«Estou nas mãos de Deus; Ele fará de
mim o que quiser.»
Frei Lourenço da Ressurreição | 1614 – 1691 / A
prática da presença de Deus, III, 7.
Livro: A Experiência Mística de Lourenço da
Ressurreição
192 pgs
Editora: Lótus do Saber
Organizado por Alexandre S. Rocha
Autor: Brother Lawrence
O texto escrito por este humilde carmelita versa sobre a prática da presença de Deus. Seus escritos, adotados por John Wesley, fundador do metodismo, venderam milhões de exemplares em língua inglesa e alemã. Publicado pela primeira vez em português.
Livro: A Prática da Presença de Deus - Irmão Lourenço (Nicholas Herman)
Prefácio
Há mais de 300 anos, em um convento na França, um homem
descobriu o segredo para viver uma vida de alegria. Com a idade de dezoito
anos, Nicholas Herman vislumbrou o poder e a providência Divina através de uma
simples lição que recebeu da natureza. Ele passou os dezoito anos seguintes, no
exército e no serviço público. Finalmente,enfrentando uma "perturbação no
espírito" que freqüentemente ocorre na meia idade,entrou para um mosteiro,
onde se tornou o cozinheiro e o fabricante de sandálias para sua comunidade.
Porém, o mais importante, ali começou uma viagem de 30 anos que o levou a
descobrir um modo simples de viver alegremente. Nos momentos difíceis como os
atuais, Nicholas Herman, conhecido como o Irmão Lourenço, descobriu e aplicou uma
maneira pura e simples de andar constantemente na presença de Deus. O Irmão Lourenço
era um homem gentil e de espírito alegre, evitava ser o centro das atenções,sabendo
que os entretenimentos externos "estragam tudo". Logo após a sua
morte foram reunidas algumas das suas cartas. Frei José de Beaufort,
representante local da arquidiocese, juntou estas cartas com as memórias de
quatro conversas que teve com o Irmão Lourenço, e publicou um pequeno livro
intitulado “A Prática da Presença de Deus”. Neste livro, Irmão Lourenço
diz, simples e maravilhosamente, a forma de caminhar continuamente com Deus,
com uma atitude que não nasce da cabeça, mas a partir do coração. Irmão Lourenço
legou-nos um modo de vida que está disponível para todos os que buscam conhecer
a paz e a presença de Deus, de modo que qualquer pessoa, independentemente da
idade ou das circunstâncias que atravessem, possam praticar em qualquer lugar e
a qualquer momento. Uma das coisas agradáveis com relação à prática da Presença
de Deus, é que este é um método completo. Em quatro conversas e quinze cartas,
muitas das quais foram escritas para uma freira amiga do Irmão Lourenço,
encontramos uma maneira direta de viver na presença de Deus, que hoje,
trezentos anos depois, continua sendo prática.
(...)
XV
Carta
Deus sabe melhor do que ninguém o que precisamos, e tudo o
que faz é para o nosso bem. Se soubéssemos o quanto nos ama, sempre estaríamos
preparados para receber de igual forma e indistintamente da sua mão, o doce e
amargo; Tudo o que vem de Deus nos agrada! As aflições mais agudas parecem
intoleráveis quando as vemos com a luz equivocada. Quando vemos nossas aflições
vindas das mãos de Deus, quando sabemos que é nosso Pai amoroso que nos humilha
e nos aflige, nossos sofrimentos perdem a sua amargura, e chegam a ser fatores
de consolação. Que toda nossa ocupação seja conhecer Deus. Quanto mais o
conhecemos, mais desejamos conhecer-lhe. O conhecimento é normalmente a medida
do amor. Quanto mais profundo e extenso seja o nosso conhecimento, maior será o
nosso amor. Se o nosso amor a Deus for grande lhe amaremos igualmente nas dores
e nos prazeres. Não nos distraíamos buscado o amado Deus por alguns favores
(não importa os quão elevados sejam) que nos tenha feito, ou possa nos fazer.
Tais favores, ainda que sejam muito grandes, não podem nos aproximar de Deus
como a fé o faz em um simples ato. Busquemos a Deus freqüentemente pela fé. Ele
está dentro de nós. Não o busquemos em outro lugar. Não somos desconsiderados e
somos dignos de repreensão, se Lhe deixamos só, para nos ocupar de
insignificâncias que não Lhe agradam, e talvez o ofendam? Devemos temer que
estas insignificâncias algum dia nos custarão caro. Comecemos a dedicar-nos a
Ele com toda a seriedade. Coloquemos de lado tudo o que está em nossos
corações. Ele deve possuí-lo plenamente. Supliquemos este favor a Ele. Se
fizermos o que podermos de nossa parte, em breve veremos que se produz em nós
essa mudança que aspiramos. Não posso agradecer o suficiente pelo alívio que te
há concedido. Espero ver Deus dentro de uns dias. Oremos um pelo outro.
Traduzido
por Roberto Azevedo janeiro de 2009 da versão em espanhol de Eduardo B.Coria de
Janeiro 2002
Para ler on line:
Escreveu ele em A Prática da Presença de Deus:
“O método mais excelente que encontrei para ir até Deus é aquele de fazer coisas comuns sem qualquer intento de agradar aos homens e, até onde sou capaz, fazê-las puramente por amor a Deus.”
“Nas coisas que são incertas, precisamos pedir Seu auxílio para que conheçamos a Sua vontade. Nas coisas que sinto que Ele está solicitando de mim, busco ter um desempenho perfeito, realizando muito bem feito, como para Deus mesmo”.
“Nossa santificação não está na mudança de nossas obras, mas em fazer, por amor a Deus, todas aquelas coisas que normalmente fazemos por nós mesmos. Ao ocupar-nos com isso, devemos simplesmente oferecer todas as coisas a Ele antes de realizá-las e agradecer-Lhe quando as tivermos concluído.”
“Não devemos nos cansar de fazer pequenas coisas pelo amor de Deus, que não se importa com a grandeza do trabalho, mas com o amor com que é realizado. Realizo os trabalhos mais banais sem visar o reconhecimento interesseiro dos homens e quanto mais longe eu sou capaz de chegar eu o faço, puramente por amor a Ele.”
“Permita-me falar, de coração aberto, sobre o modo como vou até Deus. Todas as coisas dependem de uma renúncia sincera de tudo aquilo que você sabe que não leva a Deus. É preciso acostumar-se a uma conversa contínua com Ele – uma conversa que seja livre e simples. Precisamos conhecer que Deus está sempre intimamente ao nosso lado e entregar-lhe todos os nossos momentos.”
“Busco me acostumar a manter uma conversação contínua com Ele. Em minha conversação com Deus devo mostrar que tudo o que faço é com a intenção de louvá-lo, amá-lo incessantemente, por Sua infinita bondade e perfeição.”
“Para estar com Deus não é necessário estar sempre na igreja. Podemos fazer de nosso coração um oratório onde nos retiraremos de vez em quando para conversar com ele cheios de mansidão, humildade e amor.”
“É uma grande ilusão pensar que os momentos de oração devem ser diferentes dos outros momentos. Somos estritamente obrigados a dedicar-nos a Deus nos momentos de ação, assim como devemos dedicar-nos à oração durante o período de oração. Minhas orações não passam de uma sensação da presença de Deus. Minha alma fica simplesmente insensível, naquele momento, a qualquer outra coisa que não seja o amor divino. Quando o tempo reservado para a oração chega ao fim, não vejo diferença porque ainda continuo com Deus, louvando-O e bendizendo-O com toda a minha força, para que eu possa levar a minha vida em constante alegria. Contudo, imagino que Deus irá conceder-me mais sofrimentos quando eu estiver mais forte.”
“Em sua conversa com Deus, dedique-se também a louvá-Lo, adorá-Lo e amá-Lo sem cessar, fazendo todas essas coisas em razão de Sua infinita bondade e de Sua perfeição.”
“Não devemos ficar desanimados por conta de nossos pecados; pelo contrário, devemos simplesmente orar pedindo a graça do Senhor com total convicção, confiando nas infinitas misericórdias do Senhor Jesus Cristo.”
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A melhor regra para uma vida santa - Conversas e Cartas do Irmão Lawrence. Data provável da primeira publicação: entre 1670 e 1700.
“O bem quando Ele concede, sumamente bom; não mais quando Ele nega:
Aflições, de Sua mão soberana, são bençãos disfarçadas.
Certamente se fosse necessária prova adicional dessa realidade, esta seria encontrada na unidade universal do Cristianismo experimental em todas as idades e todas a terras. As experiências de Thomas à Kempis, de Tauler e Madame Guyon, de John Woolman e Hester Ann Rogers, se combinam maravilhosamente e se harmonizam perfeitamente. E Nicholas Herman, de Lorraine, cujas cartas e conversas são dadas aqui, testificam a mesma verdade. Em comunhão com Roma, um irmão leigo entre Carmelitas, por muitos anos um soldado, numa era irreligiosa, entre pessoas céticas, onde nele a prática da presença de DEUS foi tanto uma realidade quanto a “guarda” dos primeiros Companheiros e a “semente sagrada” nele e em outros foram o “rebanho” (Is 6,16) do qual cresceram os lares e a piedade evangélica do século dezoito, de Epworth e de Moorfields. “Quando despojadas, estão adornadas ao máximo” é a linha que desencoraja quaisquer interpolações ou interpretações, além dos poucos conteúdos dos cabeçalhos que são oferecidos. Que o “Cristo em você” seja a “esperança da glória” para todos os que lêem.
CONVERSAÇÕES
PRIMEIRA CONVERSAÇÃO
Conversão e emprego precioso. Satisfação na presença de Deus. Fidelidade ao nosso dever. Resignação, o fruto da vigilância.
A primeira vez que vi o Irmão Lawrence foi em três de agosto, 1666. Ele me disse que DEUS lhe concedera um favor singular, em sua conversão na idade de dezoito anos. Que no inverno, olhando uma árvore despojada de suas folhas e considerando que dentro de pouco tempo suas folhas seriam renovadas, e depois disso as flores e frutos apareceriam, ele recebeu uma grande visão da Providência e Poder de Deus, que nunca se apagou de sua alma. Que esta visão como que acendeu nele um amor tão grande por DEUS, que ele não podia diferenciar se esse amor aumentou nos mais de quarenta anos que ele ainda viveu. Que ele havia sido lacaio de M. Fieubert, o tesoureiro, e que ele era um sujeito grande e desajeitado, que tudo quebrava. Que ele muito desejara ter sido admitido num mosteiro, pensando que lá ele conseguiria melhorar sua falta de jeito e (diminuir) as faltas que ele cometeria, e então ele deveria sacrificar a DEUS sua vida, com seus prazeres: mas que DEUS o havia desapontado, já que ele apenas encontrou satisfação nesse estado. Que nós deveríamos nos estabelecer num sentido da Presença de Deus, continuamente conversando com Ele. Que isto era uma coisa vergonhosa, interromper essa conversação para pensar em ninharias e tolices. Que devemos alimentar e nutrir nossas almas com altas noções de DEUS; que produziria em nós grande alegria o sermos devotados a Ele. Que devemos acelerar e animar nossa fé. Que é lamentável que tenhamos tão pouca; e que ao invés de tomar a fé como regra de conduta, os homens se divertem a si mesmos com devoções triviais, que mudam diariamente. Que o caminho da Fé era o espírito da Igreja e isto era suficiente para nos levar a um alto grau de perfeição. Que devemos nos oferecer totalmente a Deus, com respeito tanto às coisas temporais quanto espirituais, e procurar nossa satisfação apenas em fazer Sua vontade, onde quer que Ele nos conduza, por sofrimento ou consolação, pois tudo deveria ser igual para uma alma verdadeiramente resignada. Que a fidelidade é necessária nestas securas ou desolações e aborrecimento na oração, pelas quais DEUS testa nosso amor por Ele; que então era o tempo para fazermos bons e efetivos atos de resignação, onde se pode muitas vezes aperfeiçoar nosso progresso espiritual. Que em relação às misérias e pecados das quais ele ouvia diariamente no mundo, ele estava longe de se admirar delas e que, ao contrário, ele estava surpreso que não houvesse mais, considerando a malícia de que eram capazes os pecadores: que por sua parte, ele rezava por eles; mas sabendo que DEUS podia remediar os malfeitos que eles cometiam, quando Ele desejasse, ele não se dava a mais nenhuma preocupação. Que para chegar a uma tal resignação como DEUS deseja, devemos vigiar atentamente todas as paixões que se misturam, tanto nas coisas espirituais como nas de natureza mais grosseira: que DEUS dá a luz concernente a essas paixões àqueles que verdadeiramente desejam servi-Lo. Que se este fosse meu projeto, isto é, sinceramente servir a DEUS, eu poderia vir a ele (Irmão Lawrence), quando desejasse, sem nenhum medo de ser algum incômodo; mas se não, eu não o deveria visitar mais.
SEGUNDA CONVERSAÇÃO
O Amor, a razão de tudo. Antes no medo, agora na alegria. Diligência e amor. Simplicidade, a chave para a ajuda divina. Negócios tanto fora quanto dentro de casa. Tempos de oração e auto-mortificação não são essenciais para a Prática. Todos os escrúpulos trazidos a Deus. Que Ele sempre governou tudo por amor, sem visões mesquinhas; e que tendo resolvido fazer do amor de Deus a finalidade de todos os seus atos, ele encontrou motivos para estar satisfeito com seu método. Que ele ficava feliz quando podia pegar uma palhinha no chão por amor de Deus, procurando-O somente, e nada mais, nem mesmo seus dons. Que ele ficou muito confuso por um bom tempo, pensando que estava condenado; e que todos os homens do mundo não o poderiam convencer do contrário; porém tendo o mesmo raciocinado consigo mesmo sobre isso: ‘ingressei na vida religiosa apenas por amor a Deus e tenho tentado agir apenas por Ele; o que quer que me aconteça, quer eu seja salvo ou me perca, vou sempre continuar a agir puramente por amor de Deus. Terei pelo menos esse bem, que até a morte eu terei feito tudo que estiver em mim por amor dEle.’ Que essa confusão mental durou quatro anos; e que durante esse tempo ele sofreu muito.
Que após esse tempo ele viveu sua vida em perfeita liberdade e contínua alegria. Que ele colocou seus pecados entre ele e Deus, como para dizer a Ele que não merecia Seus favores, mas que Deus continuava a dar-lhe em abundância. Que de modo a formar o hábito de conversar com Deus continuamente, e oferecendo tudo que fazemos a Ele; primeiro devemos nos dedicar a Ele com algum esforço, mas depois de poucos cuidados devemos notar seu amor dentro de nós nos levar a isso sem grande dificuldade.
Que ele esperava, depois de dias felizes que Deus lhe deu, receber sua quota de dor e sofrimento; mas que ele não se preocupou com isso, sabendo muito bem que ele não poderia fazer nada por si mesmo, Deus não falharia em dar-lhe forças para suportá-los. Que quando se apresentou uma ocasião de praticar alguma virtude, ele se dirigiu a Deus, dizendo-Lhe, ‘Senhor, não posso fazer isso a menos que me capaciteis’; e que em seguida ele recebeu forças mais do que suficiente. Que quando ele falhou em seus deveres, ele apenas confessou sua culpa, dizendo a Deus, ‘nunca farei diferente, se Vós me deixais por minha conta; Vós deveis esconder minhas quedas e emendar o que está errado.’ Que após isso, não se permitiu mais nenhum desconforto sobre isso.
Que devemos agir com Deus com a maior simplicidade, falando com Ele franca e claramente e implorando Sua assistência em nossos negócios, como eles acontecem. Que Deus nunca deixou de conceder-lhe isso, como ele experimentava com frequência.
Que ele mais tarde ele foi enviado a Burgundy, para compra as provisões de vinho para a comunidade, que se tornou uma tarefa indesejada para ele, já que ele não tinha nenhum tino para negócios e por que ele era aleijado, e não podia se locomover no barco a nao ser rolando sobre os tonéis. Que contudo não se preocupou com isso, nem com a compra do vinho. Que ele disse a Deus, era do Seu negócio que ele estava cuidando e que depois disso viu que tudo se realizou a contento. Que ele foi enviado a Auvergne um ano antes para a mesma incumbência; que ele não poderia contar como tudo se passou, mas provou que se saiu bem. Então, da mesma maneira, em seus negócios na cozinha (a que ele tinha naturalmente grande aversão), tendo se acostumado a fazer tudo ali por amor de Deus, e com orações em todas as ocasiões, por Sua graça para fazer tudo bem, ele sempre achou tudo fácil, durante os quinze anos que lá ficou trabalhando. Que ele estava muito feliz com o posto que ocupava agora; mas que estava pronto a deixá-lo, tanto quanto ao primeiro, já que ele estava sempre feliz em todas as situações, fazendo pequenas coisas por amor de Deus.
Que para ele, os tempos fixados para oração não eram diferentes dos outros tempos: que ele se aposentou para orar, conforme as ordens de seu superior, mas que ele não desejava tal aposentadoria, nem pediu isso, porque seu maior trabalho não o afastava de Deus.
Que ele sabia de sua obrigação de Amar a Deus em todas as coisas, e como tinha se proposto a fazer isso, ele não precisava de um diretor que lhe aconselhasse isso; mas que ele precisava muito de um confessor que o absolvesse. Que ele era muito sensível às suas faltas mas não desencorajado por eles; que ele as confessava a Deus e não Lhe pedia que o desculpasse deles. Quando ele fazia assim, ele terminava sua prática usual de amor e adoração, em paz.
Que em sua perturbação mental, ele não consultou ninguém, mas sabendo pela luz da fé que Deus estava presente, ele se contentava em dirigir todas as suas ações a Deus, i.e., fazendo-as com um desejo de agradá-Lo, seja lá o que decorresse disso.
Que pensamentos inúteis estragam tudo: que o engano começa aí; mas que devemos rejeitá-los, tão logo percebamos sua impertinência ao assunto em questão, ou nossa salvação; e retornamos à nossa comunhão com Deus.
Que no começo ele sempre passava parte do tempo estabelecido para a oração, rejeitando pensamentos errantes e caindo de novo neles. Que ele nunca pode controlar sua devoção por certos métodos como alguns fazem. Que apesar disso, no início, ele meditou por algum tempo, mas depois ele parou, de uma maneira que não poderia dizer como.
Que todas as mortificações e outros exercícios são inúteis, mas servem para levar à união com Deus pelo amor; que ele considerou bem isto e descobriu que o caminho mais rápido para ir direto a Ele é pelo contínuo exercício do Amor, fazendo tudo por amor dEle.
Que devemos fazer uma grande diferença entre os atos da compreensão e aqueles da vontade; que os primeiros são comparativamente de pouco valor e os outros, tudo. Que nosso único negócio é amar e nos deliciar em Deus.
Que todos os tipos possíveis de mortificação, se estiverem vazios do amor de Deus, não podem apagar um único pecado. Que devemos, sem ansiedade, esperar o perdão de todos nossos pecados pelo Sangue de Jesus Cristo, apenas nos esforçando para amá-Lo de todo nosso coração. Que Deus parece ter concedido seus maiores favores aos maiores pecadores, como um sinal monumental de Sua misericórdia.
Que as maiores penas ou os prazeres deste mundo não se comparam com o que ele experimentou nos dois tipos de estado espiritual: de modo que ele não tinha preocupação com nada nem tinha medo de nada, desejando apenas Deus, e que ele não O ofendesse.
Que ele nao tinha escrúpulos; pois, disse ele, ‘quando eu falho em meu dever, eu prontamente reconheço isso, dizendo: estou acostumado a fazer isso; nunca farei de outro modo se contar comigo mesmo. Se eu não cair, então, dou graças a Deus, reconhecendo que toda a força vem Dele.’
TERCEIRA CONVERSAÇÃO
Ele me contou que a base da sua vida espiritual estava numa alta noção e estima de Deus através da fé; que quando ele finalmente compreendeu bem, não teve outro cuidado a princípio, além daquele de rejeitar prontamente qualquer outro pensamento, ‘que ele pudesse realizar todas suas tarefas por amor a Deus’. Que quando algumas vezes ele não pensava em Deus por algum bom tempo, ele não se inquietava por isto; mas, depois de reconhecer sua miséria diante de Deus, ele retornava a Ele com tanto mais confiança n’Ele tanto quanto tinha se reconhecido miserável ao esquecê-Lo.
Que a confiança que colocamos em Deus O honra muito e atrai para nós grandes graças.
Que era impossível não apenas que Deus decepcionasse, mas também que Ele deixasse por muito tempo uma alma sofrendo perfeitamente resignada a Ele e resolvida a suportar tudo por Seu Amor.
Que ele frequentemente experimentara a prontidão do socorro da divina graça em todas as ocasiões e da mesma experiência, quando ele tinha negócios a resolver, ele não pensava nisso antecipadamente, mas quando era hora de agir, ele encontrava em Deus, como num espelho límpido, tudo o que era apropriado a ele fazer. Que ultimamente ele tinha agido assim, sem antecipar cuidados; mas antes da experiência acima mencionada, ele usou isto em seus negócios.
Quando negócios externos o distraiam do pensamento de Deus, uma lembrança fresca, vinda de Deus investia em sua alma e tão o inflamava e o transportava que lhe era custoso conter-se.
Que ele estava mais unido a Deus em seus afazeres externos do que quando ele os deixava para a devoção e a solidão.
Que ele a partir de então experava muita dor de corpo e alma; que o pior que pôde lhe acontecer foi perder o senso de Deus que ele desfrutou por tanto tempo; mas que a bondade de Deus lhe assegurou que Ele não o abandonaria completamente, e que Ele lhe daria força para suportar qualquer mal que Ele permitisse acontecer a ele; e que por conseguinte ele não teve medo de nada; e que não teve ocasião de se consultar com ninguém sobre esse estado. E quando ele tentou fazer isto, ele ficou mais perplexo; e que ele estava consciente de sua prontidão para entregar sua vida por amor de Deus, que ele não tinha apreensões quanto a perigos. Que a perfeita resignação a Deus era um modo certo de ir ao céu, um modo pelo qual ele teve sempre suficiente luz para sua conduta.
Que no início da vida espirital devemos ser fiéis em cumprir o nosso dever e nos negarmos a nós mesmos; mas depois disso, alegrias inexprimíveis seguem. Que nas dificuldades devemos sempre recorrer a Jesus Cristo, e pedir Sua graça; com isso tudo se torna fácil.
Que muitos não avançam no progresso cristão porque se agarram a penitências e exercícios particulares, enquanto negligenciam o amor de Deus, que é o ‘fim’. Que isso aparecia claramente em seus trabalhos e essa era a razão pela qual vemos tão pouca virtude sólida.
Que não era necessário nem a arte nem a ciência para ir a Deus, mas apenas um coração resolutamente determinado a aplicar-se a nada além de Deus, por Ele mesmo e amar a Ele apenas.
QUARTA CONVERSAÇÃO
Ele discursava comigo frequentemente, com grande abertura de coração, a respeito de sua maneira de ir a Deus, onde alguma parte já foi relatada.
Ele me disse que tudo consiste em uma renúncia total de tudo que sentimos que não leva a Deus. Que devemos nos acostumar a nós mesmos a uma contínua conversação com Ele, com liberdade e simplicidade. Que precisamos apenas reconhecer a Deus intimamente presente em nós, de falar com Ele a todo momento, que devemos pedir Sua assistência para conhecer Sua vontade nas coisas duvidosas, e para retamente realizar aquelas que vemos que Ele espera de nós, oferecendo-as a Ele antes que as realizemos e dando a Ele graças quando terminarmos.
Que nessa conversação com Deus estamos também ocupados em louvar, adorar, e amar a Ele, incessantemente, por Sua infinita bondade e perfeição.
Que sem nos desencojarmos por causa de nossos pecados, devemos rezar pela Sua graça com perfeita confiança, confiando nos infinitos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que Deus nunca falhou em oferecer Sua graça em cada ação; que ele claramente percebeu isso e nunca falhou nisso, a não ser quando seus pensamentos vagavam fora do sentido da presença de Deus, ou quando ele esquecia de pedir Seu auxílio.
Que Deus sempre nos dá a luz em nossas dúvidas, quando não temos nenhum outro projeto a não ser agradá-Lo. Que nossa santificação não depende de mudar nossos trabalhos, mas em fazê-los por amor de Deus, o que em geral fazemos por nosso amor. Que era lamentável ver quantas pessoas trocam os meios pelo fim, viciando-se a fazer certos trabalhos, que eles realizam muito perfeitamente, por razões de seus humanos interesses.
Que o meio mais excelente que ele encontrou de ir a Deus era fazer nossos trabalhos ordinários sem nenhum propósito de agradar aos homens (Gal, 1,10, Ef, 6,5 e 6) e (tanto quanto formos capazes) puramente pelo amor de Deus.
Que era grande ilusão pensar que os momentos de oração devem ser diferentes de outros momentos; que somos estritamente obrigados a aderir a Deus pela ação no tempo da ação, tanto quanto pela oração no momento de oração.
Que sua oração era nada mais que um sentido da presencá de Deus, sua alma sendo naquela hora indiferente a tudo além do amor divino; e que quando o momento da oração terminava ele não via nenhuma diferença, porque ele continuava com Deus, louvando e bendizendo-O com toda sua força, de modo que passava sua vida em constante alegria; ainda que esperando que Deus lhe desse algo para sofrer quando ele ficasse mais forte.
Que devemos, de uma vez por todas, colocar fervorosamente toda nossa confiança em Deus e nos abandonarmos totalmente nEle, seguros de que Ele não nos decepcionará.
Que não devemos nos cansar de fazer pequenas coisas por amor a Deus, que não considera a grandeza do trabalho mas o amor com que ele é realizado. Que não devemos nos maravilhar se, no início, frequentemente falhamos em nossas empreitadas, mas que ao final teremos ganho um hábito, que irá naturalmente produzir seus frutos em nós, sem nosso cuidado, e para nossa grande alegria.
Que toda a substância da religião é a fé, esperança e caridade, pela prática das quais nos tornamos unidos à vontade de Deus; que tudo o mais é indiferente e deve ser usado como meio de chegarmos ao nosso fim, e sermos engolidos então, pela fé e caridade.
Que todas as coisas são possíveis àquele que crê; que elas são menos difíceis àquele que espera; que elas são mais fáceis àquele que ama e ainda mais fácil àquele que persevera na prática dessas três virtudes.
Que o fim que devemos propor a nós mesmo é tornarmo-nos nesta vida, os mais perfeitos adoradores de Deus que possamos ser, como desejamos ser por toda a eternidade.
Que quando entramos na vida espiritual, devemos considerar e examinar até o fundo o que nós somos. E então devemos nos considerar dignos de todo desprezo e nem merecendo nem mesmo o nome de Cristãos; sujeitos a todo tipo de miséria e incontáveis acidentes, que nos perturbam e nos causam vicissitudes perenes em nossa saúde, em nosso humor, em nossas disposições internas e externas; enfim, pessoas a quem Deus humilharia com muitas dores e trabalhos, tanto interior quanto exteriormente. Depois disso não devemos nos maravilhar que trabalhos, tentações, oposições e contradições nos aconteçam da parte dos homens. Devemos, ao contrário, nos submeter a eles, e suportá-los tanto quanto Deus deseje, como coisas altamente vantajosas para nós.
Que quanto a maior perfeição que uma alma deseje maior deve ser a sua dependência à divina graça.
Sendo questinado por um de sua Ordem, (a quem ele era obrigado a se abrir) por quais meios ele atingiu um senso tão habitual de Deus, ele lhe respondeu que, desde a sua entrada no mosteiro ele considerou Deus como o fim de todos seus pensamentos e desejos, como a marca para a qual deveriam pender, e na qual eles deveriam terminar.
Que no início de seu noviciado ele despendia as horas determinadas para a oração individual em pensar em Deus, como que para convencer sua mente e para imprimir profundamente em seu coração, a divina existência, através de sentimento devotos e submissão à luz da fé, e não por estudos da razão ou meditações elaboradas. Que por este breve e seguro método ele se exercitou no conhecimento e amor de Deus, resolvendo usar seu mais extremo esforço para viver num continuado sentido de Sua presença, e, se possível, nunca mais esquecer-se dEle.
Que quando ele tinha enchido sua mente na oração, com grandes sentimentos do Ser infinito, ele ia para seu trabalho na cozinha (pois ele era cozinheiro da comunidade). Que tendo considerado com cuidado as coisas que seu ofício exigia, ele passava todos os intervalos de sua jornada, tanto antes quanto depois do seu trabalho, em oração.
Que quando ele começou seu trabalho, ele disse a Deus com uma confiança filial n’Ele: “Oh meu Senhor, que estás comigo, eu devo agora, em obedicência aos Vossos mandamentos, aplicar minha mente nessas coisas exteriores; eu Vos suplico conceder-me a graça de continuar em Vossa presença; e para este fim dai-me Vossa assistência, receba todos os meus trabalhos e todos os meus afetos.”
Que enquanto ele procedia com seu trabalho ele continuava esta conversa familiar com seu Criador, implorando Sua graça, e oferecendo-Lhe todas as suas ações.
Quando ele terminava ele se examinava para ver como havia cumprido seu dever; se ele achava que fora bem, ele dava graças a Deus; pelo contrário, ele pedia perdão e sem se desencorajar, ele fixava sua mente novamente e continuava seu exercício da ‘presença’ de Deus como se nunca tivesse se desviado dela. “Então”, dizia ele, “levantando-me depois de minhas quedas, e pelos frequentes atos de fé e amor, cheguei a um estado onde seria difícil para mim não pensar em Deus, como era no começo, para acostumar-me a isto.
Como o Irmão Laurence encontrou tal vantagem em caminhar na presença de Deus, era natural para ele recomendar isso com insistência aos outros; mas seu exemplo foi mais forte exemplo do que quaisquer argumentos que ele pudesse propor. Seu próprio semblante era edificante, tão doce e calma devoção nele transparecia que não podia deixar de afetar aqueles que o viam.
Como foi observado que na maior agitação nos trabalhos da cozinha ele ainda preservava seu recolhimento e concentração celestial. Ele nunca estava apressado ou flanando, mas fazia cada coisa a seu tempo, com uma compostura constante e tranquilidade de espírito. “O tempo do trabalho, ele dizia, “não me é diferente do tempo da oração; e tanto no barulho e estardalhaço da minha cozinha, enquanto várias pessoas estão gritando ao mesmo tempo por coisas diferentes, Eu possuo a Deus em grande tranquilidade como se estivesse de joelhos diante do Santíssimo Sacramento.”
Tradução livre por Jandira Soares Pimentel, de texto encontrado na internet. Quando eu tiver um tempo vou traduzir as "Cartas" do Irmão Lawrence, aguardem.
"A Prática da Presença de Deus - "do Irmão Lawrence
(Traduzido por Jandira Soares Pimentel - de edição autêntica, encontrada na Internet.)
Vejam como tem tudo a ver com o livro "A Nuvem do Não-Saber" e com a prática da Oração Centrante.
A melhor regra para uma vida santa - Conversas e Cartas do Irmão Lawrence. Data provável da primeira publicação: entre 1670 e 1700.
“O bem quando Ele concede, sumamente bom; não mais quando Ele nega:
Aflições, de Sua mão soberana, são bençãos disfarçadas.
”Prefácio - “Creio na .... comunhão dos santos”.
Certamente se fosse necessária prova adicional dessa realidade, esta seria encontrada na unidade universal do Cristianismo experimental em todas as idades e todas a terras. As experiências de Thomas à Kempis, de Tauler e Madame Guyon, de John Woolman e Hester Ann Rogers, se combinam maravilhosamente e se harmonizam perfeitamente. E Nicholas Herman, de Lorraine, cujas cartas e conversas são dadas aqui, testificam a mesma verdade. Em comunhão com Roma, um irmão leigo entre Carmelitas, por muitos anos um soldado, numa era irreligiosa, entre pessoas céticas, onde nele a prática da presença de DEUS foi tanto uma realidade quanto a “guarda” dos primeiros Companheiros e a “semente sagrada” nele e em outros foram o “rebanho” (Is 6,16) do qual cresceram os lares e a piedade evangélica do século dezoito, de Epworth e de Moorfields. “Quando despojadas, estão adornadas ao máximo” é a linha que desencoraja quaisquer interpolações ou interpretações, além dos poucos conteúdos dos cabeçalhos que são oferecidos. Que o “Cristo em você” seja a “esperança da glória” para todos os que lêem.
CONVERSAÇÕES
PRIMEIRA CONVERSAÇÃO
Conversão e emprego precioso. Satisfação na presença de Deus. Fidelidade ao nosso dever. Resignação, o fruto da vigilância.
A primeira vez que vi o Irmão Lawrence foi em três de agosto, 1666. Ele me disse que DEUS lhe concedera um favor singular, em sua conversão na idade de dezoito anos. Que no inverno, olhando uma árvore despojada de suas folhas e considerando que dentro de pouco tempo suas folhas seriam renovadas, e depois disso as flores e frutos apareceriam, ele recebeu uma grande visão da Providência e Poder de Deus, que nunca se apagou de sua alma. Que esta visão como que acendeu nele um amor tão grande por DEUS, que ele não podia diferenciar se esse amor aumentou nos mais de quarenta anos que ele ainda viveu. Que ele havia sido lacaio de M. Fieubert, o tesoureiro, e que ele era um sujeito grande e desajeitado, que tudo quebrava. Que ele muito desejara ter sido admitido num mosteiro, pensando que lá ele conseguiria melhorar sua falta de jeito e (diminuir) as faltas que ele cometeria, e então ele deveria sacrificar a DEUS sua vida, com seus prazeres: mas que DEUS o havia desapontado, já que ele apenas encontrou satisfação nesse estado. Que nós deveríamos nos estabelecer num sentido da Presença de Deus, continuamente conversando com Ele. Que isto era uma coisa vergonhosa, interromper essa conversação para pensar em ninharias e tolices. Que devemos alimentar e nutrir nossas almas com altas noções de DEUS; que produziria em nós grande alegria o sermos devotados a Ele. Que devemos acelerar e animar nossa fé. Que é lamentável que tenhamos tão pouca; e que ao invés de tomar a fé como regra de conduta, os homens se divertem a si mesmos com devoções triviais, que mudam diariamente. Que o caminho da Fé era o espírito da Igreja e isto era suficiente para nos levar a um alto grau de perfeição. Que devemos nos oferecer totalmente a Deus, com respeito tanto às coisas temporais quanto espirituais, e procurar nossa satisfação apenas em fazer Sua vontade, onde quer que Ele nos conduza, por sofrimento ou consolação, pois tudo deveria ser igual para uma alma verdadeiramente resignada. Que a fidelidade é necessária nestas securas ou desolações e aborrecimento na oração, pelas quais DEUS testa nosso amor por Ele; que então era o tempo para fazermos bons e efetivos atos de resignação, onde se pode muitas vezes aperfeiçoar nosso progresso espiritual. Que em relação às misérias e pecados das quais ele ouvia diariamente no mundo, ele estava longe de se admirar delas e que, ao contrário, ele estava surpreso que não houvesse mais, considerando a malícia de que eram capazes os pecadores: que por sua parte, ele rezava por eles; mas sabendo que DEUS podia remediar os malfeitos que eles cometiam, quando Ele desejasse, ele não se dava a mais nenhuma preocupação. Que para chegar a uma tal resignação como DEUS deseja, devemos vigiar atentamente todas as paixões que se misturam, tanto nas coisas espirituais como nas de natureza mais grosseira: que DEUS dá a luz concernente a essas paixões àqueles que verdadeiramente desejam servi-Lo. Que se este fosse meu projeto, isto é, sinceramente servir a DEUS, eu poderia vir a ele (Irmão Lawrence), quando desejasse, sem nenhum medo de ser algum incômodo; mas se não, eu não o deveria visitar mais.
SEGUNDA CONVERSAÇÃO
O Amor, a razão de tudo. Antes no medo, agora na alegria. Diligência e amor. Simplicidade, a chave para a ajuda divina. Negócios tanto fora quanto dentro de casa. Tempos de oração e auto-mortificação não são essenciais para a Prática. Todos os escrúpulos trazidos a Deus. Que Ele sempre governou tudo por amor, sem visões mesquinhas; e que tendo resolvido fazer do amor de Deus a finalidade de todos os seus atos, ele encontrou motivos para estar satisfeito com seu método. Que ele ficava feliz quando podia pegar uma palhinha no chão por amor de Deus, procurando-O somente, e nada mais, nem mesmo seus dons. Que ele ficou muito confuso por um bom tempo, pensando que estava condenado; e que todos os homens do mundo não o poderiam convencer do contrário; porém tendo o mesmo raciocinado consigo mesmo sobre isso: ‘ingressei na vida religiosa apenas por amor a Deus e tenho tentado agir apenas por Ele; o que quer que me aconteça, quer eu seja salvo ou me perca, vou sempre continuar a agir puramente por amor de Deus. Terei pelo menos esse bem, que até a morte eu terei feito tudo que estiver em mim por amor dEle.’ Que essa confusão mental durou quatro anos; e que durante esse tempo ele sofreu muito.
Que após esse tempo ele viveu sua vida em perfeita liberdade e contínua alegria. Que ele colocou seus pecados entre ele e Deus, como para dizer a Ele que não merecia Seus favores, mas que Deus continuava a dar-lhe em abundância. Que de modo a formar o hábito de conversar com Deus continuamente, e oferecendo tudo que fazemos a Ele; primeiro devemos nos dedicar a Ele com algum esforço, mas depois de poucos cuidados devemos notar seu amor dentro de nós nos levar a isso sem grande dificuldade.
Que ele esperava, depois de dias felizes que Deus lhe deu, receber sua quota de dor e sofrimento; mas que ele não se preocupou com isso, sabendo muito bem que ele não poderia fazer nada por si mesmo, Deus não falharia em dar-lhe forças para suportá-los. Que quando se apresentou uma ocasião de praticar alguma virtude, ele se dirigiu a Deus, dizendo-Lhe, ‘Senhor, não posso fazer isso a menos que me capaciteis’; e que em seguida ele recebeu forças mais do que suficiente. Que quando ele falhou em seus deveres, ele apenas confessou sua culpa, dizendo a Deus, ‘nunca farei diferente, se Vós me deixais por minha conta; Vós deveis esconder minhas quedas e emendar o que está errado.’ Que após isso, não se permitiu mais nenhum desconforto sobre isso.
Que devemos agir com Deus com a maior simplicidade, falando com Ele franca e claramente e implorando Sua assistência em nossos negócios, como eles acontecem. Que Deus nunca deixou de conceder-lhe isso, como ele experimentava com frequência.
Que ele mais tarde ele foi enviado a Burgundy, para compra as provisões de vinho para a comunidade, que se tornou uma tarefa indesejada para ele, já que ele não tinha nenhum tino para negócios e por que ele era aleijado, e não podia se locomover no barco a nao ser rolando sobre os tonéis. Que contudo não se preocupou com isso, nem com a compra do vinho. Que ele disse a Deus, era do Seu negócio que ele estava cuidando e que depois disso viu que tudo se realizou a contento. Que ele foi enviado a Auvergne um ano antes para a mesma incumbência; que ele não poderia contar como tudo se passou, mas provou que se saiu bem. Então, da mesma maneira, em seus negócios na cozinha (a que ele tinha naturalmente grande aversão), tendo se acostumado a fazer tudo ali por amor de Deus, e com orações em todas as ocasiões, por Sua graça para fazer tudo bem, ele sempre achou tudo fácil, durante os quinze anos que lá ficou trabalhando. Que ele estava muito feliz com o posto que ocupava agora; mas que estava pronto a deixá-lo, tanto quanto ao primeiro, já que ele estava sempre feliz em todas as situações, fazendo pequenas coisas por amor de Deus.
Que para ele, os tempos fixados para oração não eram diferentes dos outros tempos: que ele se aposentou para orar, conforme as ordens de seu superior, mas que ele não desejava tal aposentadoria, nem pediu isso, porque seu maior trabalho não o afastava de Deus.
Que ele sabia de sua obrigação de Amar a Deus em todas as coisas, e como tinha se proposto a fazer isso, ele não precisava de um diretor que lhe aconselhasse isso; mas que ele precisava muito de um confessor que o absolvesse. Que ele era muito sensível às suas faltas mas não desencorajado por eles; que ele as confessava a Deus e não Lhe pedia que o desculpasse deles. Quando ele fazia assim, ele terminava sua prática usual de amor e adoração, em paz.
Que em sua perturbação mental, ele não consultou ninguém, mas sabendo pela luz da fé que Deus estava presente, ele se contentava em dirigir todas as suas ações a Deus, i.e., fazendo-as com um desejo de agradá-Lo, seja lá o que decorresse disso.
Que pensamentos inúteis estragam tudo: que o engano começa aí; mas que devemos rejeitá-los, tão logo percebamos sua impertinência ao assunto em questão, ou nossa salvação; e retornamos à nossa comunhão com Deus.
Que no começo ele sempre passava parte do tempo estabelecido para a oração, rejeitando pensamentos errantes e caindo de novo neles. Que ele nunca pode controlar sua devoção por certos métodos como alguns fazem. Que apesar disso, no início, ele meditou por algum tempo, mas depois ele parou, de uma maneira que não poderia dizer como.
Que todas as mortificações e outros exercícios são inúteis, mas servem para levar à união com Deus pelo amor; que ele considerou bem isto e descobriu que o caminho mais rápido para ir direto a Ele é pelo contínuo exercício do Amor, fazendo tudo por amor dEle.
Que devemos fazer uma grande diferença entre os atos da compreensão e aqueles da vontade; que os primeiros são comparativamente de pouco valor e os outros, tudo. Que nosso único negócio é amar e nos deliciar em Deus.
Que todos os tipos possíveis de mortificação, se estiverem vazios do amor de Deus, não podem apagar um único pecado. Que devemos, sem ansiedade, esperar o perdão de todos nossos pecados pelo Sangue de Jesus Cristo, apenas nos esforçando para amá-Lo de todo nosso coração. Que Deus parece ter concedido seus maiores favores aos maiores pecadores, como um sinal monumental de Sua misericórdia.
Que as maiores penas ou os prazeres deste mundo não se comparam com o que ele experimentou nos dois tipos de estado espiritual: de modo que ele não tinha preocupação com nada nem tinha medo de nada, desejando apenas Deus, e que ele não O ofendesse.
Que ele nao tinha escrúpulos; pois, disse ele, ‘quando eu falho em meu dever, eu prontamente reconheço isso, dizendo: estou acostumado a fazer isso; nunca farei de outro modo se contar comigo mesmo. Se eu não cair, então, dou graças a Deus, reconhecendo que toda a força vem Dele.’
TERCEIRA CONVERSAÇÃO
Ele me contou que a base da sua vida espiritual estava numa alta noção e estima de Deus através da fé; que quando ele finalmente compreendeu bem, não teve outro cuidado a princípio, além daquele de rejeitar prontamente qualquer outro pensamento, ‘que ele pudesse realizar todas suas tarefas por amor a Deus’. Que quando algumas vezes ele não pensava em Deus por algum bom tempo, ele não se inquietava por isto; mas, depois de reconhecer sua miséria diante de Deus, ele retornava a Ele com tanto mais confiança n’Ele tanto quanto tinha se reconhecido miserável ao esquecê-Lo.
Que a confiança que colocamos em Deus O honra muito e atrai para nós grandes graças.
Que era impossível não apenas que Deus decepcionasse, mas também que Ele deixasse por muito tempo uma alma sofrendo perfeitamente resignada a Ele e resolvida a suportar tudo por Seu Amor.
Que ele frequentemente experimentara a prontidão do socorro da divina graça em todas as ocasiões e da mesma experiência, quando ele tinha negócios a resolver, ele não pensava nisso antecipadamente, mas quando era hora de agir, ele encontrava em Deus, como num espelho límpido, tudo o que era apropriado a ele fazer. Que ultimamente ele tinha agido assim, sem antecipar cuidados; mas antes da experiência acima mencionada, ele usou isto em seus negócios.
Quando negócios externos o distraiam do pensamento de Deus, uma lembrança fresca, vinda de Deus investia em sua alma e tão o inflamava e o transportava que lhe era custoso conter-se.
Que ele estava mais unido a Deus em seus afazeres externos do que quando ele os deixava para a devoção e a solidão.
Que ele a partir de então experava muita dor de corpo e alma; que o pior que pôde lhe acontecer foi perder o senso de Deus que ele desfrutou por tanto tempo; mas que a bondade de Deus lhe assegurou que Ele não o abandonaria completamente, e que Ele lhe daria força para suportar qualquer mal que Ele permitisse acontecer a ele; e que por conseguinte ele não teve medo de nada; e que não teve ocasião de se consultar com ninguém sobre esse estado. E quando ele tentou fazer isto, ele ficou mais perplexo; e que ele estava consciente de sua prontidão para entregar sua vida por amor de Deus, que ele não tinha apreensões quanto a perigos. Que a perfeita resignação a Deus era um modo certo de ir ao céu, um modo pelo qual ele teve sempre suficiente luz para sua conduta.
Que no início da vida espirital devemos ser fiéis em cumprir o nosso dever e nos negarmos a nós mesmos; mas depois disso, alegrias inexprimíveis seguem. Que nas dificuldades devemos sempre recorrer a Jesus Cristo, e pedir Sua graça; com isso tudo se torna fácil.
Que muitos não avançam no progresso cristão porque se agarram a penitências e exercícios particulares, enquanto negligenciam o amor de Deus, que é o ‘fim’. Que isso aparecia claramente em seus trabalhos e essa era a razão pela qual vemos tão pouca virtude sólida.
Que não era necessário nem a arte nem a ciência para ir a Deus, mas apenas um coração resolutamente determinado a aplicar-se a nada além de Deus, por Ele mesmo e amar a Ele apenas.
QUARTA CONVERSAÇÃO
Ele discursava comigo frequentemente, com grande abertura de coração, a respeito de sua maneira de ir a Deus, onde alguma parte já foi relatada.
Ele me disse que tudo consiste em uma renúncia total de tudo que sentimos que não leva a Deus. Que devemos nos acostumar a nós mesmos a uma contínua conversação com Ele, com liberdade e simplicidade. Que precisamos apenas reconhecer a Deus intimamente presente em nós, de falar com Ele a todo momento, que devemos pedir Sua assistência para conhecer Sua vontade nas coisas duvidosas, e para retamente realizar aquelas que vemos que Ele espera de nós, oferecendo-as a Ele antes que as realizemos e dando a Ele graças quando terminarmos.
Que nessa conversação com Deus estamos também ocupados em louvar, adorar, e amar a Ele, incessantemente, por Sua infinita bondade e perfeição.
Que sem nos desencojarmos por causa de nossos pecados, devemos rezar pela Sua graça com perfeita confiança, confiando nos infinitos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que Deus nunca falhou em oferecer Sua graça em cada ação; que ele claramente percebeu isso e nunca falhou nisso, a não ser quando seus pensamentos vagavam fora do sentido da presença de Deus, ou quando ele esquecia de pedir Seu auxílio.
Que Deus sempre nos dá a luz em nossas dúvidas, quando não temos nenhum outro projeto a não ser agradá-Lo. Que nossa santificação não depende de mudar nossos trabalhos, mas em fazê-los por amor de Deus, o que em geral fazemos por nosso amor. Que era lamentável ver quantas pessoas trocam os meios pelo fim, viciando-se a fazer certos trabalhos, que eles realizam muito perfeitamente, por razões de seus humanos interesses.
Que o meio mais excelente que ele encontrou de ir a Deus era fazer nossos trabalhos ordinários sem nenhum propósito de agradar aos homens (Gal, 1,10, Ef, 6,5 e 6) e (tanto quanto formos capazes) puramente pelo amor de Deus.
Que era grande ilusão pensar que os momentos de oração devem ser diferentes de outros momentos; que somos estritamente obrigados a aderir a Deus pela ação no tempo da ação, tanto quanto pela oração no momento de oração.
Que sua oração era nada mais que um sentido da presencá de Deus, sua alma sendo naquela hora indiferente a tudo além do amor divino; e que quando o momento da oração terminava ele não via nenhuma diferença, porque ele continuava com Deus, louvando e bendizendo-O com toda sua força, de modo que passava sua vida em constante alegria; ainda que esperando que Deus lhe desse algo para sofrer quando ele ficasse mais forte.
Que devemos, de uma vez por todas, colocar fervorosamente toda nossa confiança em Deus e nos abandonarmos totalmente nEle, seguros de que Ele não nos decepcionará.
Que não devemos nos cansar de fazer pequenas coisas por amor a Deus, que não considera a grandeza do trabalho mas o amor com que ele é realizado. Que não devemos nos maravilhar se, no início, frequentemente falhamos em nossas empreitadas, mas que ao final teremos ganho um hábito, que irá naturalmente produzir seus frutos em nós, sem nosso cuidado, e para nossa grande alegria.
Que toda a substância da religião é a fé, esperança e caridade, pela prática das quais nos tornamos unidos à vontade de Deus; que tudo o mais é indiferente e deve ser usado como meio de chegarmos ao nosso fim, e sermos engolidos então, pela fé e caridade.
Que todas as coisas são possíveis àquele que crê; que elas são menos difíceis àquele que espera; que elas são mais fáceis àquele que ama e ainda mais fácil àquele que persevera na prática dessas três virtudes.
Que o fim que devemos propor a nós mesmo é tornarmo-nos nesta vida, os mais perfeitos adoradores de Deus que possamos ser, como desejamos ser por toda a eternidade.
Que quando entramos na vida espiritual, devemos considerar e examinar até o fundo o que nós somos. E então devemos nos considerar dignos de todo desprezo e nem merecendo nem mesmo o nome de Cristãos; sujeitos a todo tipo de miséria e incontáveis acidentes, que nos perturbam e nos causam vicissitudes perenes em nossa saúde, em nosso humor, em nossas disposições internas e externas; enfim, pessoas a quem Deus humilharia com muitas dores e trabalhos, tanto interior quanto exteriormente. Depois disso não devemos nos maravilhar que trabalhos, tentações, oposições e contradições nos aconteçam da parte dos homens. Devemos, ao contrário, nos submeter a eles, e suportá-los tanto quanto Deus deseje, como coisas altamente vantajosas para nós.
Que quanto a maior perfeição que uma alma deseje maior deve ser a sua dependência à divina graça.
Sendo questinado por um de sua Ordem, (a quem ele era obrigado a se abrir) por quais meios ele atingiu um senso tão habitual de Deus, ele lhe respondeu que, desde a sua entrada no mosteiro ele considerou Deus como o fim de todos seus pensamentos e desejos, como a marca para a qual deveriam pender, e na qual eles deveriam terminar.
Que no início de seu noviciado ele despendia as horas determinadas para a oração individual em pensar em Deus, como que para convencer sua mente e para imprimir profundamente em seu coração, a divina existência, através de sentimento devotos e submissão à luz da fé, e não por estudos da razão ou meditações elaboradas. Que por este breve e seguro método ele se exercitou no conhecimento e amor de Deus, resolvendo usar seu mais extremo esforço para viver num continuado sentido de Sua presença, e, se possível, nunca mais esquecer-se dEle.
Que quando ele tinha enchido sua mente na oração, com grandes sentimentos do Ser infinito, ele ia para seu trabalho na cozinha (pois ele era cozinheiro da comunidade). Que tendo considerado com cuidado as coisas que seu ofício exigia, ele passava todos os intervalos de sua jornada, tanto antes quanto depois do seu trabalho, em oração.
Que quando ele começou seu trabalho, ele disse a Deus com uma confiança filial n’Ele: “Oh meu Senhor, que estás comigo, eu devo agora, em obedicência aos Vossos mandamentos, aplicar minha mente nessas coisas exteriores; eu Vos suplico conceder-me a graça de continuar em Vossa presença; e para este fim dai-me Vossa assistência, receba todos os meus trabalhos e todos os meus afetos.”
Que enquanto ele procedia com seu trabalho ele continuava esta conversa familiar com seu Criador, implorando Sua graça, e oferecendo-Lhe todas as suas ações.
Quando ele terminava ele se examinava para ver como havia cumprido seu dever; se ele achava que fora bem, ele dava graças a Deus; pelo contrário, ele pedia perdão e sem se desencorajar, ele fixava sua mente novamente e continuava seu exercício da ‘presença’ de Deus como se nunca tivesse se desviado dela. “Então”, dizia ele, “levantando-me depois de minhas quedas, e pelos frequentes atos de fé e amor, cheguei a um estado onde seria difícil para mim não pensar em Deus, como era no começo, para acostumar-me a isto.
Como o Irmão Laurence encontrou tal vantagem em caminhar na presença de Deus, era natural para ele recomendar isso com insistência aos outros; mas seu exemplo foi mais forte exemplo do que quaisquer argumentos que ele pudesse propor. Seu próprio semblante era edificante, tão doce e calma devoção nele transparecia que não podia deixar de afetar aqueles que o viam.
Como foi observado que na maior agitação nos trabalhos da cozinha ele ainda preservava seu recolhimento e concentração celestial. Ele nunca estava apressado ou flanando, mas fazia cada coisa a seu tempo, com uma compostura constante e tranquilidade de espírito. “O tempo do trabalho, ele dizia, “não me é diferente do tempo da oração; e tanto no barulho e estardalhaço da minha cozinha, enquanto várias pessoas estão gritando ao mesmo tempo por coisas diferentes, Eu possuo a Deus em grande tranquilidade como se estivesse de joelhos diante do Santíssimo Sacramento.”
Tradução livre por Jandira Soares Pimentel, de texto encontrado na internet. Quando eu tiver um tempo vou traduzir as "Cartas" do Irmão Lawrence, aguardem.
Encontrei recentemente o livro em português: "Chama-se: "A Experiência Mística de Lourenço da Ressurreição", Ed. Lótus do Saber, traduzido e organizado por Alexandre Sérgio da Rocha.
e-mail: <lotusdosaber@uol.com.br>
e-mail: <lotusdosaber@uol.com.br>
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