domingo, 14 de dezembro de 2014

Video: Filme Deus Não Está Morto (postagem reeditada)


Deus Não Está Morto


O Filme Deus Não Está Morto, conta que quando o jovem Josh Wheaton (Shane Harper) entra na universidade, ele conhece um arrogante professor de filosofia que não acredita em Deus. O aluno reafirma sua fé, e é desafiado pelo professor a comprovar a existência de Deus. Começa uma batalha entre os dois homens, que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista – até se afastar das pessoas mais importantes para eles.



quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Texto: Sobre o filme ‘TOLKIEN & LEWIS’


Em produção o Filme ‘TOLKIEN & LEWIS’!



Um projeto muito interessante começou há poucos meses e já está atraindo a atenção dos fãs de Tolkien.  O plano é produzir um filme que narra a história de dois dos maiores escritores do século XX:  J.R.R.Tolkien e Lewis. Com produção de Wernher Pramschufer , pela empresa Attractive Films, o filme parece ser promissor, especialmente porque já conta com uma equipe bem preparada. Estão trabalhando na produção executiva o renomado Mark Cooper (Chocolate, Shakespeare Apaixonado, As loucuras do Rei George,   A Outra, Sete dia com Marilyn), Michael O’ Sullivan (ex VP Paramount Pictures), trabalha na industria de filmes por mais de 40 anos e tem uma vasta experiência em filmes internacionais, TV, video/DVD e cinema. E ainda na produção executiva  Joan Lane, que trabalhou no filme O Discurso do Rei. O roteiro ficou sob os cuidados de Jacqueline Cook, uma escritora australiana e Paul Bryan um roteirista da Inglaterra.  A diferença de fuso horário parece não ter sido um grande problema para a comunicação entre eles. Escrever o roteiro desse filme se torna uma tarefa muito complicada e exige muitas pesquisas, pois tanto Lewis quanto Tolkien tiveram vidas cheias de acontecimentos intrigantes.
Então até o momento a equipe está sendo formada e temos os seguintes nomes:   
Screenplay……………………………….  Jacqueline Cook  & Paul Bryan
Producer ………………………………….Wernher Pramschufer (Attractive Films)
Executive Producers ………………… Michael O’Sullivan, Leo Cooper & Joan Lane 
Co-Producer ……………………………. Mark Cooper 
Composer ……………………………….. Wernher Pramschufer 
Music Arranger ………………………… John Cameron 
Music Supervisor ……………………… Graham Walker   
O elenco ainda está sendo  criteriosamente analisado, pois além dos aspectos físicos (semelhança com os escritores), estão buscando talentos que possam expressar os sentimentos desses dois grandes escritores de forma mais intensa. O C.S. Lewis já teve alguns filmes dedicados a sua vida completa ou parte dela. Um dos filmes mais conhecidos é o Shadowlands (Terra das Sombras), em que Lewis é interpretado peplo famoso ator Anthony Hopkin. Dificilmente será escolhido para  o filme Tolkien e Lewis um ator do porte de Hopkin, mas espera-se que novos talentos sejam revelados. Como Tolkien nunca foi representado em um filme (de uma forma decente e como protagonista) essa é uma oportunidade para um artista mostrar seu talento e nos apresentar um pouco do que poderia ter sido Tolkien.  A responsabilidade se torna ainda maior, especialmente se o roteiro pretender distorcer ou mesmo passar uma imagem equivocada de quem foi o professor Tolkien. Não há filmes biográficos sobre o Tolkien até o momento em razão de uma política conservadora e protecionista por parte da Tolkien Estate (herdeiros do Tolkien), que busca sempre preservar a imagem do professor Tolkien, evitando abusos ou distorções. Até o momento não se sabe qual a posição da TOLKIEN ESTATE a respeito da produção desse filme, mas acredita-se que não haverá problemas judiciais como ocorreu no filme “Mirkwood”. A representação de Tolkien por atores até o momento foi feita basicamente em filmes ou documentários para televisão (geralmente que o relacionam ao Lewis também). A última aparição foi em  ”Tolkien’s The Lord of the Rings: A Catholic Worldview” em 2011, em que é interpretado por Kevin O’Brien. O filme TOLKIEN & LEWIS parece ser ousado nesse sentido por tentar aprofundar-se na representação da vida de dois grandiosos escritores e pretende preencher essa lacuna de filmes com interpretações de Tolkien e Lewis. Foi divulgado um pôster para o filme. 
(...)

Juntamente com a imagem, a equipe apresentou um resumo do filme que você confere a versão traduzida para o português e em seguida da versão original em inglês:

Tolkien & Lewis é um drana biográfico que se passa durante a guerra na Grã-Bretanha , em 1941, revelando como J.R.R. Tolkien e C.S Lewis tornaram-se os autores de fantasia mais importantes do mundo . Ambos são superstars literários , conhecidos em todo o mundo como os criadores da Terra-média e Nárnia . Mas poucos sabem da importante e complexa amizade entre estes dois brilhantes, mas disfuncional estudiosos de Oxford.A amizade sem a qual nunca poderiam ter escrito seus amados clássicos, O Senhor dos Anéis ou O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.Enquanto cada um ajuda o outro:  Tolkien a enfrentar seus pesadelos psicóticos e  Lewis redescobrir sua criança interior – sua amizade parece mais profunda do que nunca. Mas mesmo as sociedades mais fortes são testadas. Quando Lewis revela seus contos de Nárnia e se projetou nos holofotes com discursos religiosos na rádio BBC, Tolkien desperta suas inseguranças.  Ciúme , neurose, e as questões de fé agora ameaçam sua amizade.
Algumas amizades duram para sempre. Outras duram até que não sejam mais necessárias…
 —————————
Tolkien & Lewis is a biopic drama set in war torn Britain in 1941 revealing how J.R. Tolkien and C.S. Lewis became the world’s foremost fantasy authors. Both are literary superstars, known the world over as the creators of Middle-Earth and Narnia. But few know of the important and complex friendship between these two brilliant but dysfunctional Oxford scholars. A friendship without which they might never have written their beloved classics, The Lord of the Rings or The Lion, The Witch and the Wardrobe. As each helps the other: for Tolkien to face his psychotic nightmares and for Lewis to rediscover his inner child – their friendship seems deeper than ever. But even the strongest fellowships are tested. When Lewis reveals his tales of Narnia and catapulted into the spotlight with faith-inspired speeches on BBC Radio, Tolkien’s insecurities are awakened. Jealousy, neurosis, and matters of faith now menace their friendship.
Some friendships last forever. Others last until they are no longer needed…



Provavelmente quem não conhece um pouco da vida do professor Tolkien deve ter lido com uma certa admiração a frase “Tolkien a enfrentar seus pesadelos psicóticos”. Há aí um destaque para algo que ocorria na vida do professor. Ele tinha certos pesadelos com o mar, possivelmente uma lembrança da viagem que realizou quando criança da Inglaterra para a África do Sul, mas isso não seria algo que o atrapalhasse profundamente a ponto de precisar de uma amizade como a de Lewis, como suporte psicológico.
O tema da amizade de Tolkien e Lewis foi explorado em alguns livros, com destaque especial para a obra “O Dom da Amizade Tolkien e Lewis”, publicado no Brasil pela editora Nova Fronteira (uma obra biográfica indispensável) de autoria de Colin Duriez.
A amizade de Tolkien com o Lewis foi intensa, mas sofreu um certo desgaste nos últimos anos e até o momento não se sabe ao certo o que levou Tolkien a se afastar de Lewis. Talvez o fato de que Tolkien queria que seu amigo deixasse o ateísmo e se convertesse ao catolicismo (Lewis se tornou cristão, mas protestante), ou pelo fato de Lewis ter uma forte amizade com o Charles Williams (que se envolvia com assuntos do ocultismo que não agradavam Tolkien). Alguns dizem que o fato de Tolkien ter deixado de lado sua amizade por um tempo foi o fato de Lewis ter publicado livros que contrariavam suas teorias sobre como os livros de fantasia deveriam ser escritos (Tolkien não gostou de Crônicas de Nárnia). Há também o descontentamento do Tolkien em relação a algumas coisas que foram copiadas (não necessariamente um plágio) por Lewis e escritas em suas histórias. Alguns dizem que sua amizade ficou mais distante apenas pelo fato do sucesso do Senhor dos Anéis e a exigência de tempo que isso implicaria na vida de Tolkien.
Enfim, fato é que pelo menos durante vários anos esses dois escritores foram grandes amigos e trouxeram obras maravilhosas e que encantam o mundo todo. E o mais fascinante é saber que ambos eram amigos.
Espera-se que o filme tenha lançamento para o final de 2014. Aguardemos…
http://tolkienbrasil.com/noticias/sobre-filmes/producao-filme-tolkien-lewis/#sthash.8yhIlg8q.dpuf





Video: Filme: Êxodo - Deuses e Reis


Filme: Êxodo - Deuses e Reis

Lançamento 25 de dezembro de 2014 
Dirigido por Ridley Scott
Com Christian Bale, Joel Edgerton, Aaron Paul mais
Gênero Épico , Ação
Nacionalidade EUA , Reino Unido , Espanha

Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés (Christian Bale), nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.



Video: Filme Terra das Sombras (Shadowlands)


Terra das Sombras (Shadowlands) 


C.S. Lewis, um renomado teólogo cristão, escritor e professor, leva uma vida sem paixão até conhecer uma alegre poetisa dos EUA - (1993) - 

Direção: Richard Attenborough


********************************************************

O filme Terra das Sombras retrata bem a vida de Lewis ou é mais uma invenção hollywoodiana?

  

De acordo com Douglas Gresham, um dos filhos de Joy que eu conheci pela internet, e encontrei pessoalmente em Oxford, há várias inconsistências com relação a alguns fatos, como a omissão do seu irmão, David no filme. Imagino que isso se deveu a uma questão de economia e conveniência dos produtores do filme.
Talvez também quisessem preservar a identidade desse filho, que preferiu ficar longe das câmaras de seu famoso padrasto e, ao que sabemos, também do cristianismo. Outro fato omisso foi de que quando conheceu Joy pessoalmente, Lewis já tinha ido lecionar em Cambridge, onde o esquema de aulas era um pouco diferente de Oxford, retratado no filme.
Mas de uma maneira geral, de acordo com Douglas, o diretor conseguiu recriar bem o relacionamento dos dois e o clima que imperava no lar dos Lewis.
Anthony Hopkins disse certa vez que se trata de uma “iluminação baseada em fatos”. Em entrevista ele também afirma que o papel de Lewis foi um dos mais emocionantes que já havia feito até então. Fonte: [http://www.cslewis.com.br/2010/02/o-filme-terra-das-sombras-retrata-bem-a-vida-de-lewis-ou-e-mais-uma-invencao-hollywoodiana/]

****************************************

C.S. Lewis

Clive Staples Lewis, mais conhecido como C.S. Lewis, foi um professor universitário, teólogo anglicano, poeta e escritor britânico. Nascido na cidade de Belfast, Irlanda (atual Irlanda do Norte), em 29 de novembro de 1898, Clive Staples Lewis cresceu no meio dos livros da seleta biblioteca particular de sua família, criando nesta atmosfera cultural um mundo todo próprio, dominado por sua fértil imaginação e criatividade. Filho caçula de Albert James e Florence Augusta Lewis, Clive era descrito durante a infância como uma “criança sonhadora”. Quando Clive tinha três anos decidiu adotar o nome de “Jack”, nome pelo qual ficaria conhecido na família e no círculo de amigos próximos durante toda a vida.
Quando eram adolescentes, Lewis e seu irmão Warren Lewis (1895-1973), três anos mais velho que ele, passavam quase todo o seu tempo dentro de casa dedicando-se à leitura de livros clássicos, e distantes da realidade materialista e tecnológica do século XX. Aos 10 anos, em 1908, a morte prematura de sua mãe fez com que ele ainda mais se isolasse da vida comum dos garotos de sua idade, buscando refúgio no campo de suas histórias e fantasias infantis.
Na sua adolescência encontrou a obra do compositor Richard Wagner e começou a se interessar pela mitologia nórdica e grega, e por línguas, como o latim e o hebraico.
Lewis voltou à fé cristã — após passar por anos, auto considerando-se um ateu convicto — no início da década de 1930. Dedicou-se a defendê-la e permaneceu na Igreja Anglicana (o conhecido teólogo evangélico J. I. Packer foi clérigo na igreja onde C. S. Lewis frequentava). Tornou-se popular durante a II Guerra Mundial, por suas palestras transmitidas pela rádio e por seus escritos, sendo chamado de “apóstolo dos céticos”, especialmente nos Estados Unidos.
Lewis notabilizou-se por uma inteligência privilegiada, e por um estilo espirituoso e imaginativo. “O Regresso do Peregrino”, publicado em 1933, “O Problema do Sofrimento” (1940), “Milagres” (1947), e “Cartas de um diabo ao seu aprendiz” (1942), são provavelmente suas obras mais conhecidas. Escreveu também uma trilogia de ficção científico-religiosa, conhecida como a “Trilogia Espacial”: “Além do Planeta Silencioso” (1938), “Perelandra” (1943), e “Aquela Força Medonha” (1945). Para crianças, ele escreveu uma série de fábulas, começando com “O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa” em 1950. Sua autobiografia, “Surpreendido pela Alegria”, foi publicada em 1955.
No início de junho de 1961, Lewis começou a ter problemas de saúde e foi diagnosticado com inflamação nos rins que resultaram em envenenamento do sangue. A doença fez com que ele perdesse o prazo de outono na Universidade de Cambridge, apesar de seu estado de saúde começar a melhorar gradualmente em 1962 e que voltou em abril. A saúde de Lewis continuou melhorando. Em 15 de julho 1963, adoeceu e foi internado no hospital. No dia seguinte, às 17:00, Lewis sofreu um ataque cardíaco e entrou em coma, inesperadamente acordou no dia seguinte às 02:00. Depois que ele recebeu alta do hospital, Lewis voltou aos Fornos, embora ele estava doente demais para voltar ao trabalho. Como resultado, ele renunciou ao cargo em Cambridge, em agosto. A condição de Lewis continuou a diminuir, e em meados de novembro, ele foi diagnosticado com estágio final da insuficiência renal. Em 22 de novembro de 1963, exatamente uma semana antes de seu 65º aniversário, Lewis entrou em colapso em seu quarto às 17:30 e morreu poucos minutos depois. Ele foi enterrado no cemitério da Igreja da Santíssima Trindade, Headington, Oxford. Seu irmão Warren Hamilton “Warnie” Lewis, que morreu no dia 9 de abril de 1973, foi mais tarde enterrado no mesmo túmulo.
C. S. Lewis morreu em 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que Aldous Huxley morreu, e o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, foi assassinado. A coincidência serviu como pano de fundo para o livro O Diálogo – Um debate além da morte entre John F. Kennedy, C. S. Lewis e Aldous Huxley, de Peter Kreeft, onde os três personagens, representando o teísmo ocidental (Lewis), o humanismo ocidental (Kennedy) e o panteísmo oriental (Huxley), discutem sobre religião e cristianismo.
Encontra-se sepultado no Holy Trinity Churchyard, em Headington, Oxfordshire, Inglaterra.