sábado, 12 de maio de 2012

Texto: Sou Um Passarinho – Madame Guyon

Sou Um Passarinho

O tempo da prova longa e silenciosa para Madame Guyon havia chegado. O Rei Luiz XV ordenou sua prisão no Convento de Santa Maria onde passou oito meses; mas seus amigos conseguiram libertá-la. O sofrimento era uma lição que ela havia aprendido e sua busca pelo Senhor não podia ser interrompida. Seus inimigos tentaram envenená-la na prisão e os efeitos do veneno perduraram por sete anos. Em 1695, ais quarenta e sete anos de idade, foi presa novamente por ordem do rei, mas desta vez foi para o Castelo de Vinceness. No ano seguinte foi para uma prisão em Vauglard. Em 1968 Madame Guyon foi levada para uma masmorra na Bastilha, a histórica e odiada prisão de Paris. Ali permaneceu por mais quatro anos, mas “sua cela parecia um palácio”. Em 1702 foi banida para Blois, onde passou o resto da sua vida a serviço do Senhor. Em 1717, aos 69 anos, dormiu no Senhor, em perfeita paz e sem nenhuma dúvida. Ela escreveu cerca de sessenta volumes e muitos dos seus belos hinos foram escritos durante os anos na prisão (Extraído do livro: O Quebrantamento do Ego – Ilustrado pelo processo de purificação do vinho). O poema abaixo foi escrito por Madame Guyon, no qual ela descreve de forma tocante o seu sentimento espiritual enquanto estava na prisão.
Madame Guyon – 1648-1717

SOU UM PASSARINHO

SOU UM PASSARINHO, SEM CAMPOS, SEM AR
NA MINHA GAIOLA, SENTO-ME A CANTAR
PARA QUEM AQUI ME APRISIONOU
BEM SATISFEITO PRISIONEIRO SOU
E ASSIM MEU DEUS, QUERO TE AGRADAR.
AQUI NADA TENDO PARA REALIZAR
TODO O LONGO DIA SÓ POSSO CANTAR
AS MINHAS ASAS ELE AMARROU
MAS O MEU CANTO MUITO O AGRADOU
INDA SE CURVA P´RA ME ESCUTAR.
TU TENS PACIÊNCIA PARA ME ESCUTAR
E UM CORAÇÃO PRONTO PARA A MIM AMAR
GOSTAR DE OUVIR MEU RUDE LOUVOR
POIS SABES QUE O AMOR, QUÃO DOCE AMOR
INSPIRA TODO ESSE MEU CANTAR.
PRESO NA GAIOLA NÃO POSSO SAIR
MAS MINHA PRISÃO NÃO PODE ME IMPEDIR
A LIBERDADE DO CORAÇÃO
QUE SEMPRE VOA EM TUA DIREÇÃO
MINH´ALMA LIVRE A TI VAI SE UNIR.
Ó QUE GOZO IMENSO PODER ME ELEVAR
PARA NAS ALTURAS A TI CONTEMPLAR
TUA VONTADE E DESÍGNEO AMAR
MINHA ALEGRIA NELES ENCONTRAR
LIVRE, EM TEUS BRAÇOS ME ACONCHEGAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário