terça-feira, 16 de abril de 2013

Texto: Servir como sacerdotes queimando incenso



Servir como sacerdotes queimando incenso

Deus precisa e deseja ter um povo de sacerdotes. Todos fomos salvos para ser sacerdotes (Ap 1:!6; 1 Pe 2:5, 9). Um sacerdote é alguém que queima incenso diante de Deus (Êx 30:7-8). Queimar incenso é orar. Somente os que vão ao Senhor para orar e contatá-Lo cumprem o propósito de Deus. Nos quatro Evangelhos, quando o Senhor Jesus veio à terra entre os judeus, não havia muitos sacerdotes. Antes, havia muitos escribas. Escribas são eruditos religiosos, teólogos; não são sacerdotes. Sacerdotes não são pessoas de conhecimento; são pessoas de incenso. Diariamente eles queimam incenso, isto é, oram.

Há dois altares no tabernáculo. Um está fora do tabernáculo, e o outro, dentro. O altar do holocausto no lado de fora do tabernáculo é feito de bronze, enquanto o altar do incenso, dentro do tabernáculo, é de ouro (Êx 27: 1-2; 30:1,3). O altar do holocausto visa ao altar do incenso. Podemos provar isso de duas maneiras. Primeiramente, o fogo utilizado para queimar o incenso vinha do altar do holocausto. O único fogo que podia ser usado para queimar o incenso era o fogo do altar do holocausto, o fogo celestial que vinha de Deus (Lv 9:24). Qualquer outro seria "fogo estranho", como o que os dois filhos de Arão ofereceram (10:1). Isso significa que para orar temos de fazê-lo com base na redenção da cruz. A redenção no altar do holocausto visa à comunhão no altar de incenso. No altar do holocausto há a purificação do sangue com vistas à comunhão. Primeira João 1:7 diz-nos que, para manter a comunhão, precisamos da purificação pelo sangue. Sem o altar do holocausto, não temos base para queimar o incenso, isto é, para ter comunhão com Deus. A redenção visa à comunhão. Ela nos conduz de volta à comunhão com Deus. Em segundo lugar, o sangue derramado sobre o altar do holocausto é levado para o Lugar Santo para ser aspergido sobre os quatro chifres do altar do incenso (Lv 4:7a). Isso prova novamente que o altar externo ao tabernáculo visa ao altar no Lugar Santo.

 
 
Os sacerdotes não somente faziam as ofertas; eles queimavam incenso, e queimar incenso é orar. Efésios 6:5-7 diz-nos que até mesmo ser servo de um senhor humano é um tipo de serviço a Deus. Contudo, esse não é um serviço como o que os sacerdotes tinham no Lugar Santo quando queimavam incenso. Muitos levitas trabalhavam em torno do altar no átrio, sem entrar no Lugar Santo. Eles apenas levavam as vacas e ovelhas, as imolavam, esfolavam e tinham muitas outras tarefas. Era um serviço a Deus, mas era diferente do serviço dos que queimavam incenso. Precisamos aprender a queimar incenso de maneira refinada para oferecer um aroma agradável a Deus. Tendo em vista que o serviço no Lugar Santo exige que aprendamos a queimar incenso orando.

Extraído do livro: Desfrutar Cristo como a Palavra e o Espírito por meio da Oração
 
 
 
 

Um comentário: