terça-feira, 9 de outubro de 2012

Texto: Base biblica para orar eficientemente pelos perdidos (Segmento da postagem anterior)


Capítulo 2 - Base Bíblica


Um dos meios mais poderosos de orar eficientemente envolve a apresentação a Deus de razões fortes por que nossas orações devem ser respondidas. Ele mesmo nos ordena que façamos isto, em Isaías 41:21, “Apresentai a vossa demanda diz o Senhor; trazei as vossas firme razões...”
As razões mais fortes são sempre baseadas na Bíblia, e há muitas razões relacionadas com a oração pelos perdidos. Gosto da maneira que F. J. Huegel se expressou:
“Se encontrarmos uma maneira de submeter nossos pedidos de ajuda aos grandes propósitos de Deus na proclamação do Evangelho, e na expansão do Reino de Cristo, então começaremos a orar com o espírito e o vigor de um Paulo, ou de um David Brainard, ou de um George Muller, ou de um John Hyde da Oração e com certeza seremos ouvidos e grandes coisas acontecerão” (Huegel, p. 80).
Uma das razões principais para orarmos pelos perdidos é nosso amor por eles. A oração foi descrita como “o amor de joelhos”. Certamente, foi o amor de Deus pela humanidade que levou Jesus à cruz; foi o amor por seus cinco irmãos que compeliu o homem rico no inferno a orar por eles “a fim de que não venham também para este lugar de tormento” (Lucas 16:27,28); e o amor nos levará ao lugar de intercessão.
A histórica Pacific Garden Mission em Chicago tem sido poderosamente usada por Deus para resgatar centenas de vidas que perambulam no precipício do inferno. E não me surpreendo que a placa de neon de 6 metros onde está escrito “PACIFIC GARDEN MISSION” tenha incluído o lembrete AS ORAÇÕES DAS MÃES SEGUIRAM VOCÊ. Apenas a eternidade revelará o incrível número de vidas que foram salvas através das lágrimas e das orações do amor de uma mãe! De fato, o amor é nosso maior trunfo na salvação das vidas.
A é outra base bíblica para orarmos pelos perdidos. Disse Jesus, “Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23). Todas as coisas certamente incluem a salvação das vidas. Se você crer que Deus é poderoso para salvar alguém, então você verá essa salvação. Quatro homens trouxeram um amigo paralítico até Jesus e, vendo-lhes a fé, Ele disse, “Filho, perdoados estão os teus pecados” (Marcos 2:5). Embora eles o houvessem trazido para ser curado, ele também recebeu o perdão dos pecados. Esta é uma demonstração maravilhosa do poder da fé. De fato, a fé é a moeda do reino. Uma das minhas razões preferidas para orar pelos perdidos é o incrível poder que a Bíblia atribui à oração. De acordo com Tiago 5:16, “A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Não podemos sequer começar a entender quão incrivelmente poderosa a oração realmente é, pois ela exerce a mais potente influência sobre todo o universo. “A oração é o trabalho de uma ordem tão sublime que ela está além da imaginação do ser humano. Pois, quando o cristão ora, sua capacidade de atingir o bem e seu poder de fazer o bem são multiplicados por mil, sim, por cem mil vezes. Isto não é exagero, a razão sendo que, quando o homem ora, Deus trabalha” (Huegel, p. 10).
Quando a bomba atômica foi jogada no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 92.000 pessoas foram mortas. Mas quando a Assíria cercou Jerusalém, fazendo o Rei Ezequias clamar a Deus em favor de seu povo, Deus enviou um anjo que matou 185.000 soldados assírios em uma noite (2 Reis 19:35). O poder da oração de Ezequias foi duas vezes mais explosivo do que a bomba atômica! Se a oração é uficientemente forte para destruir exércitos, quão mais poderosa será para salvar vidas! Se não tivéssemos base bíblica para orar pelos perdidos a não ser o fato de que Deus espera que o façamos, isso já seria suficiente. Deus ficou “perplexo” quando não conseguiu encontrar um único intercessor por Israel (Isaías 59:16). Isto me diz que Ele estava esperando encontrar alguns. Veja os comentários de Andrew Murray sobre Deus em busca de intercessores: “Ele sempre tinha que buscar e sofrer por não haver intercessores, ninguém para se animar e alcançar a força d’Ele. E Ele ainda espera e estranha, em nossos dias, que não haja mais intercessores, que nem todos os Seus filhos se dão a este trabalho que é o mais alto e o mais santo, e que muitos dos que intercedem não o fazem com maior intensidade e persistência. Ele estranha ver que ministros de Seu evangelho reclamam que suas obrigações não lhes permitem encontrar tempo para aquilo que Ele tem como o principal, o maior, o mais prazeroso, e mais eficiente trabalho” (Murray, p. 114).
Deus colocou a oração pelos outros como a prioridade número um em nossa vida. Ouça o clamor do coração de Deus,
“Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:1-4).
A palavra grega para ‘antes de tudo’ é “próton” e é definida no dicionário de Strong como sendo o primeiro ou o principal quanto a tempo, lugar, ordem, ou importância. Como Deus deseja que todos os homens sejam salvos, e como ninguém pode ser salvo sem oração, é de se estranhar que a oração esteja no topo da lista das coisas que Deus quer que façamos? Dentre os poderosos incentivos para orarmos pelos perdidos estão também os exemplos bíblicos. O maior exemplo de todos é o do próprio Senhor Jesus. A profecia em Isaías 53 diz que Cristo “intercedeu pelos transgressores.” Esta profecia foi literalmente cumprida quando, na cruz, Ele orou, “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). Jesus deveria ser nosso padrão constante na oração pelos outros porque Ele ainda o faz! Ele é nosso Salvador e Senhor, Rei dos reis, entronizado nos céus e mesmo assim continua a orar pelos outros até agora. Hebreus 7:25 detona a minha mente:
“Portanto, pode tambem salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
O Apóstolo Paulo é um outro bom exemplo para seguirmos: “Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação” é a confissão cheia de compaixão que ele faz em Romanos 10:1. Em Nascido para Batalhar, R. Arthur Mathews descreve minha oração como o “fim da busca divina para que um homem fique na brecha e interceda pelo povo destinado à destruição por seu próprio pecado e pela rejeição consciente da autoridade de Deus em sua vida natural” (Mathews, p. 104). A única pergunta a nós é: “Seguiremos o exemplo deles?” Embora haja muitas outras bases bíblicas fortes que poderíamos citar para este tipo de oração intercessória, quero mencionar apenas mais uma – Deus tornou-a nossa responsabilidade! Ser membros do “sacerdócio santo” de Deus (1 Pedro 2:5) nos faz responsáveis pelos outros porque os sacerdotes representam a terra perante os céus. Nossa tarefa primordial é ficar entre os seres humanos e Deus, pleiteando a causa deles perante Ele. Isto é exatamente o que Arão fez quando pegou o incensário e ficou entre os vivos e os mortos para estancar a praga de morte causada pelo pecado de Israel (Números 16). Sendo que todos nós que somos salvos somos sacerdotes, todos temos a responsabilidade de interceder pelos perdidos, e, se não o fizermos, eles passarão a eternidade em um lago de fogo. Que a comovente súplica de S. D. Gordon fale aos nossos corações: “Não consigo resistir à convicção – eu detesto dizer isto, eu preferiria não dizer nada se estivesse considerando os meus e os seus sentimentos. Mas não consigo resistir à convicção de que há pessoas naquele mundo baixo e perdido que estão lá porque alguém deixou de colocar sua vida em contato com Deus e orar” (Gordon, pp. 194-195). Minha oração é que você permita que essas poderosas razões bíblicas o inspirem a orar pelos perdidos como você nunca fez antes.


Link para download:




Nenhum comentário:

Postar um comentário