terça-feira, 11 de novembro de 2014

Texto: “Lanço Desprezo em Todo o Meu Orgulho” (Delcio Meireles)


“Lanço Desprezo em Todo o Meu Orgulho”


A frase acima faz parte de um dos mais famosos poemas da hinologia cristã. A declaração nos faz pensar na essência do pecado de Lúcifer, que foi a soberba. A vida do Senhor Jesus neste mundo nos revelou o que é verdadeira humildade. Várias frases ditas a Seu respeito e outras pronunciadas por Ele mesmo, nos revelam a verdadeira essência da humildade. Os títulos em letras minúsculas manifestam os vários tipos de orgulho encontrados na vida do ser humano; as frases sublinhadas são versículos da Bíblia que nos mostram o tipo de personalidade e caráter que havia no Senhor Jesus. Nesse sentido devemos lembrar as palavras de Paulo: “Haja em vós a mesma mente que houve também em Cristo Jesus; pois Ele, subsistindo na essência de Deus... a Si mesmo Se esvaziou, assumindo a essência de escravo...” (Fl 2:5,6).

1. Orgulho de Nascimento e Classe
"Não é este o filho do carpinteiro?” – Mt 13:55

2. Orgulho da Riqueza
“O Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça” – Mt 8:20

3. Orgulho da Honra
"Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?" – Jo 1:46
"Nós não somos filhos ilegítimos" – Jo 8:41

4. Orgulho da Aparência Pessoal
“Ele não tinha beleza nem formosura” – Is 53:2

5. Orgulho da Reputação
“Eis um homem glutão e bebedor, amigo de pecadores” – Mt 11:19

6. Orgulho da Independência
“Algumas mulheres... e outros que O serviam com suas posses” – Lc 8:3b

7. Orgulho da Cultura
“Como este homem conhece letras , nunca tendo aprendido” – Jo 7:15

8. Orgulho da Superiroridade
“Eu sou entre vós como aquele que serve” – Lc 22:27

9. Orgulho do Sucesso
“... e os Seus não O receberam” – Jo 1:11
“Nem mesmo Seus irmãos criam nEle” – Jo 7:5

10. Orgulho da Auto Confiança
“Ele desceu para Nazaré e era-lhes sujeito” (a José e Maria) – Lc 2:51

11. Orgulho da Habilidade
“Eu de mim mesmo nada posso fazer” – Jo 5:30

12. Orgulho da Vontade Própria
“Não a minha vontade, mas a dAquele que me enviou” – Jo 5:30b

13. Orgulho do Intelecto
“Como meu Pai tem me ensinado, eu falo estas coisas” – Jo 8:28

14. Orgulho do Ressentimento
“Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” – Lc 23:34

15. Orgulho da Santidade
“Este homem recebe pecadores e come com eles” – Lc 15:26 


Texto selecionado por Delcio Meireles -http://www.preciosasemente.com.br/artigo.php?id=4&secao=3

[Cartão da http://www.apbp.com.br/]








Nenhum comentário:

Postar um comentário