sábado, 16 de agosto de 2014

Texto: Deus está escondido na alma (S. João da Cruz)

Deus está escondido na alma


"Para que esta alma sequiosa 
possa encontrar o seu Esposo 
e unir-se com Ele em união de amor, 
tanto quanto lhe for possível nesta vida, 
e sacie a sua sede com esta gota que d’Ele pode gostar nesta vida, 
será bom que, em nome do Esposo a quem faz o pedido, 
lhe respondamos indicando o lugar mais certo 
onde está escondido. 
Certamente que, 
se aí O encontrar com a perfeição e o gosto 
que se pode ter nesta vida, 
não começará a vaguear em vão 
atrás das pegadas de seus consortes (Cant t 1, 6)."
"Para tal, é necessário advertir que o Verbo, 
o Filho de Deus, 
juntamente com o Pai e o Espírito Santo, 
está escondido, 
essencial e presencialmente, 
no ser mais íntimo da alma. 
Portanto, para O encontrar há-de abandonar tudo, 
quer no afecto quer na vontade, 
e recolher-se ao máximo dentro de si mesma, 
vivendo como se as coisas não existissem. 
Santo Agostinho, falando nos Solilóquios com Deus, dizia: 
Vós estáveis dentro de mim, 
mas eu estava fora, e fora de mim Vos procurava. 
Portanto, Deus está escondido na alma. 
É ali que o bom contemplativo O há-de procurar com amor, 
dizendo: Aonde Te escondeste? 
Senhor, 
abre os olhos da minha alma. Que eu aprenda a encontrar-Te!"
S. João da Cruz | 1542 - 1591 / Cântico Espiritual. 1, 6 





































Nenhum comentário:

Postar um comentário