas negando-lhe o poder" ( II Timóteo 3.5). E continua mês após mês, assistindo a Igreja, ainda assim nunca foi convertido, porém só piora com o passar dos meses e dos anos.

_ depende de ser "Bom", e se contenta em pensar que não faz mal a ninguém. Todavia se esquece de que Cristo disse: "E ao servo inútil lancem nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes"( Mateus 25.30). Esquece-se de que a figueira estéril foi amaldiçoada e seca desde as raízes, não por dá mai fruto, mas por não dar nenhum fruto.

_é honesto e rigoroso consigo mesmo; porém tanto sua honestidade e rigor provêm do amor próprio. É certo, que não peca exteriormente, porém não por obediência ás leis de Deus, mas porque seu temperamento não gosta de pecados excessivos, ou porque não quer perder sua reputação, ou fazer-se ineficiente em sua profissão de fé. É certo que não é um bêbado, porém, também não tem a abnegação cristã. Ele se guia mais pelo mundo do que pela Palavra de Deus. Ele faz o melhor se adapte aos seus desejos corruptos, não tratando de fazer a vontade de Deus, porém só conforme ás exigências externas de "sua religião".

Apesar de que só foi dado um resumo das características de um quase cristão, espero que vejas se te descrevi em algumas de suas características. E oro que te unas ao apóstolo na palavra do texto, e desejes não ser somente "Quase, ( porém completamente)" Cristão ( Atos 26.29)

II.Segundo. Porque muitos não são mais que quase cristãos.
Por que alguns de vocês seguem sendo só cristãos nominais, cristãos somente de nome? Por que seguem sendo nada mais que "quase cristãos"?

1- Porque têm uma ideia falsa do que é ser cristão. Alguns de vocês pensam que ser cristão significa ir à igreja. Alguns de vocês pensam que significa crê em certas coisas. Uns poucos, muito poucos, sabem que é uma mudança de natureza, uma recepção de vida divina, uma vital união viva com Jesus Cristo; quero dizer, o novo nascimento em Cristo. Contudo dizem com Nicodemos:"Como pode ser isto?"( João 3.9). E porque não busca e não tem se esforçado a entrar( Lucas 13.24) segue sendo só um cristão nominal, só um quase cristão.

2- Outra razão pela qual são somente quase cristãos é que alguns de vocês têm temor servil, escravos do temor do homem, que é um temor a alguma pessoa ou pessoas que lhes têm em sujeição, e te mantém escravo do pecado, longe de Cristo. Alguns de vocês temem o que seus pais diriam e tratam de esforçar-te a seguir a Cristo. Outros de vocês temem o que seus amigos diriam. Alguns de vocês inclusive podem temer o que os outros jovens não convertidos da igreja pensariam de vocês de, se vocês se decidirem seriamente. Cristo falou de ti quando disse:" Como podeis vós credes, se recebes glória um dos outros?"( João 5.44). O Apóstolo Tiago disse:" Qualquer pois, que queira ser amigo do mundo, se constituir inimigo de Deus"( Tiago 4.4). Não é de estranhar que é somente um quase cristão, já que ama mais" A glória dos homens que a Glória de Deus"( João 12.43). Assim muitos dos que oram e buscam a Cristo nunca o encontraram, já que não renunciam os amigos perdidos e mundanos!

3- Outra razão por que alguns de vocês seguem sendo só quase cristãos é porque amam o prazer. Vocês “Amam mais os prazeres do que a Deus” (II Timóteo 3.4). Porém Cristo disse" Se alguém que vim após mim, negue-se a si mesmo"( Lucas 9.23). Quando escutam isso, alguns de vocês ficam tristes, porque têm demasiadamente amor pelos prazeres sensuais. Hã alguns que creem que podem ir ao céu sem lutar contra suas inclinações carnais. E esta é outra razão pela qual muitos são apenas quase, mas não completamente cristãos.

4- A última razão que vou dar, porque muitos permanecem sendo quase Cristãos, é um temperamento instável e variável.

Choramos e clamamos sobre o número de convertidos promissores, que parecem ser salvos, porém depois de um tempo desaparecem, e acabam na carne, destituídos de Cristo. Tremo de repeti antes eles essa terrível ameaça:"E se retrocederam, não agradará a minha alma"( Hebreus 10.38), e outra vez:"Porque é impossível que os que uma vez foram iluminados e gostaram do dom celestial, e foram feitos participantes do Espírito Santo, e assim mesmo gostam da boa palavra de Deus e os poderes do século vindouro, e caindo novamente, sejam outra vez renovados para arrependimento.."( Hebreus 6.4-6).Ainda com instabilidade e variável temperamento parecem que começam bem, porém retrocedem a condenação eterna.

III. Terceiro. A insensatez, a loucura, de permanecer nada mais que um quase Cristão.

1- A primeira prova que dou é que podes receber salvação desta maneira. Talvez pessoas são quase cristãos; porém quase acertar o alvo, é realmente falhar. ¿Que dirá a tua família quando morrer?"Quase foi salvo!"

"Quase" Não bastará
"Quase" Fracassará!
Triste, triste, chorar..
"Quase"-porém perdido.

2- A segunda prova da insensatez do ser um quase cristão é o dano que faz aos demais. Um quase cristão é uma das criaturas mais perigosas no mundo inteiro. Ele é um lobo com pele de ovelha. Ele é um falso profeta. Os “quase cristãos" Não entram no reino de Deus por si mesmos, e não deixam entrar aos que estão entrando". Estes são aqueles que são grandes inimigos de Cristo, mais que os ateus ou muçulmanos, ou inclusive mórmons. Porque quase todos estão como um muçulmano, um mórmon ou um ateu; porém um quase cristão, através da hipocrisia sutil, atrai muitos que nunca seguiram a um muçulmano, Mórmon ou ateu. Por tanto o quase cristão deve esperar receber uma maior condenação, um castigo pior no inferno que um muçulmano, Mórmon ou ateu. Porque o quase cristão faz muito mais para destruir a obra de Deus que qualquer idolatra ou ateu poderia fazê-lo. O buraco mais profundo no inferno é por tanto, reservado para o quase cristão.

3- A terceira prova da insensatez de permanecer um quase cristão é que é a maior forma de ingratidão ao nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Jesus desceu do céu para salvar-nos. Ele foi humilhado, desprezado, suou sangre na agonia de Getsemani, foi preso, zombado, cruelmente golpeado e pregado em uma cruz, morrendo em nosso lugar. Ele derramou seu precioso sangre para limpar-nos. Oh, como podes dizer que o ama, quando teu coração não está totalmente com ele? Como podes reconhecer que ele sofreu para salvar-te da miséria e o castigo eterno, e não dar-te completamente a ele? Dê todo seu coração a Jesus. Põe fim a estar entre duas opiniões. Por que deves manter-se afastado de Cristo por mais tempo? Por que deves está tão apaixonado pela escravidão do pecado que não te apartas do mundo, a carne e o Diabo?. Que, como cadeias espirituais, agarram tua alma e a detêm, e evitam que fujas para Cristo? De quem tens medo? Por que não te entregas por completo a Cristo? Crês que o ser só meio cristão te fará feliz? Crês que se ficasse por completo em Cristo te fará miserável.

É um grande engano pensar que vacilar entre Cristo e o mundo te pode satisfazer. Não tão vacilar só te impede experimentar o grande alivio que Cristo oferece. Só quando lhe dá teu coração por inteiro a Cristo podes ter paz com Deus. Para concluir, lhes exorto que se afastem de ser quase Cristãos. Fuja da ira do juízo de Deus. Custe o que custar, fuja para Cristo. Então esforçar-te para dar-lhe mais e mais. Sempre orando, sempre se preparando para uma visão mais completa e um maior desfruto dele, em cuja presença há plenitude de alegria, e em cuja destra há prazeres por sempre. Amém!

Este sermão, "O quase cristão". Foi pregado por George Whitefield durante o primeiro grande despertamento ( 1730-1760). Editei e simplifiquei para que seja mais fácil de entender para as mentes menos entendida de dos homens modernos. Que o leia de novo, e pensem nele profundamente. Que te afastas de ser um "Quase cristão". Que Deus mesmo te faça "Completamente" Um verdadeiro Cristão ( Atos 26.29), que algum dia não seja dito de ti:

"Quase persuadido"Passou a colheita!
"Quase persuadido" A condenação chegará!
" Quase" não bastará; "Quase fracassará!
Triste, triste, chorar.
"Quase"- porém perdido.
__________********************__________

Tradução do espanhol para o português: Felipe Araújo
Fonte: Mocidade Presbiteriana Vitória de Cristo - Texto compactado e modificado também por mim, Izabel Cristina Adorandonanet.Blog

[http://efesios515.blogspot.com.br/2013/08/o-quase-cristao-george-whitefield.html#comment-form

Nenhum comentário:

Postar um comentário