O que significa AMEM
O Senhor Jesus é o Amém!
AMEN: firme, inamovível,
confiável; verdadeiro. (Dicionário Bíblico)
"Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e
verdadeira, o
princípio da criação de Deus"
(Apocalipse 3:14).
Amém, em grego, significa firme,
inamovível ou confiável. A cada uma das sete igrejas, o Senhor se refere, respectivamente,
ao que Ele é e ao que Ele faz, de acordo com a condição delas. Para a igreja em
Laodicéia, Ele se refere a Si mesmo como o Amém. O Senhor é Aquele que é firme,
inamovível e confiável, Ele é a testemunha fiel e verdadeira.
A palavra “Amém” vem da frase “EL
MELECH NE EMAM – ” que significa “DEUS MEU REI É FIEL”.
Com isso percebemos que a palavra
“Amém” é muito mais profunda com um sentido muito forte, pois, essa afirmação
trata da fidelidade do Eterno para com Seus filhos..
Na raiz desta palavra temos a palavra
“emuna – ” que significa “confiança”, ou seja, confirmar aquilo que está
escrito, firmeza, fidelidade, constância.
A palavra “Amém” é um acróstico em
hebraico e é composta de três letras
sendo:
A guematria é o método hermenêutico
de análise das palavras bíblicas que atribui um valor numérico definido a cada
letra, somente em hebraico.
Sua guematria é 91, ou seja, 1 + 40 +
50.
Quando fazemos a redução de 91 temos:
9 + 1 = 10. Este valor é equivalente na tradição judaica a keter (coroa). E
ainda sabemos que este valor é o mesmo da soma de dois dos nomes do Eterno:
“YHWH” = 26 e “Adonai” = 65. O número 10 corresponde também a guematria da
palavra SHOFAR.
Através de Seu nome, o Eterno se
manifesta a nós de duas formas: como o "YHWH - "e também como Adonai.
A palavra YHWH (tetragrama) foi usado em Êxodo 4:14 onde Moisés
questionou com o Senhor “Qual seria o Seu Nome?”. É lógico que Moisés e todo o
povo de Israel sabiam o nome Dele, o que realmente eles queriam saber era como
Ele iria se manifestar. Ele disse que se manifestaria como “Eu serei o que
serei”, na tradução de João Ferreira como “Eu sou”. Deus estava dizendo que ele
estaria se manifestando como Aquele que se torna aquilo que precisamos que Ele
se torne para nós. Isso nos leva a duas conclusões: quando falamos acerca do
“Amém” estamos falando sobre "receber uma coroa", pois o Eterno é
fiel para cumprir tudo aquilo que nos prometeu, e sendo assim a coroa que
receberemos Dele é justamente aquela da qual mais necessitamos no momento.
E também se manifesta como
"Adonai” que significa "Senhor”, mostrando assim que independente de
qualquer situação Ele é o Senhor de nossas vidas e a conduzirá de tal forma que
o Seu Nome seja sempre glorificado!
Então o “Amém” está intimamente
interligado à pessoa do Eterno em todos os sentidos e com isso esta palavra
sela aquilo que está sendo dito! Podemos até mesmo afirmar que o “Amém” é uma
pessoa, é a própria pessoa de Jesus (Yeshua)!
Quando alguém diz “Amém” esta
afirmando “DEUS MEU REI É FIEL” com o aval de Jesus (Yeshua), que confirma e
faz cumprir aquela palavra dita anteriormente. Ele mesmo proferiu a palavra
“Amém”, porque Ele próprio é o “Amém” em carne. Em todas as palavras que Ele
disse o termo “Em verdade”, no original em hebraico está o “Amém”.
Notamos que essa palavra é muito
pouco pronunciada, tanto no Velho como no Novo Testamento, indicando que as
pessoas daquela época sabiam da sua força.
A palavra “Amém” esta intimamente
ligada a palavra “Louvor a Deus” e “Adoração”.
Nunca diga “Amém” sem saber o que
será dito ou se você não entender o que foi dito - como, por exemplo, alguém
falando numa língua estrangeira - e não diga “Amém” para qualquer coisa que
está sendo dita.
Podemos revelar que a palavra “Amém”
sela nos céus e na terra aquilo que é dito: “Amém” vos digo que tudo o que
amarrares na terra será amarrado no céu, e tudo o que soltares na terra será
solto no céu. Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca
de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai: que está nos
céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no
meio deles". Mt
18:18-20.
É usada:
a) Para
confirmação de um compromisso que se toma, como pode ser visto em I Reis 1, 36
e Jer. 11, 5; ou para a pessoa declarar que aceita a maldição ou castigo caso
não cumpra o compromisso. Um exemplo frisante se encontra em Deut. 27,15-26,
onde os doze versículos culminam com um enfático “amém“.
b) Como
fórmula de apoio a um desejo ou uma esperança, a exemplo da oração de Davi. I
Crôn. 16,36.
c) Como um
título para Cristo em Apoc. 3,14. Esta é a única vez no Novo Testamento que
Amém é usada como um nome próprio. Ele é aqui chamado – o Deus do Amém, porque
ele é a autenticação e a segurança pessoais da verdade de Deus entre os homens.
Os
comentaristas vêem nesta expressão uma influência de Isaías 65,16 que chama a
Deus, como o Deus que dirá Amém. Nesta passagem de Isaías Deus é chamado duas
vezes de Eloim Amém = Deus do Amém, cuja expressão também pode ser traduzida
como o Deus da verdade, isto é, o Deus que garante o que promete com a verdade
de suas palavras.
A
identificação de Deus que diz Amém, em Isaías 65,15, com Cristo, o Amém de
Apoc. 3,14 é uma prova irrecusável da divindade do nosso Salvador.
Cristo ao
declarar-se como o Amém, deseja transmitir-nos a idéia de que Ele é a verdade
de Deus aos homens, e que podemos crer em suas promessas. Ele é a segurança e o
testemunho fiel e veraz da revelação divina.
Os salmos se
dividem em 5 livros terminados assim:
a) O primeiro em 41,13 (Amém e amém!)
b) O segundo em 72,19 (Amém e amém!)
c) O terceiro em 89,52 (Amém e amém!)
d) O quarto em 106,48 (Amém! Aleluia!)
e) O quinto evidentemente em 150, 6
(Aleluia!)
Os três
primeiros livros terminam com um duplo amém; o quarto, com amém e aleluia;
enquanto o quinto, apenas com a palavra aleluia.
No final dos
quatro primeiros livros o amém termina uma doxologia. O salmista o usa como o
reconhecimento de que as declarações feitas são seguras e válidas.
Na liturgia
do povo judeu a palavra era empregada no sentido de que quem a proferia cria na
mensagem e aceitava o que estava sendo exposto.
Os filhos de
Israel usavam amém no final da oração
como uma palavra que resumia a prece, indicando que eles a aprovavam e a
tornavam sua.
Sempre
pensamos no amém como uma palavra usada para concluir uma frase ou oração, mas
na Bíblia, muitas vezes, ela é usada no início de uma frase para indicar que o
que se segue é importante. Se o seu uso indica a importância da declaração
seguinte, a sua repetição no início da sentença denota que o que será dito é
muito importante e solene. Por isso Jesus começou muitas das suas afirmações
desta maneira, sendo relatadas 25 no evangelho de João. Elas são traduzidas por:
verdadeiramente; em verdade, em verdade ou outras expressões eqüivalentes.
Confira S. João 1,51; 3, 3.
Os
evangelhos sinóticos empregam a expressão “amém” 49 vezes, sendo 30 em Mateus,
13 em Marcos e 6 em Lucas. João no evangelho a usa sempre repetida 25 vezes.
Nos demais livros neotestamentários ela é empregada 70 vezes.
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