Capítulo V – VITÓRIA SEM TENTAR
A pergunta veio recentemente ao escritório da
Escola Dominical Times:
"O que você considera a heresia mais
perigosa de hoje?"
Gostaria de saber qual a resposta que você teria
feito. Talvez você pense que há tantas heresias que é difícil dizer qual é o
mais perigoso. Você já disse Christian Science, o Superior A crítica, Nova
Teologia, Millennial Dawnism? Qualquer uma dessas coisas é perigoso o
suficiente.
Mas nenhuma delas, creio eu, é a heresia mais
perigosa de hoje. Para o mais perigoso é a ênfase que está sendo dada, mesmo na
própria igreja cristã que professa, sobre o que fazer para Deus, em vez de
sobre o que Deus faz por nós.
Oh, eu espero que Deus vai fazer isso muito
claro para nós! Como você sair deste Instituto em sua ministério, seja qual for
a forma que tome, você vai perceber o sutil, quase tudo permeia presença de que
coisa: a ênfase na igreja, e em organizações cristãs, sobre o que fazemos para
Deus como a grande coisa, como a coisa mais importante; em vez de apenas o
oposto - a ênfase que nós deveria colocá-lo, por que Deus faz por nós. Você
ouve as pessoas dizendo: "Mantenha-se ocupado por Deus, e o resto cuidará de
si mesmo." mesmo nas cultos evangelísticos, mesmo em revivals onde o
sangue de Cristo é justamente a ser apontado como o único caminho para a
salvação, você já ouviu falar que a ênfase equivocada, a chamada para
"Seja um homem" se você iria ser salvo.
Em um grande avivamento evangelístico onde as
almas iam sendo salvos, eu ouvi o evangelista gritar, como ele chamou os homens
para pegar a trilha e chegar e reconhecer Jesus Cristo como Salvador:
"Seja homem! Não seja um milk-sop!
Não seja um gelatinosa coddle! Seja
um homem!" Mas não existe essa chamada na Bíblia para os incrédulos; Deus
nunca diz um para "afirmar a sua masculinidade "por aceitar a Cristo.
A ofensa da Cruz é justamente o contrário. É uma degradante coisa, uma coisa
humilhante, reconhecer por que a Cruz salva. Eu não quero dizer que a Cruz nos
degrada, mas que a cruz expõe nossa degradação; ele nos humilha até o pó. Não
há Apelo a Escritura para os não crentes a "ser um homem e aceitar a
Cristo"; mas há uma clara declaração de Deus que, porque você é menos do
que um homem, menos do que uma mulher, porque não há nenhuma esperança em você,
porque você está morto em delitos e pecados, você deve deixar DEUS te salvar
através da morte de Cristo como seu substituto mortos. Você não pode fazer nada
por si mesmo. Não; a salvação não está afirmando a nossa masculinidade; a
salvação é reconhecendo nossa total falta de masculinidade e feminilidade, a
nossa falta de esperança, a nossa inutilidade; reconhecendo que, se queremos
ser salvos, ela tem que ser feito para nós por Deus. Que Deus torne muito claro
para todos nós nesta hora algo sobre a graça de Deus. este ênfase equivocada de
hoje se parece exatamente na direção oposta da graça. Parece no direção dos
trabalhos. Não que as obras não têm lugar na vida do cristão. Você sabe que
eles têm. mas eles seguem a graça de DEUS; eles não precedê-lo: e, eles nunca
são a condição de DEUS graça. Eu ouvi um cristão dizer, há alguns anos atrás,
que ele supunha muito poucos cristãos tinham qualquer inteligente idéia do
significado da graça. E você sabe, eu estava indignado com isso! Eu disse a mim
mesmo:
"Isso é um absurdo! Isso não é verdade, que
muito poucos cristãos têm alguma idéia inteligente da graça. Cada pessoa salva
sabe perfeitamente bem o que é a graça. "Mas eu vim para ver o meu erro.
eu não fiz sei muito sobre a graça quando eu estava tão indignado com a
sugestão de que a maioria dos cristãos não. Mas Deus, em sua infinita graça e
paciência foi me mostrando mais e mais do infinito, insondáveis riquezas
do significado dessa palavra Graça. E agora eu percebo que eu ainda sei muito
pouco do significado da graça; e que, tanto quanto a maioria dos cristãos estão
em causa, a falta de conhecimento é lamentável e trágico. Você vai me deixar
lembrar de três coisas que a graça de Deus faz por nós?
Em primeiro lugar, que é graça? Todos nós
sabemos que é um trabalho beneficente de Deus para nós, totalmente independente
do que somos e do que fazemos. Não é apenas a atitude de Deus em relação a nós,
mas Sua atividade em nosso favor. A graça não significa que Deus está fora e
sorridente olha em nossa direção. Graça significa Sua tremenda, atividade
onipotente; a dinamite do Céu realizar coisas em nosso favor, totalmente
independente do que somos e do que fazemos. E o que é trabalho triplo da graça
de Deus para nós?
Eu vou tomar o terceiro princípio, de três
grandes coisas que a graça de Deus faz por nós. em Romanos 8:21 lemos o
seguinte: "Porque a própria criação será redimida do cativeiro da
corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. "Em I Coríntios
15:51, 52 nós leia-se: "Eis que vos digo um mistério: nem todos
dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de
olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos
ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. "E em I
Tessalonicenses 4:16, 17: "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com grande
brado, à voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus: e os mortos em Cristo
ressuscitarão primeiro, então nós os que ficarmos vivos, seremos arrebatados
juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim
estaremos para sempre com o Senhor ".
Essas três passagens nos dizem uma coisa que a
graça de Deus realiza por nós; e aqui estão três grandes fatos sobre a mesma
obra da graça - a criação será libertada; os mortos ressuscitarão; e nós que
estamos vivos, seremos arrebatados. A ressurreição do corpo; a libertação da
escravidão da corrupção geral em que toda a criação é neste momento; ea nossa esperança
de ser abençoado arrebatados para encontrar o Senhor no ar. Agora você notou
que todos esses três grandes verbos estão na voz passiva, e não o ativo? Ela
não diz que a criação deve entregar-se da corrupção. Eles devem ser entregues.
o verbo é passivo. Nem se diga: "Os mortos deve elevar-se." Ele tem
de ser feito por eles. E não dizer: "Vamos saltar no ar para encontrar o
Senhor", mas: "Nós ... será apanhados "Tudo tem que ser feito
por nós;. que é a graça de Deus, as obras não do homem. Quando eu era um jovem
na faculdade eu fui um pouco para o salto em altura. Eu era um orgulho jovem
quando eu ganhei um copo prêmio nos jogos do calouro na Universidade de Yale
para a execução salto em altura. mas supor qualquer um de nós tem a idéia de
que, no momento do arrebatamento, quando a trombeta soará e os Senhor entrará
no ar para atender os Seus santos, tivemos alguma forma de usar o nosso poder
de ressuscitar nos subir desta terra para encontrar o Senhor. Suponha que os
melhores saltadores de alto pensavam que tinham um melhor chance de entrar no
lugar adequado para o encontro do Senhor nos ares, por causa de sua habilidade
no salto em altura. Absurdo, você diz. Claro. Mas não é um pouco mais absurdo
do que o erro, caros amigos, o que eu fiz sobre outra parte da obra da graça de
Deus por nós.
Durante os primeiros vinte e cinco anos da minha
vida cristã. Eu era um homem salvo por 25 anos enquanto eu cometi o erro de
tentar ajudar a Deus em um trabalho que é exclusivamente da graça de Deus - um
erro, tão absurda como a supor que qualquer força que eu costumava ter na
corrida alta salto vai ser útil no dia em que o Senhor chama a Sua Igreja para
encontrá-Lo no ar. Há uma outra coisa maravilhosa que a graça de Deus faz por
nós. Ele é o segundo dos nossos três. nós observou o último em primeiro lugar;
agora vamos dar o primeiro segundo. Encontramo-lo em Efésios 2:01: "Você
tem que Feito acelerou, que estávamos mortos em nossos delitos e pecados; . . .
Deus, que é rico em misericórdia, por seu grande amor com que nos amou, e
estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo (pela
graça sois salvos;) e nos ressuscitou juntos. "Hath". A primeira palavra de graça que observamos, Deus vai
fazer no futuro. Ele vai levantar os mortos e mudar a vida. Mas, agora, Paulo
diz que Ele "nos ressuscitou juntamente, e fez assentar nos lugares
celestiais em Cristo Jesus: que, nos séculos vindouros, ele pode mostrar o
superior a riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.
Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de
Deus: não de obras, para que ninguém se glorie "(Efésios 2:6-9). Essa
parece ser a graça de acordo com a idéia de DEUS. Assim, o homem morto é salvo
pela graça de Deus, pela obra de Deus por ele, e não por qualquer coisa que ele
faz; através da fé simples em que obra acabada e concluída e unimprovably perfeita de Deus, Ele é
nascer de novo. Como muito do que o trabalho que Deus faz? A maior parte dela?
Muito quase tudo? Não! Tudo! graça não compartilha nada com o homem. Graça não
é um esforço conjunto. Graça não é cooperação. A graça é ciumenta - como Deus é
um Deus zeloso, que graça é absolutamente exclusivo. Graça significa "Deus
faz tudo! "E isso foi feito para nós, dezenove séculos antes de nascermos.
Graça deixa de fora as nossas obras, na medida em que tenhamos qualquer
participação na obra que a graça Realiza. Graça resulta em nossas obras, de uma
forma mais maravilhosa, mas as nossas obras não ajudam um pouco a graça. Eu me
lembro como eu estava assustado quando eu tinha chamado a minha atenção essas
palavras em Romanos 4:5, "Aquele que não pratica, mas crê naquele que
justifica o ímpio, sua fé lhe é imputada como justiça "Para que não
trabalha -. só continua absolutamente imóvel e simplesmente crê naquele que
justifica o ímpio, sua fé lhe é imputada como justiça. Não tínhamos nada a ver
com levando os pecados do mundo, foi? E não tínhamos nada a ver com tendo
nossos próprios pecados. Eles têm sido suportados por nós, tirado. "Eis o
Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. "Isso é graça. É por isso
que a graça diz" Done!
consumado! "GRAÇA DE DEUS NA VIDA ATUAL do crente EMPRESA para a terceira
coisa que a graça faz. Este terceiro na ordem em que estamos a tomar-los é o
segundo, ou a parte do meio, vindo entre as primeira e terceira partes do
maravilhoso trabalho triplo da graça que Deus faz por nós. - Vimos a última
coisa - ou seja, quando são glorificados na vinda de nosso Senhor JESUS.
- Nós vimos o começo dela nas passagens acabou de ler - ou seja, quando fomos
justificados. Nós estamos indo para ser glorificado, pela graça de Deus. Fomos
justificados, pela graça de Deus; e nós não tem nada a ver com realizá-la. Foi
terminado. Nós apenas creu em Deus. ele fez tudo. Mas o que dizer, entretanto,
entre o primeiro e o último, entre o início e o fim? O que é o cristão
justificado vai fazer enquanto espera para sua glorificação? É verdade, sua
glorificação pode ser abençoadamente próximo. Louvado seja Deus, os sinais dos
tempos olhar assim! Mas podemos ter uma hora ainda para viver perante o Senhor
vem. E o que dizer nessa hora? o Christian
não é deixado untempted. O cristão é
a marca brilhante para Satanás, e que não há esperança, tem graça nenhuma
mensagem para nós, entretanto, agora, entre o início maravilhoso e o final
maravilhoso? Será que não há esperança para nós em matéria de presente pecado
através da graça, o trabalho sem ajuda, de DEUS? Sim, graças a Deus, não é! Há
tanta esperança para este tempo como meio para o final e como para o começo; e
é tão verdadeiramente a graça de Deus. Em Romanos 5:10, lemos: "Porque, se
nós, quando éramos inimigos" - nós eram inimigos, também, morto em delitos
e pecados - "fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito
mais, estando já reconciliados "- tendo sido justificado -" seremos
salvos pela sua vida ". Ou como Bispo Moule comentou, "Nós deve ser
mantido seguro em sua vida." Um momento a momento experiência. Fomos
salvos por sua morte; agora, entretanto, neste momento, se nós mas acredite,
seremos mantidos seguros (do poder do pecado) em sua vida. E isso significa que
Sua vida de ressurreição. Essa é toda a mensagem de Romanos 6, andando em
novidade de vida, momento a momento, enquanto estamos à espera de nossos corpos
ressurretos, tendo a alegria da vida de ressurreição. Como diz Paulo em Romanos
5:17: "Porque, se com a morte ofensa de um só reinou por esse, muito mais
os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça "- não o"
trabalho de justiça ", mas o" dom da justiça ", é um presente
imediato -" reinarão em vida "agora e aqui "por um só, Jesus
Cristo." Que é a parte do meio. A graça pode nos manter seguros em sua
vida. A graça nos coloca no trono e mantém nos que reina em vitória sobre o
pecado aqui e agora. E depois que o verso maravilhoso em Romanos 6:14! Eu Não
sei se há um verso mais abençoado em qualquer lugar! "O pecado não terá
domínio sobre vós, pois é. . . debaixo da graça. "Você não estais debaixo
da lei, que diz:" Do ", mas você está sob graça, que diz:
"Concluído"; por graça exclui obras de ter qualquer coisa a ver com
isso liberdade do domínio do pecado. Sim, graças a Deus, há uma mensagem para o
"meio tempo". Tem sido um tempo muito mau, um escuro "Enquanto
isso," na vida de alguns de nós, cristãos; mas pode ser um meio tempo
abençoado e glorioso - um meio termo entre o início e o fim. Será um momento
glorioso entre a nossa justificação e nossa glorificação, se vamos, mas tomá-lo
nos mesmos termos que tomamos o Princípio e o Fim. Graça! Fé simples!
Colossenses 2:06 diz todo o segredo: "Como, pois, recebestes Cristo Jesus,
o Senhor, assim andai nele. "Isso é muito simples. Enquanto ainda estamos
nestes corpos de corrupção, enquanto ainda são atacados por todos os dardos de
fogo do maligno - e ele certamente sabe como assalto - estamos a andar em
Cristo. Mas como? Da mesma forma que o receberam. e como que recebemos a
Cristo? Ao definir os nossos dentes e dizendo: "Não, graças a Deus, eu
estou indo para ajudar Dele se me nascer de novo "? Não! Recebemos Ele
pela fé. Nós o receberam como dom de Deus. Esse é o caminho que devemos andar.
"Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, de modo a pé vós nele
". Você não sabia que eu estava indo para dar-lhe teologia, mas tenho
vindo a fazê-lo. Justificação à começando, a glorificação no final, e na
santificação entretanto. Não tenha medo do palavra santificação! É uma palavra
da Bíblia. Há todos os tipos de ensinamentos pervertidos e não bíblicas sobre
isso, mas, graças a Deus, a graça nos santifica. Graça vai nos glorificar. E a
graça, se deixá-lo, nos santifica experimentalmente, momento a momento, sem a
ajuda de qualquer esforço de nossa. Pois a graça é o obra exclusiva de Deus.
Mas vamos esquecer tudo sobre a teologia -
embora a teologia tem o seu lugar real - e, em vez vamos "lembre-se Jesus
Cristo". Ele é toda a teologia que precisamos nesta questão prática da
vida vitoriosa, de andar na vida de ressurreição. I Coríntios 1:30, 31 resolve
tudo isso. "É ele", não de si mesmo, e não de sua funciona, mas
d'Ele; e esta é precedida pela afirmação de que nenhuma carne se glorie em Sua
presença: "Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, que de Deus se fez para nós
sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção. "CRISTO é a sua
santificação e sua redenção. Há uma glória que vem - "Isso, como está
escrito: Aquele que se gloria, deixá-lo, na glória do Senhor. "Glória no
Senhor, no que Ele tem feito por você, e está fazendo por você, e vai fazer por
você; não no que você faz para si mesmo, nem no que você faz para Deus. Como
alguém já disse na Convenção de Keswick, nós, cristãos, todos sabem que somos
justificados
pela fé, mas de alguma forma nós tivemos a idéia
de que, para a santificação, devemos remar nossa própria canoa. Louvado seja
Deus, não temos que remar nossa própria canoa para qualquer coisa que a graça
de DEUS oferece. "Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de
nosso Senhor Jesus Cristo." Acredito que a palavra que mais precisamos
enfatizar em I Coríntios 15:57 é a palavra "dá." Falamos sobre a
graça de Deus, mas se esquecem de que a vitória nos é dada. Você não tem que
trabalhar para um presente, nem você tem qualquer participação na compra de um
presente. A coisa toda é dado a você, exclusiva de seus esforços e trabalho.
Como eu já disse, os primeiros vinte e cinco
anos de minha vida cristã eu vivia em completa ignorância dessa verdade
simples. Eu nunca pode esquecer o 14 de agosto de 1910, quando a balança caiu
de os meus olhos, e vi que Cristo era a minha vida. Cristo foi a minha vitória.
Eu não estava se preocupar com as questões teológicas que têm sido discutidas
com o emaranhamento e destrutivo de tantos Cristãos. Eu nunca tinha ouvido
falar da questão da "erradicação", por exemplo; Eu não sabia que
havia tal pergunta. E eu não me importo com isso hoje. Eu ter chegado ao lugar
onde eu perdi minha interesse na questão de como Deus faz as coisas. Esse é o
seu negócio, não a minha. Mas eu sei que Deus faz isso; e eu sei que não por
causa de alguma experiência de Deus tem vitória me dado - abençoado embora
alguns deles tenham sido, e além de tudo o que eu sonhei possível; mas Eu sei
porque Deus assim o diz.
Eu não sei que, olhando para as minhas próprias
vitórias, ou nas vitórias dos outros. Eu não sei que por causa de qualquer
experiência presente ou a consciência de Cristo, que eu tenho. Eu sei porque a
Palavra de Deus diz. Ele diz: "O pecado não terá domínio sobre vós",
e, se isso não for É verdade que Deus é um mentiroso; e isso não é verdade, eu
não tenho nenhuma esperança de salvação, não tenho esperança de nada. Mas Deus
não é um mentiroso! Ele é a verdade eterna; e porque a Sua Palavra é
verdadeira, isso significa que DEUS é responsável pela minha vitória; e, até
que eu duvido que ele, eu vou ter a vitória. No momento em que começam a vacilar
e duvidar, até que eu vá, no mar de dúvidas, como Pedro fez quando chegou os
olhos de CRISTO. Nunca me esquecerei de uma quinzena que eu tive o privilégio
de passar no Moody Bible Institute, há vários anos. Um dia um aluno veio ao meu
quarto e disse que ele estava sendo derrotado pelo pecado. ele disse-me que
isso era pecado em sua própria vida - um pecado que fica para a vida de tantos
homens. "É claro que você se rendeu cada coisa para o Senhor?"
Perguntei. "Oh, sim", ele respondeu: "Eu acho que sim."
"Existe alguma coisa que você não faria por Ele?" "Não",
ele respondeu: "nada - a não ser, eu acho, eu nunca poderia fazer o
trabalho evangelístico ao ar livre em uma comunidade católica romana."
Bem, eu não deveria ter pensado o que sugere que, como uma questão de teste!
Ele continuou: "Eu fui trazido em uma comunidade católica e seria muito
difícil para mim fazer o trabalho entre los. "Suponha que o SENHOR JESUS deve
vir a esta sala", sugeri, "e dizer-lhe que Foi exatamente o que Ele
queria que você fizesse. Você faria isso? "Companheiro honesto que ele
estava, ele respondeu: "Eu não sei se eu iria ou não." "Então
vamos resolver isso primeiro, antes de falarmos sobre a vitória", insisti,
e fomos para nossos joelhos juntos. E de joelhos que o homem se entregou que um
detalhe de sua vida planos que ele tinha sido escondendo de CRISTO. Ele veio
para o Instituto Moody estudar para ser um evangelista; mas ele tinha sido,
talvez, inconscientemente dizendo de que uma coisa: "Senhor, você não vai
pedir-me para fazer isso." É claro que ele não poderia ter vitória. Mas
agora ele virou sobre todos os seus planos de vida para o Senhor. ele se rendeu
tudo. E ele se levantou de joelhos vitorioso. Nós não temos que gastar mais
tempo com o assunto. Seu rosto estava cheio de vitória. Ele não tinha feito
nada além de Romanos 12:1. Ele tinha rendido seu próprio ser um sacrifício vivo
para DEUS. E se algum de vocês queridos pessoas aqui estão fazendo planos de
vida para si mesmos, você deve pará-lo - se você quiser vitória. Não é o seu
trabalho; DEUS fez seus planos de vida, antes da fundação do mundo. Ele só quer
que você para render-se a Ele, e Ele vai cuidar de seus planos de vida.
Renda-se completamente e incondicionalmente, ou você nunca vai ter a vitória.
Esse é o primeiro ponto na vitória. Para a segunda - bem, eu me lembro como,
para o final de duas semanas aqui, uma jovem estudante veio a mim com um rosto
angustiado e um coração pesado. "Tenho estado a ouvir", disse ela,
"para o que tem sido dito sobre a vitória ea paz e poder, e todo o resto,
e estou ansiando por , mas eu não posso obtê-lo. "Em seguida, ela
continuou: "Estou terminando meu trabalho aqui neste verão, eu estou indo
para o campo de evangelismo. Mas se eu não conseguir o que você está falando,
eu sinto que toda a minha carreira no Instituto Moody terá sido um fracasso, e
eu não me atrevo a sair para o trabalho. "Nós conversamos sobre a simples
questão da rendição e da fé, primeiro dando-se inteiramente a DEUS, e depois é
só acreditar que Deus está fazendo a sua parte. Disse ela: "Eu sei que é
apenas uma questão de fé, mas eu não tenho essa fé. Isso é a única coisa que
está me mantendo fora. Eu não consigo obter o fé para a vitória.
""Você está salvo?" Eu perguntei a ela.
"Oh, sim", disse ela. "O que faz você
pensar que você está salvo?" "Por que", ela disse, "Eu sei
que eu sou; João 3:16 estabelece que Deus nos disse que todo aquele que crê.
sobre a Jesus como Salvador é salvo. " "Você acredita que, não
é?" Perguntei. "Por que, certamente, eu só levá-lo na Palavra de
Deus." "Bem, então", eu respondi, "você tem toda a fé que
você precisa, e você estiver usando. Pois é a fé que você já está usando e tem
usado por anos para a sua salvação, que é a única fé que você precisa para a
vitória. "Você quer dizer isso?" , ela exclamou. "É exatamente o
mesmo que a salvação?" “Exatamente o mesmo", respondi.
E seu peso caiu ali mesmo; e nos dias que se
seguiram, ela louvou a Deus que o fé que ela já tinha, e tinha todo o tempo,
foi a única fé que ela precisava. Afinal, ele era apenas um simples
reconhecimento da fidelidade de Deus. Por isso, vamos esquecer tudo sobre a
nossa fé, e pensar apenas da fidelidade de Deus para conosco em Cristo Jesus.
Um ano depois, eu recebi uma carta de que a mulher, e ela me disse que um ano
maravilhoso de serviço que ela tivera.
"Oh, Sr. Trumbull", ela escreveu,
"como você tem a oportunidade de falar com as pessoas sobre a vitoriosa
vida, você não vai dizer-lhes que a fé de que necessitam para a vitória é a
mesma fé que eles têm para a salvação? "Louvado seja Deus, se você crê em
Jesus como seu Salvador, você tem toda a fé que precisa, toda a fé do apóstolo
Paulo teve! Você não precisa de mais fé. Você precisa simplesmente de usar a fé
que você tem. Havia, uma repreensão nosso Senhor uma vez deu aos discípulos,
quando eles perguntaram-lhe para aumentar a sua fé. "Aumentar a
isso!" ele disse: "Ora, a fé do tamanho de um grão de mostarda vai
fazer." Se tivermos alguma fé - Quero dizer, se cremos que Deus é fiel -
vamos tranquilamente cessar de nossa obras e parar de tentar conquistar a
vitória. Como alguém já disse, nós não estamos lutando para conseguir uma
vitória; estamos comemorando a vitória que foi vencida.
Você vai agradecer ao SENHOR JESUS agora
por ter vencido sua vitória - e descansar todo o caso lá, em Sua graça?
Google Tradutor.
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