sábado, 14 de junho de 2014

Texto: Biografia de George Whitefield

George Whitefield

BIOGRAFIA CRISTÃ Nº 54: George Whitefield (1714-1770) foi um britânico vocacionado para as Artes Cênicas; Gramático; Protestante-Calvinista; Sacerdote AnglicanoAvivalista; Pioneiro Metodista; e Líder dos Metodistas-Calvinistas. Cooperou com os AvivalistasJohn Wesley (Reino Unido) eJonathan Edwards (Estados Unidos).
"Eu [Jesus] Sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido Comigo e Eu com ele, esse dá muito fruto porque sem Mim vocês não podem fazer nada." (João 15:5, NTLH, SBB).
"Ora, vocês são o Corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. São todos apóstolos? São todos profetas? São todos mestres? Têm todos dons de curar? Falam todos em línguas? Todos interpretam? / Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente." (1ª Coríntios 12:27-31, NVI, SBI).
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor." (1ª Coríntios 13:13, VRA, SBB).

George Whitefield
George Whitefield.
(1714-1770)
George Whitefield, nasceu no dia 16 de Dezembro de 1714, em uma taberna, onde são servidas bebidas alcoólicas, na cidade de Gloucester, no sudoeste da Inglaterra, próximo ao País de Gales.

Sua família possuía uma hospedaria, mas as condições financeiras eram humildes. O seu pai faleceu, deixando órfão o menino George, com apenas 3 anos. A sua mãe ficou responsável pela manutenção da família e empreendeu esforços para suprir a educação do menino. Ela casou novamente e manteve os negócios do primeiro esposo.

Durante a adolescência, Whitefield, limpava os quartos, lavava as roupas e vendia bebidas na pensão da família, posteriormente, foi admitido em Pembroke College, em Oxford, na Inglaterra, estudando sob a condição de "estudante pobre", que vinculava o seu ensino à prestação de serviços aos alunos afortunados, mas antes, terminou os seus estudos de Gramática. Nesse período, empreendia muito tempo na leitura de livros místicos, ou seja, sobre aVida Interior, o que preparou o seu espírito para a empatia com os pioneirosMetodistas.

No ano de 1735, George Whitefield recepcionou as convicções cristãs em seu espírito, vivenciando uma nova Vida em Cristo. O seu zelo foi evidenciado e aIgreja Anglicana promoveu a sua ordenação ao sacerdócio. O encargo pelos negócios do Mestre era latente conforme descreveu:

"À tarde, retirei-me para um alto, perto da cidade, onde orei com instância durante duas horas, pedindo em meu favor e também por aqueles que estavam para ser separados comigo. No domingo, levantei-me de madrugada e orei sobre o assunto da epístola de Paulo a Timóteo, especialmente sobre o seguinte preceito: 'Ninguém despreze a tua mocidade'. Quando o ancião me impôs as suas mãos, (...) ofereci todo o meu espírito, alma e corpo para o serviço no santuário de Deus (...). Posso testificar, perante os céus e a terra, que dei-me a mim mesmo, quando o ancião me impôs as mãos, para ser um mártir por aquEle que foi pregado na cruz em meu lugar."

George Whitefield
George Whitefield.
(1714-1770)
Motivado pelo Espírito Santo, começou a pregar ao ar livre em 1739 e convidou o seu amigo, John Wesley, para uma pregação em Bristol, introduzindo Wesley como instrumento de Deus no evangelismo nas praças e ruas.

Whitefield organizou os convertidos em sociedades, incentivou e utilizou os leigos nas pregações, sempre adotando a ênfase social através de orfanatos. Os seus ensinos eram carregados de essência Calvinista, distando das pregações de Wesley influenciadas peloArminianismo. Os amigos seguiram rumos distintos e a maioria dos crentes Metodistas recepcionaram o ensinamentoWesley-Arminiano, embora, o principal ensino de John Wesley fosse aJustificação pela Fé através de uma experiência súbita de conversão, dando bastante destaque à Perfeição Cristã e Perfeito Amor, ainda nesta vida, produzindo a Santidade Absoluta, mas deixou claro que não propunha a perfeição sem pecado nem a perfeição infalível, contudo, George Whitefield nunca desejou divisões entre o povo de Deus, pelo contrário, como disse Lloyd-Jones: "anelava, talvez mais que qualquer dos seus contemporâneos, pela unidade entre os evangélicos".


George Whitefield
Pregação ao Ar Livre.


Multidões compareciam para ouvir os sermões de Whitefield e a sua voz podia ser ouvida facilmente num raio de um quilômetro de distância. Tal façanha, associada à sua vocação pelas Artes Cênicas, permitiam que as suas pregações fossem cativantes ao público, todavia, o resultado final dos sermões era provocado pela atuação do Espírito Santo nos corações dos ouvintes sinceros.

Jonathan Edwards
Jonathan Edwards.
(1703-1758)
Os templos religiosos de sua época não comportavam o público que assistia às reuniões. O seu púlpito era oferecido pela natureza, os bancos dos crentes eram toras de madeira, pedras ou relva, e os céus serviam como teto para às multidões.

Carinhosamente, foi concedido pelos historiadores os títulos de "Príncipe dos Pregadores ao Ar Livre" e "O Apóstolo do Império Britânico", porque pregou em média dez vezes por semana durante trinta e quatro anos, e na maioria das vezes, a natureza foi o seu templo. Na América do Norte, o seu ministério foi contemporâneo e colaborou com o avivamento encabeçado por Jonathan Edwards, promovendo o Grande Despertamento.

George Whitefield visitava diariamente os doentes e os pobres, também destinava tempo aos prisioneiros nas cadeias, para orar com eles e prestar serviços aos necessitados. Separava o dia em três partes: oito horas para dormir e fazer refeiçõesoito horas para o trabalho entre o povo; e oito horas sozinho com Deus e em estudos da Palavra. Realizava a leitura das Escrituras, de joelhos e em oração até receber mais Luz, Vida e Poder.

Benjamin Franklin
Benjamin Franklin.
(1706-1790)
Benjamin Franklin, líder da Revolução AmericanaFuncionário PúblicoDiplomata;CientistaInventorXadrezistaFilantropo;AbolicionistaEscritorEditor; e Jornalista, noticiou as atuações de Whitefield nos Estados Unidos:

"Quinta-feira o reverendo Whitefield partiu de nossa cidade, acompanhado de cento e cinquenta pessoas a cavalo, com destino a Chester, onde pregou a 7 mil ouvintes, mais ou menos. Sexta-feira pregou duas vezes em Willings Town a quase 5 mil; no sábado, em Newcastle, pregou a cerca de 2.500, e na tarde do mesmo dia, em Cristina Bridge, pregou a quase 3 mil; no domingo, em White Clay Creek, pregou duas vezes (descansando uma meia hora entre os sermões, a 8 mil pessoas, das quais cerca de 3 mil tinha vindo a cavalo). Choveu a maior parte do tempo, porém, todos se conservaram em pé, ao ar livre."

George Whitefield
George Whitefield.
(1714-1770)
George Whitefield possuía físico fraco e sofria constantemente com enfermidades, inclusive, muitas vezes desejou estar com Cristo, no entanto, o labor cristão era o seu encorajamento. Muitos pregadores da atualidade consideram impossível ministrar e trabalhar doentes nas condições de Whitefield.

Aos 65 anos, durante a sua sétima viagem aos Estados Unidos, terminou a sua jornada nesta Terra. No dia anterior ao seu falecimento, aplicou muita força para ficar em pé perante uma multidão, e pregou durante duas horas. Ao subir para o quarto de dormir, falou algumas palavras aos amigos e durante a madrugada sem fôlego disse: "Estou morrendo!". No funeral, o seu amigo John Wesleyexpressou palavras dando testemunho do seu serviço cristão, descrevendoWhitefield como "Um Grande Homem de Deus".

"Apesar de sua grande obra, não se pode acusar Whitefield de procurar fama ou riquezas terrestres. Sentia fome e sede da simplicidade e sinceridade divinas. Dominava todos os seus interesses e os transformava para a glória do reino do seu Senhor. Não ajuntou ao redor de si os seus convertidos para formar outra denominação, como alguns esperavam.Orlando Boyer.

O seu labor contribuiu para a fundação de aproximadamente 50 faculdades e universidades nos Estados Unidos, incluindo, a Universidade de Princeton e a da Pennsylvania. Durante uma de sua visitas para a Escócia, pregou para um público de 100.000 pessoas. Durante a sua vida, pregou 18.000 sermões e muitos ainda impactam vidas em pleno século XXI.


George Whitefield
George Whitefield.
(1714-1770)
SUAS PALAVRAS:

"... não posso deixar de suspeitar do espírito daqueles que insistem em uma repetição de tais milagres. Para o mundo que está ficando nominalmente cristão, não há necessidade de milagres exteriores, mas da operação do Espírito Santo pela Palavra..."
"... muitos que expulsam os demônios em nome de Cristo, no último dia serão repudiados por Ele. Possuíam só os presentes (dons), mas eram carentes do Espírito Santo..."
"Meus queridos irmãos, o que vocês estão fazendo? Quantas vezes os seus corações falaram mentiras através dos lábios? Quantas vezes foram oferecidos a Deus os sacrifícios de tolo? As suas orações são pecado, se você aprova e usa a liturgia para negar o Espírito Santo como porção de todos os crentes!"
"Jesus Cristo, o grande Pastor e Bispo das almas, determinará quem são os falsos profetas e quem são os lobos vestidos de ovelhas."
"Nossos sentidos são os portos de desembarque de nossos inimigos espirituais."
George Whitefield
George Whitefield.
(1714-1770)
"Qual será a esperança de tais mundanos, quando Deus retirar as suas almas? O Todo-Poderoso dirá a cada um deles, como fez com o rico insensato descrito no evangelho - 'esta noite tua alma será exigida'. (...).

A Vida Eterna, o dom gratuito de Deus em Cristo Jesus, pode ser comprado com dinheiro? Os homens podem carregar os seus rebanhos no além-túmulo, para comprar óleo para as suas lâmpadas, ou seja, quando eles deveriam ser chamados para atender o noivo (...)? O dinheiro perecerá com tais homens, nada trouxeram para o mundo e dele não levarão absolutamente nada (...).

O que você acha? (...) todas as coisas aqui embaixo pareciam pouco para eles (...) exaltaram-se contra o Todo-Poderoso (...).

Assim será com todos os homens infelizes, (...) inquietantes em uma busca vã pelas riquezas deste mundo, mas são pobres para com Deus.

Eles podem, por uma temporada, parecerem excelentemente bem empregados em seus solícitos cuidados com as importantes preocupações desta vida, mas quando os seus olhos são abertos durante a morte e as suas almas lançadas para a eternidade, então observam a pequenez de seus cuidados sublunares (debaixo da Lua). Eles estão embrutecidos, embriagados e carregados com as coisas desta vida, enquanto são aplaudidos por muitos por causa da sua sabedoria e profunda perspicácia nos negócios deste mundo.

Ai de mim! Eles vão lamentar por agirem como mordomos injustos, pois sabiamente trataram das preocupações temporais, ao chamarem os seus devedores com tanto cuidado (...). Será que nunca lembraram do quanto deviam ao grande Senhor e Mestre?

O que mais eu devo dizer? O deus deste mundo (Satanás) e o desejo enorme pelas coisas desta Terra, devem ter sufocado totalmente a consciência destes homens, que não enxergaram a força deste simples raciocínio."
George Whitefield
George Whitefield.
(1714-1770)
"Rogo-vos, pelas misericórdias de Deus em Cristo Jesus, não deixem a preocupação pela comida que perece custar aquilo que permanece para a Vida Eterna, conforme as palavras do bendito Salvador: 'Que aproveita ao homem, se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma, ou, o que dará o homem em troca da sua alma?."

"Vivemos no mundo e a sabedoria daqui não é maior do que a Verdadeira Sabedoria, porquanto não temos nesta Terra nenhuma cidade permanente, (...), ajustemo-nos àquilo que há de vir [o Reino], e não negligenciemos tal Esperança por um pequeno ganho mundano, o que é, semelhante ao profano Esaú, que vendeu a primogenitura por um prato de lentilhas.

Ai de mim! Quão diferentes são os cristãos daquilo que é Cristianismo!"
"Quando somos bons, estimulamos os outros para a bondade, mas quando expressamos o mal, atraímos pessoas para a maldade. Existe uma estreita ligação entre o que fazemos e ensinamos. Tomemos cuidado com o nosso viver, para que não sejamos a oportunidade para o Diabo enredar, talvez, os nossos parentes mais próximos e queridos. Ela (Eva) deu também a seu marido (Adão), e ele comeu (Gênesis 3:6)."
"Meus irmãos em Cristo, não falo em minha própria força, mas na força do meu Redentor. Eu sei em quem tenho crido, estou convencido de que Ele manter-me-á seguro. Ele é fiel, e tem prometido, que a semente da mulher - Cristo - ferirá a cabeça da serpente (Satanás). Que todos nós experimentemos o desfrute diário desta promessa, como igreja e em nossos corações, até que cheguemos à primogenitura dos justos aperfeiçoados, na presença real do grande Deus, o nosso Pai celestial!"
"Alguns, que acredito ser uma multidão incontável, declaram a posição de cristãos, mas raramente ou nunca pensam seriamente em Jesus Cristo. Eles pensam em suas lojas e em suas fazendas, nas suas peças de teatro e em seus bailes, nas suas associações e nas corridas de cavalos, mas nenhuma energia é destinada para Cristo, o autor e consumador da fé, o Senhor que comprou os pobres pecadores com o Seu precioso sangue. Aquele que é digno de ocupar os nossos pensamentos! Mas infelizmente, Cristo não ocupa os pensamentos dessa multidão de "cristãos", ou preenche alguns pequenos cantos do pensamento. Acreditem em mim, ó "cristãos almáticos" do estilo terrenal, sensual e carnal, agora vocês não ocupam o pensamento com Cristo (...), prosseguindo na concupiscência dos olhos, da carne, e da soberba da vida, mas o tempo chegará, quando todos vocês - cristãos nominais - desesperadamente desejarão pensar mais em Cristo, pois o rico, o educado, o alegre, também morrerão, deixando as suas pompas e vaidades, e toda a riqueza. Nesse dia, quais serão os seus pensamentos sobre Jesus Cristo?"
"Muitos enganadores estão espalhados por este mundo. Pregam a Moralidade para as nações, mas não ensinam Cristo em suas igrejas. Como os fiéis pensarão adequadamente sobre Cristo sem o aprendizado sobre a Sua pessoa, de quem mal ouviram? Consulte a sua consciência com algumas perguntas sobre Jesus Cristo, pois não existe outro, pelo qual possamos ser salvos."


FONTE:

Livro: João Wesley - Sua vida e obra.
Autor: Mateo Lelièvre.
Editora: Vida. (Brasil).
Páginas: 373.

Livro: O Cristianismo através dos Séculos - Uma História da Igreja Cristã.
Autor: Earle E. Cairns.
Editora: Vida Nova. (Brasil).
Páginas: 508.

Livro: Heróis da Fé - Vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo.
Autor: Orlando Boyer.
Editora: Casa Publicadora das Assembleias de Deus - CPAD. (Brasil).
Páginas: 246.

Christian Classics Ethereal Library: George Whitefield.

Sermões de Whitefield: A Semente da Mulher e a Semente da Serpente.

Sermões de Whitefield: Negócios do Mundo sem apelo para o abandono da Religião.

Sermões de Whitefield: O que pensais vós de Cristo?

Sermões de Whitefield: Cristãos, Templos do Deus Vivo.

Sermões de Whitefield: A habitação do Espírito, o privilégio comum de todos os crentes.

Copiei de: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário